30 de dezembro de 2010

"DEUS CRIOU . . . A TERRA" - O PLANETA TERRA?

Olharei, pois, para este, para o . . . que treme da minha palavra. ISAÍAS 66:02

Embora seja impossível para o homem predizer com exatidão o nosso futuro, Deus pode e fez isso! Através das páginas da Bíblia ficamos familiarizados com muitas de suas profecias (histórias contadas de antemão). Uma delas é a encontrada no capítulo 65 do livro de Isaías. (Hebr.: Yesha·‛eyá·hu, significando “Salvação de Jeová”; LXXBagster(gr.): He·sa·í·as; lat.: I·sa·í·ae (de I·sa·í·as) Deus predisse ali: “Eis que crio novos céus e uma nova terra” (Isaías 65:17). Esta declaração tem de ser plenamente compreendida para que em seguida possamos entender Gênesis 1:1,

O atual universo não é bom?
     Se as Testemunhas de Jeová tomassem como literais as palavras proféticas do livro de Isaías citadas acima, então teríam(os) de concluir que nosso universo, com tudo dentro mesmo nosso planeta, a Terra desaparecerão nos próximos anos e darão lugar a um novo universo com um novo planeta criados por Deus também chamado de Terra. Por quê? Porque é assim que entendem Gênesis 1:1. Mas felizmente nós não cremos assim com respeito à profecia de Isaías! Entendemos que o relato ali é simbólico, não literal.
     Na verdade, se tomássemos como literais muitas das declarações bíblicas, tudo seria uma tremenda confusão de ideias. Não haveria sentido algum em nada do que está escrito. Mas vamos supor que as palavras proféticas de Isaías 65:17 estivesse falando dos mesmos 'céus e terra' de gênesis 1:1 o universo e o planeta terra conforme entendido assim pelos da dianteira mundial da Associação das Testemunhas de Jeová. Teríamos de perguntar o que saiu errado com o atual universo. Será que os atuais universo e planeta Terra não foram bem 'criados'? Ou será que é porque neste universo e planeta não vemos "justiça", conforme podemos perceber das palavras do apóstolo de Jesus, Pedro? (veja 2 Pe. 3:13) Por quê afinal Deus (ou os Deuses) teriam de criar, destruir e tornar a criar um novo universo e um novo planeta Terra? Não, definitivamente não vemos sentido em raciocinar assim não é mesmo? Então, como devemos entender a declaração profética de Isaías 65:17 e, subsequentemente, de Gênesis 1:1?
      Simples, ao lermos o contexto de ambas as declarações vemos clara e nitidamente o que diz e o que não diz o relato. Vejamos o contexto de Isaías primeiramente. Ali Jeová diz: Pois eis que crio novos céus e uma nova terra; e não haverá recordação das coisas anteriores, nem subirão ao coração. Mas exultai e jubilai para todo o sempre naquilo que estou criando. Pois eis que crio Jerusalém como causa para júbilo e seu povo como causa para exultação. E eu vou jubilar em Jerusalém e exultar pelo meu povo; e não se ouvirá mais nela o som de choro, nem o som dum clamor de queixume. sublinhado meu. (Isaías 65:17-19; leia também 66:22) Observou que o livro associa os “novos céus” à cidade de Jerusalém e a “nova terra” ao povo desta? Este raciocínio é lógico, como também revela a enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras:

A identidade dos “novos céus” e da “nova terra”
     A enciclopédia diz: “A ligação dos 'céus' com poder governante ajuda no entendimento do sentido da expressão 'novos céus e uma nova terra', encontrada em Isaías 65:17; 66:22, e citada pelo apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:13. Observando esta relação, a Cyclopædia (Ciclopédia, 1891, Vol. IV, p. 122) de M’Clintock e Strong comenta: 'Em Isa. lxv, 17, um novo céu e uma nova terra significam um novo governo, novo reino, novo povo'.
Assim como a 'terra' pode referir-se a uma sociedade de pessoas (Sal 96:1; veja TERRA); assim também 'céus' pode simbolizar o superior poder dominante ou governo sobre essa 'terra'. A profecia que apresenta a promessa de 'novos céus e uma nova terra', dada por meio de Isaías, tratava inicialmente da restauração de Israel do exílio babilônico. Quando os israelitas retornaram à sua pátria, eles entraram num novo sistema de coisas. Ciro, o Grande, foi destacadamente usado por Deus para realizar esta restauração. De volta em Jerusalém, Zorobabel (descendente de Davi) serviu como governador, e Josué, como sumo sacerdote. Em harmonia com o propósito de Jeová, este novo arranjo governamental, ou 'novos céus', dirigia ou supervisionava o povo sujeito. (2Cr 36:23; Ag 1:1, 14) Assim, conforme predisse o versículo 18 do capítulo 65 de Isaías, Jerusalém tornou-se 'causa para júbilo e seu povo como causa para exultação'. Volume 1 p. 489.
Vemos que há sentido nesta compreensão de uma 'criação de céus e terra' simbólicos nesta profecia, mas que não poderia haver se fôssemos entendê-la de modo literal. Mas e quanto ao relato de Gênesis 1:1? O que são “os céus e a terra” que Deus criou ali? Diferentemente da profecia de Isaías, Gênesis 1:1: 2:1, 4 apresentam informações bem literais. E por que podemos afirmar isso? Pelo mesmo método de compreensão de Isaías, pelo que se fala no contexto. E o que diz o contexto de Gênesis 1:1? Vejamos!

Deus criou . . . a terra”
Amostra de 'uma terra sem forma e vazia'
Gênesis 1:1 diz: “No princípio Deus [Hebr.: אלהים (’Elo·hím) deuses] criou os céus e a terra”. Assim, ao examinarmos todo o contexto (leia Gênesis 1:1, 6-10; 2:1, 4) nos damos conta de que “os céus” que os Deuses criaram estava relacionado aos céus da terra, ou seja: toda a composição atmosférica, ou “expansão”, que envolve o nosso planeta, conforme já explicado aqui. Não se refere a 'céus' para além da estratosfera de nosso planeta, como é equivocadamente ensinado pelos irmãos do Corpo Governante. Já “a terra” refere-se à parte seca de nosso planeta, o chão ou solo produtivo e não ao inteiro planeta. Portanto Gênesis 1:1 não fala de uma suposta criação do planeta Terra. Novamente o contexto nos mostra isso. Ademais nosso planeta foi chamado de planeta Terra somente muitas centenas de anos após Gênesis.
Como era o planeta antes da criação da terra? Embora aparentemente só houvesse água no planeta, antes da “criação” de qualquer coisa, havia uma certa parte seca ou terra mas que não estava totalmente definida ou cultivável. Como podemos saber disso? Milhares de anos depois do Gênesis, o apóstolo Pedro, sob inspiração divina, escreveu sobre aqueles tempos primordiais, lembrando aos de seu tempo que “Desde a antiguidade”, sim, desde a "criação", “havia . . . uma terra sobressaindo compactamente à água e no meio da água negrito meu. Assim, visto que o pouco de terra seca que existia no meio de um planeta tomado por água 'sobressaia compactamente' à ela (isto é: à água) quando Deus começou suas obras 'ciativas' aqui, neste sentido, “a terra era sem forma e vazia”. 2 Pedro 3:5; Gênesis 1:2

Em que você acreditará agora?
As evidências são muito bem claras: Deus (ou os Deuses) não criaram o universo e o planeta terra como é suposto. Esse conhecimento, porém, levanta sérias implicações mas que deveremos enfrentá-las de frente se quisermos acreditar no que a Palavra de Deus ensina e não no que queremos que ela ensine. Em que você acreditará agora? No que ensinam equivocadamente as religiões que Deus criou o universo e o planeta terra ou no que a Bíblia realmente diz que Ele criou os “céus” atmosféricos, ou “expansão”, de nosso planeta; e a "terra" era a terra cultivável, ou continentes? A escolha é sua!
E quanto a Jeová, em quem você acha que ele vai olhar com seus olhos de favor e bênçãos? Aos que distorcem as Suas Palavras, 'indo além das coisas que estão escritas' nela? (1 Coríntios 4:6) Certamente que não! Jeová diz: Olharei, pois, para este, para o . . . que treme da minha palavra. ISAÍAS 66:02
Podemos ‘tremer da Palavra de Deus’ no sentido de que tememos até mesmo a idéia de desobedecer a Deus, de poluir a sua verdade com tradições humanas”, como diz o livro Profecia de Isaías II (cap. 27 pág. 392 par. 5 publicado pelas Testemunhas de Jeová) Sim, estejamos primeiramente ansiosos de aprender da Palavra de Deus e não da de homens!

3 comentários:

Anônimo disse...

sentinela de 15 de julho de 1983 - pagina 22

Apóstolo TDS disse...

A Continela, 01 de janeiro de 2012, páginas de 1 a 32.

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=bkgSv5mNEJI&feature=player_embedded#!