10 de janeiro de 2011

BOAS NOVAS AOS ANJOS PECADORES

No meu estudo pessoal bíblico deste fim de semana interessei-me por examinar o que a Bíblia poderia me ensinar sobre a origem dos anjos, os “filhos de Deus”. (Jó 38:7) Digitei uma palavra na minha biblioteca digital e o programa mostrou-me várias entradas para publicações bíblicas e para a própria Bíblia, onde aparecem esta palavra. Escolhi uma delas para iniciar minha pesquisa clicando no livro O QUE A BÍBLIA Realmente ENSINA?, no capítulo 10.(leia na íntegra todo o estudo aqui)

       Uma vez ali, li os dois primeiros parágrafos do capítulo, cujo tema é: “Criaturas espirituais – como nos afetam?” (veja recorte). Ali diz que “conhecer uma pessoa normalmente inclui aprender algo sobre a família dessa pessoa”. Isso tem muito sentido. Então seria muito bom para mim saber sobre a 'família de Jeová', os anjos.

Qual a origem dos anjos?
     Depois de ler as duas perguntas que se faz ali, parti para o parágrafo dois, onde diz que a Bíblia menciona muitas vezes estes filhos de Deus. Daí, me interessei muito pela pergunta: “Qual a origem dos anjos?” Como resposta, cita-se ali o texto de Colossenses 1:16, que diz: “Mediante ele [Jesus Cristo] foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra.”

      Embora este texto aparentemente diga tudo, parei para examiná-lo mais atentamente para ver, entre outras coisas, se ele está realmente respondendo à pergunta. Por alguns instantes pensei em duas possibilidades diferentes e, assim, questionei comigo mesmo, pensando: 'e se aqui estiver falando que estas "outras coisas" que foram criadas mediante Jesus, "nos céus", tenha sido outra coisa que não os anjos?' E: 'será que, a exemplo do que eu já aprendi do meu estudo pessoal sobre Gênesis 1:1, este texto poderia está falando das coisas "criadas" nos céus da terra, ou seja, na "expansão"?' Seja como for, o parágrafo do livro Bíblia Ensina diz exatamente o que disse que 'as coisas nos céus' são os anjos que Jeová Deus criou mediante seu Filho primogênito.

Sanando as Dúvidas
      Para provar se era realmente assim, resolvi ler todo o contexto e, assim, sanar qualquer dúvida que agora surgia em minha mente. Assim, o texto de Colossenses 1:16 conclui: “as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele.

      Menciona-se aqui “as coisas invisíveis” e pensei: 'É, poderia ser os anjos, mas ainda não estou convencido disso, afinal, na "expansão" também tem "coisas invisíveis" os gases atmosféricos, por exemplo!' Daí menciona “tronos” e outras coisas visíveis, mas daí também ponderei: 'Aqui pode está focalizando "as coisas da terra".' Continuei lendo mais, no versículo 17 e 18: “Também, ele é antes de todas as [outras] coisas e todas as [outras] coisas vieram a existir por meio dele, e ele é a cabeça do corpo, a congregação. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que é primeiro em todas as coisas”. Aqui, ao que podemos ver, nada podemos aproveitar para completar a informação que quero.

Em vida, Jesus pregou a homens, após ressurreição,
pregou aos anjos também pecadores.
      Vamos mais além, aos versículos 19 e 20 (ver recorte). Ali estava a resposta à minha dúvida. O relato fala que Deus, por meio da morte sacrificial de Jesus, estava 'reconciliando novamente todas as coisas consigo mesmo', sim, 'as coisas na terra e as coisas nos céus'. Daí diz que as coisas que estavam sendo 'reconciliadas na terra' éramos nós, os seres humanos. Então pensei: 'Agora tudo faz sentido, se somos nós humanos os que precisamos nos reconciliar com Deus, devido estarmos apartados dele pela questão do pecado, então "as coisas nos céus" que igualmente precisavam de reconciliação não poderia ser a “expansão” e sim seres inteligentes e animados, nos “céus” de Deus mesmo — os anjos que pecaram'.

Preste detida atenção quando estuda!
      Assim, vejo que o livro Bíblia Ensina está correto em afirmar que 'as coisas nos céus' que Jeová Deus criou mediante Seu amado Filho e para Ele são os outros milhares de filhos angélicos. Realmente, nós Testemunhas de Jeová, estamos sendo corretamente ensinados sobre a origem dos anjos. Como vimos, este texto bíblico realmente mostra-nos a origem dos anjos. Resta-nos agora entendermos se este ato de 'criar os anjos' foi de modo literal ou de outros modos. Talvez num futuro estudo bíblico eu possa ver isso. Por enquanto estou satisfeito com o que constatei aqui. Mas . . . ei! Espere um pouco! Não terminemos ainda nosso estudo pessoal! Acabei de ver alguma coisa ali que merece nossa atenção antes de terminarmos! Leiamos novamente o texto de Colossenses 1:19 e 20!:

     “Porque [Deus] achou bom que morasse nele [em Jesus] toda a plenitude, e, por intermédio dele, reconciliar novamente todas as [outras] coisas consigo mesmo [com Deus], por fazer a paz por intermédio do sangue [que ele derramou] na estaca de tortura, quer sejam as coisas na terra, quer as coisas nos céus.grifo meu. Lemos corretamente? Ali fala mesmo em reconciliação para os anjos que pecaram? Nós, TJ's, nunca pregamos isso e, ao que me lembro muito bem, pregamos (e pregamos o que cremos) que nunca poderá haver perdão para os anjos que pecaram. Mas agora fiquei confuso! Qual das duas informações é a verdade afinal?

Que aconteceu com a verdade?
      Observe que o texto diz claramente que, por meio do 'sangue que Jesus Cristo derramou', Deus estaria 'fazendo as pazes' com os dois grupos de criaturas: “quer sejam as coisas na terra [nós humanos pecadores], quer as coisas nos céus [os pecadores angélicos]”. Então os anjos que pecaram lá nos trempos antidiluvianos e que Enoque os abordou também têm a mesma oportunidade que nós humanos – a possibilidade de serem também reconciliados com Deus mediante a fé no sangue do Senhor Jesus Cristo! Será que a Associação prega essa informação muito importante? Não me lembro. Então vamos ver?
     Achei uma explicação sobre este texto na revista A Sentinela de 15 de janeiro de 1997, (pág. 11, par. 8) que diz: "A quem se oferece esta paz divina? A todos os que exercem genuína fé em Jesus Cristo. O apóstolo Paulo escreveu que ‘Deus achou bom, por intermédio de Cristo, reconciliar todas as outras coisas consigo mesmo, por fazer a paz por intermédio do sangue que Jesus derramou na estaca de tortura’. O apóstolo acrescentou que esta reconciliação envolveria “as coisas nos céus” — quer dizer, os que seriam co-herdeiros de Jesus no céu. Envolveria também “as coisas na terra” — quer dizer, os que seriam favorecidos com a oportunidade de viver para sempre nesta Terra, quando ela for levada à plena condição de Paraíso. (Colossenses 1:19, 20) Por se beneficiarem do valor do sacrifício de Jesus e por sua obediência a Deus, de todo o coração, todos esses poderiam usufruir a cordial amizade de Deus. — Note Tiago 2:22, 23" – sublinhado meu.
      Estou chocado! E você? Vemos claramente que na explicação dada pela revista não há mais lugar para os anjos no texto de Colossenses. 'As coisas nos céus', na revista, são os 144.000 ungidos e não mais os anjos que 'Deus criou por intermédio de Jesus e para ele'. O texto e contexto de colossenses 1:16-22, porém, são bastante explícitos, ali fala sobre os anjos e não dos “co-herdeiros de Jesus no céu”. Então por quê cargas d'água a “compreensão” dada a nós pela Associação é completamente diferente do texto bíblico e também da própria explicação do livro Bíblia Ensina?
      Não sei de você, caro leitor, porque quanto a mim . . . quanto mais faço meu estudo pessoal da Bíblia, vejo coisas estranhas nas nossas crenças como organização. Este é mais um caso de ensino equivocado que nos foi ensinado. Será que existem outros? E o mais importante agora: em que vamos acreditar? No que a Bíblia realmente ensina ou no que queremos, como organização, que ela ensine? De uma coisa agora sei com muito mais clareza: do porque Jesus foi 'pregar a esses filhos pecadores'. E o que pregou Jesus? — 1 Pedro 4: 18-20

O que "pregou" Jesus aos anjos que pecaram?
      Estudos Perspicaz das Escrituras "explica" com que objetivo pregou Jesus “aos espíritos em prisão”:
Em 1 Pedro 3:19, 20, depois de descrever a ressurreição de Jesus para a vida espiritual, diz o apóstolo: “Neste estado, também, ele foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais outrora tinham sido desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se construía a arca.” Comentando este texto, o Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento, de Vine), diz: “Em I Ped. 3:19, a provável referência é, não a boas novas (não havendo evidência real de que Noé as tenha pregado, nem havendo evidência de que os espíritos das pessoas antediluvianas estejam realmente ‘em prisão’), mas ao ato de Cristo, depois de Sua ressurreição, de proclamar Sua vitória aos decaídos espíritos angélicos.” (1981, Vol. 3, p. 201) Como já mencionado, ke·rýs·so refere-se a uma proclamação, que tanto pode ser de algo bom, como também de algo mau, como quando Jonas proclamou a vindoura destruição de Nínive. Os únicos espíritos aprisionados a que as Escrituras se referem são aqueles anjos, dos dias de Noé, que foram ‘entregues a covas de profunda escuridão’ (2Pe 2:4, 5), e que foram ‘reservados com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia’. (Ju 6) Por conseguinte, a pregação que o ressuscitado Jesus fez a tais anjos injustos só poderia ter sido uma pregação de julgamento. Pode-se mencionar que o livro de Revelação, transmitido em visão a João por Cristo Jesus perto do fim do primeiro século EC, contém muito a respeito de Satanás, o Diabo, e seus demônios, bem como da destruição definitiva deles; por conseguinte, uma pregação de julgamento. (Re 12-20) Ter Pedro empregado o tempo passado (“pregou”) indica que tal pregação fora feita antes da escrita de sua primeira carta. — Vol. 3 pág. 308
É curioso que Estudo Perspicaz prefira acreditar na explicação de um Dicionário Expositivo, mudando o significado da palavra “proclamar”, para fugir do verdadeiro motivo e mensagem a que o Cristo levou aos seus irmãos celestiais pecadores, a saber: uma mensagem 'de paz', sim, de 'reconciliação'. Será que muitos deles se arrependeram e aceitaram o convite para serem 'reconciliados'? Não sejamos egoístas torçamos e creiamos que sim!

10 comentários:

Anônimo disse...

Irmãozinho, você é um caso especial de homem abençoado. Através de sua pesquisa deste assunto tu me fizeste ver o quanto todos nós crentes, temos culpa de sangue por querer a destruição dos a quem Jesus quer a 'paz' e a 'reconciliação'. Ops, Culpados de sangue não, pois os anjos não têm corpo carnal como nós. Somos culpados de egoísmo mesmo.

Acho que todos nós crentes, mesmo os que são os pastores e 'guardiões' dos ensinos e doutrinas, deveriam - hoje, sem demora - eliminar a ideia de destruir os anjos que pecaram. Deveremos pregar que, assim como gostaríamos que muitos milhões de homens aceitassem a Cristo e sua mensagem de 'reconciliação', que muitos milhões de anjos também.

Realmente, você trouxe ao nosso conhecimento uma nova luz de ensino bíblico.

Vou pregar isso nos meus cultos na igreja.

Sou-lhe muito grato, independente de seres um Testemunho de Jeová.


PR. Augusto Gusmão

Apóstolo TDS disse...

Pr. Augusto Gusmão (vai que seu nome [é esse mesmo*)

Não agradeça a mim, como se eu é que trouxesse esse ensino ào seu conhecimento. Agradeça à ação do espírito de Deus, pois é ele que, em parceria com nosso espírito huamno, nos faz entender 'mesmo as coisas mais profundas de Deus'.

Faça bom uso deste novo entendimento como queira. Ensine sim em sua igreja, para seus ouvintes. Com certeza, vais ter sucesso ao ensinar pois não se trata de ensino extranho à verdade e sim a própria essência dela.

Paz seja contigo, irmão fiel em Cristo.

*infelizmente, nós TJs somos meios estranhos quanto a se identificar por nomes verdadeiros. Isso se dá devido ao nosso medo de sermos identificados e chamados lá atrás, na sala B, para sermos "ajudados" pelos nossos amorosos anciãos.

PS.: Caso queira inteirar-se de mais verdades bíblicas, favor contatar qualquer Testemunha de Jeová em seu bairro pois nós, só queremos ajudar a todos nossos vizinhos a aumentar em conhecimento da Bíblia e de Deus.

Anônimo disse...

quando quiserem saber sobre a Blibia na integra,consulte os que entendem da Biblia que sao os Adventistas do setimo dia ,foram eles que tiram todas as minhas duvidas. agora tenho resposta pra quase tudo...

Anônimo disse...

Amigo
Se veio para dizer isso, menhor seria estar calado.
Para quem se diz TJ.....
JEOVA deus ilumine seu coração com a verdade.

Apóstolo TDS disse...

Caro amigo anônimo:

Julgue você mesmo se deve ficar calado, pois 'quanto a mim, não posso ficar calado sobre as coisas que vejo e ouço' da Palavra de Deus.

Obrigado pelo desejo de iluminação. Que Jeová também o ilumine.

Wandrey

Anônimo disse...

A Torre de vigia esta certa amigo. A reconciliação no céu é dos ungidos mesmo (144.000). Colossenses 1:22, quando fala "daquele", está fazendo referencia ao que tem corpo carnal, correto? E "dele" quem seria? Os pactuados... Hebreus 9:16, os que morreram para se apresentarem limpos... não entendi a dificuldade.. perdi meu tempo lendo isso... baixa qualidade!

Apóstolo TDS disse...

Caro anônimo, você perdeu seu tempo quando não conseguiu entender o raciocínio do texto, que é bastante claro e simples de entender quando se tem uma mente espiritual e não carnal.

E como se pode deduzir que o irmão é carnal e não espiritual? Quando o irmão parte para a ofensa. 'Ofender-se', como disse um provérbio bíblico, 'é o que descança no seio dos estúpidos'.

Que continue se aperfeiçoando, especialmente em abandonar as obras da carne e se revestir de espiritualidade.

Wandrey

Jony disse...

Olá irmão! Que Deus possa te dar luz e esclarecimento a cada manhã.
Concordo com sua atitude de estudar a Palavra e pesquisar a forma como as coisas são explicadas na organização. Isso prova a você mesmo que não vive sob o controle do CG. Com relação a sua publicação, gostaria que analisasse esses dois textos e se possível encaixá-los no contexto apresentado:
2Pedro 2:4(Al) "Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo."

Jud 1:6-7: "aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."

Que Deus te abençoe!

Apóstolo TDS disse...

Ok, irmão. Vou 'comprar um tempo' para examinar os textos.

Logo volto e comentarei a respeito.

Obrigado pelo incentivo ao estudo pessoal da Bíblia


Wandrey

Apóstolo TDS disse...

Caro irmão "Jony", saudações.

Conforme prometi, disponibilizo uma consideração aos textos que citastes acima num estudo bíblico ponderado.

Grato,

Wandrey

http://estudopessoal.blogspot.com/2011/07/boas-novas-aos-anjos-pecadores-ii.html