13 de abril de 2011

ENOQUE — UM PROFETA REJEITADO

JEOVÁ é muito obsequioso na maneira em que torna conhecidos seus assuntos aos seus servos. Em vez de revelar a verdade de uma só vez, num único lampejo brilhante de luz, ele nos instrui progressivamente. Nossa trajetória pela verdade revelada poderia ser comparada à caminhada que o andarilho faz por uma longa estrada. Ele começa de madrugadinha, e vê pouco. Quando o sol começa a subir lentamente no horizonte, o andarilho consegue distinguir algumas particularidades da vizinhança. O restante ele vê de forma indistinta. Mas, ao passo que o sol sobe, ele enxerga cada vez mais longe.
O mesmo se dá com a luz simbólica – ou conhecimento – provido por Deus. Ele nos permite discernir umas poucas coisas por vez. O mais distinto filho de Deus, Jesus Cristo, esclareceu muitas verdades de forma similar. E embora Jeová tenha enviado seus profetas para esclarecer a luz do conhecimento aos seus servos, estes porém, preferiram 'apedrejar e matar a eles todos'. Foi assim até com aquele que tornou-se o maior de todos os profetas de Jeová – Jesus Cristo. — Mateus 23:37.
Como homem, Jesus Cristo, deveras era “a luz [esclarecedora] do mundo”. (João 8:12) Ensinava “muitas coisas com ilustrações” — coisas novas. (Marcos 4:2) Disse a Pôncio Pilatos: “Meu reino não faz parte deste mundo.” (João 18:36) Esta ideia era algo novo para os romanos e certamente para os judeus nacionalistas, porque estes pensavam que o Messias ia acabar com o Império Romano e devolver a Israel a sua glória anterior. Esse ensino novo foi completamente rejeitado pelos judeus como nação. Assim, o profeta que as proferia, Jesus, foi igualmente rejeitado e assassinado por aqueles que deveriam recebê-lo!
O fato é que Jesus refletia luz da parte de Jeová, mas as suas palavras não agradavam aos governantes judeus, que “amavam mais a glória dos homens do que mesmo a glória de Deus”. (João 12:42, 43) Escolheram apegar-se às tradições humanas em vez de aceitar o conhecimento iluminador. (Mateus 15:3-6) Rejeitaram a verdade de Deus, mesmo que esta tenha sido pregada pelo maior profeta de todos os tempos! Hoje, mesmo sabendo da verdade de modo mais apurado que os judeus daqueles tempos, os cristãos atuais fazem o mesmo, dá pra acreditar! Vejamos como se deu a rejeição naqueles tempo e como o fazem atualmente — Salmo 43:3; Mateus 13:15:
Ensinos “ocultos” rejeitados nos primeiros séculos
      Ao se aproximar o fim da vida terrestre de seu Instrutor, seus discípulos ainda tinham muito a aprender. Jesus ensinou muitas coisas mas poderia ter lhes falado sobre as “coisas profundas de Deus”. Dentre estas, com certeza, a verdadeira história sobre como as coisas 'vieram à existência' (João 1:3), ou sobre a vida que existiu neste planeta antes da 'criação de todas as coisas'. (Efésios 3:9) Porém, ele lhes disse: “Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas não sois atualmente capazes de suportá-las.” — João 16:12
Ensinos 'ocultos' em Jesus?
      Sim, havia certos ensinamentos “cuidadosamente ocultos” em Cristo. (Colossenses 2:3) Que ensinos eram estes? Eram ensinos destinados aos discípulos, mas que, devido ao fato de eles não estarem, naquela época, aptos a entendê-los ou suportá-los, lhes seria revelado mais tarde. Mesmo assim, os discípulos continuaram a aumentar em entendimento de verdades básicas vindas da parte de Deus, conforme ensinadas pelo Senhor Jesus. Por quê Jesus não tentou explicar e ensinar àqueles discípulos mesmo que não entendessem de imediato?
O fato é que eles não só não entenderiam mas, o que é pior, rejeitariam de imediato tais assuntos e os considerariam como ensinos “estranhos”. Jesus já havia testado aqueles discípulos e tinha visto o resultado. Por exemplo, discursando certa vez numa assembleia, disse: “A menos que comais a carne do Filho do homem e bebais o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos”. (João 6:53) Qual foi o resultado? A maioria disseram decepcionados: “Esta palavra é chocante; quem pode escutar isso?” Após isso, “Foram embora” e não seguiram mais o Senhor. Rejeitaram a “luz do mundo”. (João 6:60, 66; 8:12) Jesus, sabendo que seria rejeitado pelos poucos dos discípulos que ainda o seguiam, caso abrisse sua boca para falar de ensinos polêmicos naquele momento, limitou-se a informar que o “espírito da verdade” se encarregaria disso no futuro João 16:13.
      Após o Senhor retornar aos céus, o “espírito da verdade” esteve ativo entre estes discípulos cristãos, 'pesquisando' e 'revelando' junto com eles muitas verdades. Dentre elas encontrava-se assuntos do calibre das “coisas profundas de Deus”. (1 Coríntios 2:10) Porém, passado algum tempo, veio à existência no cenário daquele mundo antigo uma apostasia, ou desvio, da verdade. Esta situação já era esperada. (Daniel 11:32-35; 2 Tessalonicenses 2:3) Com o aparecimento da Igreja de roma no cenário mundial, após o segundo século E.C., deu-se início a uma forma de cristianismo mesclado com ensinos pagãos e mentirosos. Esta adoração falsificada proscreveu o “espírito da verdade” e, rejeitando quase todas as profecias e profetas de Deus, abraçou a escuridão dos ensinos e filosofias de homens.
O espírito santo, ou “ajudador”, enviado por Jeová, foi suprimido quase que por completo. Esta situação permaneceria assim até o “tempo do fim”, quando, segundo o profeta Daniel, ele seria reativado entre os que 'percorreriam as escrituras em busca de conhecimento verdadeiro'. (João 14:16; Daniel 12:4) As evidências indicam que o tempo do fim já teve início. À partir de então, o “espírito da verdade” tornou-se ativo novamente. Assim, será que é agora o tempo oportuno para compreendermos verdades que estavam 'cuidadosamente ocultas em Jesus'? — Colossenses 2:3.
      Sim, com certeza chegou o tempo das revelações divinas sobre assuntos polêmicos! As Testemunhas de Jeová, por exemplo, têm enchido o mundo com verdades esclarecedoras que, anteriormente, encontravam-se escondidas dos “sábios e dos intelectuais” religiosos da cristandade. (Mateus 11:25) Entretanto, por mais verdades que elas tenham aprendido e, com zelo incomum, tênham se empenhado na divulgação destas, precisam fazer ajustes sobre certos ensinos considerados 'verdadeiros' mas que não se ajustam às Escrituras. Resta-nos saber se terão a coragem e humildade cristãs, como afirmam ter, para fazerem isso.
      Embora conhecidas pelo seu zelo incomum, há uma coisa que podemos afirmar com toda convicção: elas certamente continuarão, a exemplo de todas as religiões cristãs, a rejeitar certo profeta da parte de Jeová, bem como suas profecias. Que profeta é esse, quais suas profecias e de que forma é ele rejeitado?
Um profeta rejeitado
Por mais esforço que faça Enoque para explicar seu profetizar,
os seus contemporâneos estão decididos a rejeitá-lo
      O profeta em questão viveu num tempo turbulento e obscuro da humanidade. Ele e sua mensagem profética foram rejeitados na sua época por declarar aberta e corajosamente a impiedade das pessoas do seu tempo. O profeta em questão é Enoque, o sétimo homem desde Adão. Enoque, durante o seu profetizar, que durou trezentos anos, foi perseguido e odiado pela sua mensagem. Mesmo assim ele não teve medo. O que dava corajem a ele? Enoque 'andava com o Verdadeiro Deus, Jeová'. Após este período, o relato simplesmente nos informa que Enoque “não era mais, porque Deus o tomou. Como assim, Jeová o “tomou”? — Leia Gênesis 5:18-24.
    Como Deus “tomou” Enoque?
      Enoque, pelo seu proceder e palavras, condenava “as coisas chocantes” que pessoas e até mesmo anjos faziam naqueles tempos. Enoque proclamou uma mensagem de julgamento a um mundo perverso. Temos de realizar uma obra similar no mundo atual que se opõe a Deus e que está cheio de todo tipo de maldade. — Judas 6, 15.
      Após os dias de seu profetizar, Deus “tomou” Enoque. Para a maioria dos peritos em Bíblia – de todos os tempos – Deus tomou Enoque, explicam, por matá-lo. Isto mesmo, dizem que Deus o assassinou! Estas palavras são chocantes? Vejamos, por exemplo, como nós, Testemunhas de Jeová, como organização, explicamos o ocorrido:
Um anjo 'tomou' Enoque e o levou à estação em órbita
      Estudo Perspicaz das Escrituras v.1 pág. 813, publicação das TJ's diz: Deus não permitiu que os oponentes matassem Enoque. Antes, Jeová 'o tomou', isto é, abreviou sua vida à idade de 365 anos, uma idade muito inferior à da maioria de seus contemporâneos. Enoque foi 'transferido para não ver a morte', o que talvez signifique que Deus o pôs num transe profético e então terminou a vida de Enoque enquanto estava no transe, de modo que não sofreu as agonias da morte. — Gên 5:24; He 11:5, 16.
      É obvio que Estudos Perspicaz não usaria palavras pesadas tais como 'Deus o matou' ou 'Deus o assassinou'. Diz-se ali que isso só ocorreria se os “oponentes” de Enoque o pegassem. Para deixar a mensagem menos violenta, usa-se ali palavras menos chocantes. “Abreviou”, “transe profético” e “terminou a vida” de Enoque são palavras mais apropriadas, digamos. A enciclopédia deixa a questão da compreensão do que poderia ter acontecido em aberto, ao acrescentar a palavra “talvez”. Sim, talvez tenha sido assim, mas será que foi?
      A revista A SENTINELA, outra publicação nossa, 1º de setembro de 2005 acrescenta: “É evidente que Jeová o transferiu do mundo dos vivos para o sono da morte, antes que os opositores pudessem pegá-lo”. Cita-se ali Hebreus 11:5 onde verazmente Paulo explica que Enoque foi “transferido” e explica que isso se deu para que ele 'não visse a morte'. O ponto chave está aqui. O que significa Enoque 'não ter visto a morte'? De acordo com o entendimento das TJ's como organização, significa que “é evidente” que Deus o matou num “transe profético” ou “enquanto dormia”. Assim, asseveram, não foi possível Enoque ter 'visto a sua morte'. Por mais que tentem dizer que não, é óbvio que estão dizendo que Deus matou ou assassinou Enoque. Deus fez isso?
      Visualize a seguinte cena: Você enfia a mão numa gaiola e 'toma' um dos pássaros ali existentes. Significa que você o matará? Pode ser que sim, mas é a última conclusão razoável? Obviamente que não! Você talvez tenha 'tomado' o pássaro e o tenha levado a uma outra gaiola ou mesmo o tenha tirado dali para soltá-lo e, assim, muitas outras explicações podem ser deduzidas. O que significou portanto Enoque ter sido “transferido para não ver a morte”? Que tal a explicação do próprio Enoque? Sim, que tal 'ouvirmos' do próprio Enoque o que exatamente aconteceu com ele? Isto é possível? Sim, é!
      Podemos saber da verdade sobre o que ocorreu com Enoque por ler o seu livro. Em seu livro ele conta exatamente para onde foi e o que foi fazer depois de sua 'transferência para não ver a morte'. A verdade é que Enoque não morreu ali, quando “Deus o tomou”. Para onde foi Enoque então? Enoque revela onde esteve, dizendo: “Antes de todas estas coisas acontecerem”, isto é, antes da destruição dos ímpios num dilúvio, “Enoque esteve escondido; e nenhum dos filhos dos homens [aqueles que o queriam matar] sabia onde ele estava, onde ele havia estado, e o que havia acontecido.” e acrescenta: “Eu, Enoque, fui abençoado pelo grande Senhor e Rei da paz”. (Enoque 12:1, 3) Vê sentido em Enoque ter sido 'abençoado pelo grande Senhor' por ter sido morto por Ele?
      Quando os “oponentes” de Enoque o procuravam para o assassinar, Jeová, o “grande Senhor”, o levou para um 'esconderijo' e, desta forma, Enoque 'não viu a morte' porque não morreu. Mas onde Deus 'escondeu' Enoque? De acordo com uma descrição dele próprio, Enoque nos fala que, nessa 'transferência', aconteceu que “estrelas agitadas e brilho de relâmpagos impeliram-[no] e pressionaram-[no] adiante, enquanto ventos na visão assistiram o [voo dele], acelerando o meu progresso”. Enoque diz mais: “Eles [i. é.: o “brilho de relâmpagos”] elevaram-me no alto ao céu. Eu prossegui [voando], até que cheguei próximo dum muro construído com pedras de cristal. Uma chama de fogo vibrante rodeou-o, a qual começou a golpear-me com terror. Nesta chama de fogo vibrante eu entrei” — Enoque 14:8-10.
Enoque foi 'tomado' por Deus e levado aos ceus do espaço.
      Enoque foi elevado numa espaçonave ao espaço sideral, até onde se encontrava uma espaçonave maior dos Deuses. Embora 'golpeado por terrores' devido à luz que saia pelas fendas da enorme porta da espaçonave que se abria, foi 'impelido' a 'entrar' ali. Jeová e todos os seus deuses filhos possivelmente estavam lá dentro, mesmo aquele que mais tarde viria a ser conhecido como o Senhor Jesus. Esta é a verdade, mas esta verdade é rejeitada atualmente. Por ler o inteiro livro de Enoque e mesmo vários trechos de vários dos livros bíblicos, podemos chegar a uma conclusão lógica: Os Deuses eram astronautas. Isto te parece estranho? Então você ainda não está 'preparado para suportar' as revelações vindas do “espírito da verdade”.
Ensinos “ocultos” rejeitados nestes dois últimos séculos
      O livro de Enoque é verídico, diferente de alguns livros suspeitos da mesma época. Ele teve a participação de Enoque, de seu filho, Metusalém, de seu neto, Lameque e de seu bisneto, Noé. Impressionante quanto pareça ser lermos uma mensagem profética de antes do dilúvio, mais impressionante ainda é o fato de que 'peritos' bíblicos das religiões atuais – de todas as religiões cristãs – afirmam que o livro de Enoque não deve ser lido nem entendido como sendo dele. Afirmam que trata-se de um livro falsificado, “apócrifo”. O que é um livro apócrifo?
Fragmentos do livro de Enoque - cópia de 200AEC
      A palavra “apócrifo” é a mesma que, em português, para “oculto”. Estudo Perspicaz das Escrituras (Vol. 1 pág. 151) diz: “A palavra grega a··kry·fos é usada no seu sentido original em três textos bíblicos como se referindo a coisas ‘cuidadosamente ocultas’. (Mr 4:22; Lu 8:17; Col 2:3) Conforme aplicada a escritos, referia-se originalmente àqueles que não eram lidos em público, portanto, ‘ocultos’ de outros. Mais tarde, contudo, a palavra assumiu o sentido de espúrio ou não-canônicoO livro de Enoque, portanto, é um livro de profecias “cuidadosamente ocultas”. “Mais tarde”, explica Perspicaz (mais tarde quando?) “a palavra assumiu o sentido de espúrio ou não-canônico”. Com certeza, não foi Deus nem o “espírito da verdade” quem definiu que o livro de Enoque era “espúrio ou não-canônico”. Que aconteceu?
Enoque é recebido por um dos Deuses
      Homens, que se diziam “inspirados por Deus”, que viveram muito “mais tarde”, em 1546, pertencentes à cúpula da Igreja Católica, é que foram os responsáveis por definir o que poderia e o que não poderia pertencer ao “cânon”¹ sagrado (pesquise Concílio de Trento na internet). Será que os homens dessa religião é quem deveria nos dizer o que é e o que não é para ser aceito ou rejeitado? Judas, escritor dos evangélicos “canônicos”, não rejeitou o livro de Enoque. Pelo contrário, ele até mesmo citou o livro de Enoque. — Judas 14 e 15; Enoque 2:1.
      Atualmente, embora se reconheça Enoque como um servo e profeta corajoso de Deus, rejeitam-no por rejeitarem sua mensagem escrita. Esta rejeição não tem base firme para continuar. As testemunhas de Jeová, por exemplo, afirmam que o livro é uma farsa e que devemos evitá-lo. O “espírito da verdade” diz o contrário. Ao permitir que Judas o cite, está nos ensinando que, mesmo contendo 'coisas cuidadosamente ocultas' nele, é da parte de Jeová. Não é verdade que, conforme mostra o livro bíblico de Colossenses 2:3, “Cuidadosamente ocultos³ [em Jesus] se acham todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”?
³ Gr.: “a··kry·fos”.
Conclusão
Deuses iam e vinham de diante de enoque
      Portanto, como demonstrei no meu estudo pessoal, a rejeição do livro e profecia de Enoque não tem base. Embora até mesmo eu fizesse isso anteriormente (me ensinaram a rejeitá-lo) não continuarei no mesmo erro. Vou formatar o livro de Enoque nos moldes de minha Bíblia e inseri-lo ali. Escolhi colocá-lo após o Gênesis e antes de Êxodo. Declaro também que farei citação dele constantemente e que lerei trechos dele no meu serviço de campo (pregação de casa em casa para quem não está familiarizado com o termo).
      Indico a você fazer o mesmo e, como incentivo, deixo aqui o link para o livro de Enoque. Baixe-o e leia-o. E pra você que quer dizer que eu estou ficando 'doido', ou coisa do gênero; e que 'tenho de obedecer à organização e aos anciãos' de congregação ou às 'orientações do escravo' e outras advertências do gênero, te respondo com as seguintes palavras: “[tenho] de obedecer a Deus [primeiramente] como governante, [depois] aos homens”. (Atos 5:29) Nós, crentes cristãos, estamos obedecendo como governantes 'antes os homens [os católicos que fizeram o cânon muito “mais tarde”, em 1546] do que a Deus'. Porém, a partir de hoje, podemos escolher a quem obedecer e como fazer isso.

31 comentários:

kalil disse...

bom, meu nome é kalil, tenho 16 anos
e eu li sobre o pequeno debate entre você e o irmão maurilio, e achei interessante, e gostaria de perguntar uma coisa, o senhor no caso, teria alguma teoria(não estudo), que desse a noçao de que o universo não foi criado por deus, ou seja, eu não sei como o universo foi formado, mas eu tenho um teoria bem interessante para o ''big bang'', os buracos negros!
que são as únicas coisas existentes no universo que tem, a capacidade de juntar toda e qualquer tipo de materia, em um só lugar!!!
então eu gostaria que o senhor, se puder me responder, me dissesse alguma coisa em relação a criação do universo, não gosto muito de explicações religiosas, pois, acredito que tudo vem de ser pre-existente, certo!
deus, onde ele surgiu?
aí é que está o problema.
por isso não gosto muito de respostas relacionadas a deus!
mas, se puder me responder, eu agradeço!

Apóstolo TDS disse...

Sim jovem Kalil, eu posso apontar aqui uma teoria (não estudo) que comprova como um universo possa ter vindo à existência sem a intervenção de um Criador inteligente.

Minha teoria é baseada no fato de que a Bíblia nada sabia da existência, por exemplo, dos dinossauros e dos 'homens' que pintaram paredes de cavernas em tempos remotos antes da criação de Adão, o primeiro homem. Se os escritores bíblicos nada sabiam destes, muito provavelmente Jeová Deus também não. É bem provável que, como expuz aqui em um estudo, Ele passou a se dá conta da existêmcia de tais somente após o 'segundo dia' criativo, quando a possivelmente achou os restos mortais de toda a vida que existira antes de Ele(s) terem aqui chegado.

Portanto, quero chegar na seguinte hipótese: Se Deus não criou os dinossauros nem os Neanderthais (ou qualquer hominídeo anterior a Adão), então só nos resta uma explicação mais apurada: Eles vieram a existência sem a intervenção de um Criador. Falo de evolução. Se assim foi - e as evidências são hoje inegáveis, ondicando que foi - então muito possivelmente, Deus, o Nosso Criador, também teria sido 'criado' pelo Universo.

Em última estância: O universo criou as condições propícias à vida - neste e em bilhões de outros mundos - e estas 'condições propícias' criou a natureza que por sua vez criou a vida que por sua vez evoluiu que por sua vez - no caso da terra - teria sofrido várias aniquilações no decorrer de bilhões de anos.

Bem, é isso.

Espero que esta teoria ajude a você espandir os horizontes mentais e se prepare para as verdade aqui reveladas.

Wandrey

Apóstolo TDS disse...

Já sobre quem teria criado o nosso universo, devemos nos contentar com os últimos estudos científicos sobre isso. No momento, todo ser vivo pode deduzir e até vislumbrar possibilidades. Tenha a certeza de que a ciência ou os cientistas não nos punirá por tirar conclusões ou teorizar possibilidades sobre o início do universo.

Cabe a nós sabermos da verdade e, custe o que custar, esta sempre aparece brilhando a escuridão das anteriores 'verdades aceitas'.

kalil disse...

bom, eu sou meio desacreditado de quase tudo, e passo a desconfiar muito, até porque, os cientistas se contradizem, ao falarem sobre o primeiro ser existente da terra.
a teoria aceita,atualmente, e a biogênese, mas o primeiro ser vivo não surgiu de outro, surgiu através de processos físicos e químicos sobre a meteria orgânica que existia nos mares a bilhões de anos atrás!
isso é totalmente contraditório!
isso alimenta ainda mais a teoria da abiogênese!
muitas coisas não estão certas, afinal, eles, os cientistas, podem falar o que quiserem, e nós temos que aceitar!
eles já tem uma nova teoria sobre o universo, é a de que ele é finito, ou seja, todas as luzes são reflexos emitidos, como se fossem espelhos.
e mesmo que fosse infinito toda essa massa não seria!
é muito lógico de pensar, já que toda essa massa não é infinita, porque, o universo vai ser?
se for o resto vai ser só um vácuo escuro!
o que ainda não tem lógica, nem explicação!
na minha conclusão, uma varias mentes pensam melhor que uma, por isso procuro muitas informações, é melhor de compreender as coisas assim!
você junta as peças e consegue ver os defeitos.
bom, obrigado pela resposta depois eu farei mais perguntas, quando surgir, vou indo, e abraços!

Apóstolo TDS disse...

Ok, jovem irmão Kalil.

Sobre as várias teorias para a mesma causa, isso só mostra que buscamos a verdade científica. Visto que 'fomos feitos à imagens dos Deuses', procuramos seguir os métododos de busca da verdade que, seguramente, são os mesmo métodos usados por Eles - a procura através da pesquisa, suposições e teorias. Se agimos assim para tentarmos compreender esse tão assomboso universo, certamente é porque nosso Criador também age assim - somos dirigidos pelo mesmo ADN existentes Neles.

Sobre sua teoria dos buracos negros gerirem universo: esqueçe. Um buraco negro se dá após explosões de estrelas. Estrelas não existem sem universo. Assim, um buraco negro não poderia ser criador de um universo visto que comprovadamente sabemos que acontece o contrário. É o universo quem 'criou' as galáxias e as estrelas e que, por sua vez, as estrelas, ao explodirem, 'criaram' os buracos negros.

O fato de sempre haver necessidade de compreendermos o universo é sinal de que temos o desejo implantado em nós. Precisamos utilizar todas as ferramentas necessárias para compreendermos tudo. Temos então a Bíblia, a Ciência e até os relatos humanos da antiguidade - entre eles os relatos mitológicos.

Que continue aprendendo e sempre duvidando.

Wandrey

Anônimo disse...

Cara... o escritor desse Blog só pode ser piradão. Duvido que não seja um apóstata se passando por testemunha de Jeová. Se é um TJ, já deveria ter sido expulso há muito tempo.

Apóstolo TDS disse...

Uma mensagem para aqueles que não são testemunhas de Jeová:

Nós somos assim mesmo! Se ao menos pensarmos diferente e alguém souber disso, encorajam-nos a abandonar, primeiramente, o pensamento diferente. Caso não abandonemos, somos expulsos violentamente do convívio com a congregação e corremos o risco de até perdermos nossas famílias. E isso acontece verazmente!

Caso resolvamos expressar nossos pensamentos, como estou fazendo aqui, sou obrigado a ler comentários amorosos como o do irmão anônimo acima.

Realmente, falamos hoje mau dos fariseus, que expulsaram o Senhor deste mundo (por o matarem) por que ele discordou das crenças e ensinos deles e também por ter expressado o que ele entendia - pessoalmente - das Escrituras, as mesmas Escrituras que os Fariseus também diziam pesquisar.

Irmão, Jeová te censure por chamar-me de apóstata.

Wandrey

Kianba Uingui disse...

Estimado Wandrey, o jeito como defendes o livro apócrifo chamado Enoque, é superinteressante! por gentileza, podes postar algum estudo seu, sobre os livros de Tobias, Macabeus, Judite e Ben Sira?

Kianba Uingui disse...

Estimado Wandrey, ao jovem Kalil disseste."Que continue aprendendo e sempre duvidando." Eu pergunto, duvidando inclusive dos teus estudos postados neste blog?

Apóstolo TDS disse...

afirmativo, irmão kianba. mesmo meu estudo aqui apresentado deve ser analisado com uma mente reflexiva.

Quando digo "desconfiando" significa que nunca devemos "confiar" logo de cara em alguém ou alguma informação (estudo, crença . . .)sem analisar com sua própria mente analítica.

Repare que, após 'desconfiar' da informação e crença de minha própria religião, fiz um estudo sobre e demonstrei os motivos de minhas desconfianças.

Portanto, após desconfiar é sempre bom apresentar argumentos que justifique isso. Fazer isso enriquece nosso saber e nos livra de ficarmos escravos de conceitos errôneos.

Wandrey

Apóstolo TDS disse...

PS: onde falei"desconfiar" devia ter dito "duvidar".

Apóstolo TDS disse...

Kianba, atualmente estou superocupado e curiosíssimo sobre todas as verdades bíblicas ainda não totalmente compreendidas anteriores ao Dilúvio.

Assim sendo, seu pedido de pesquisa sobre os livros apócrifos mencionados acima, serão deixados para um outro tempo.

Wandrey

Anônimo disse...

gostei do livro de enoque desde a primeira vez que li embora eu achasse estranho o fato de estar lá escrito que os gigantes tinham quilometros de altura , tambem gosto de muito do livro de adão e eva , quando me deparei com uma testemunha de jeová falando desse livro logo me veio a recordação sobre o livro anjos e mulheres "seola" que russel achou proveitoso embora tivesse vindo de fontes espíritas , mas eu propriamente acredito que o cg deve ter investigado esse livro ,agora porque não aceitam o mesmo, já que é tão elucidador

Apóstolo TDS disse...

Anônimo, visto que você mencionou um livro e um assunto a que eu sou totalmente alheio, fui no Google em busca de informações a respeito. Sim, sou dotado da mesma qualidade - a curiosidade - que os Deuses criadores têm.

Achei esta e esta outra, e que ambas, aparentemente, são baseadas desta, em inglês.

Pois bem, li as duas e consultei a fonte. Vejo que é um assunto muito interessante aos meus estudos. Porém, vê se acompanha meu raciocínio, não consigo vê ligação alguma entre os anjos que pecaram sexualmente com as mulheres, antes do dilúvio, e os ditos "anjos caídos". Acredito que, quando se referem a estes últimos, estão citando o texto de Revelação, ou Apocalipse, onde consta a informação de que Jesus 'expulsou Satanás e os demônios para a Terra', após travar uma guerra lá. Mas, caso seja a este incidente, veja: estes foram expulsos, ou "caídos", bem recentemente em comparação aos anjos que pecaram com as mulheres. Os que pecaram com as mulheres, como está registrado na Bíblia, foram imediatamente presos no Tártaro, como também relata o livro do profeta Enoque. Ademais, eles foram visitados por Jesus, após ele ser ressuscitado em espírito, que lhes 'pregou uma mensagem de reconciliação e de paz' - Jesus não faria, nem fez, isso concernente a nenhum dos anjos sob Satanás. Assim, há uma informação certeira: os anjos que pecaram e que estão presos, "aguardando o julgamento", conforme eu tenho revelado aqui, não são anjos sob Satanás e nada têm que ver com ele. Eles eram liderados por Samyasa, que também está preso, conforme lemos no livro sagrado de Enoque.

Assim, sendo, o irmão Russel estava certo em suas curiosidades sobre estes anjos que pecaram e que, certamente, pediram perdão a Jeová.
Eles serão, com certeza, readmitidos na organização, junto aos outros santos Deuses, no devido tempo de Jeová e de Jesus.

Gostaria que, caso seja possível, me enviarem uma cópia deste livro - "anjos e mulheres" - para que eu também o leia.

Wandrey

PS.: Obrigado pelo comentário enriquecedor

Anônimo disse...

caro wandrey eu li um resumo do livro pela net com a ajuda do tradutor google chrome , me parece que no brasil não há este livro á venda , e o exemplar que li é o original "seola" e não o revisto e corrigido por russel "anjos e mulheres" mas de fato o livro tem uma narrativa que se passa antes do diluvio e os personagens principais são o anjo arrependido hesperius e aloma que era sobrinha do patriarca noé , obrigado por ter me considerado uma ajuda enriquecedora eu descobri o seu site através de uma postagem sua no zions watchtower e seus raciocinios são novos, mas interessantes , associa ciencia e religião mas sempre acreditei que jeová não teve começo , ou seja não fora criado , mas me resta apenas esperar em jeová e que ele ilumine a minha mente e nos revele o que há de apocrifo em toda essa história , tem dois dias que tenho contato com site ,mas já absorvi muita informação , no momento vejo tudo de fora da organização mas desejo intensamente estar nas fileiras do povo de JEOVÁ se JEOVÁ está lhe dando novas luzes eu acho que o melhor à fazer é entrar em contato com o cg para que avaliem tudo isso , já que o final está tão perto nada melhor que a vereda do justo clareie mais e mais , me desculpe alguma falha é que sou homem de pouco conhecimento e que JEOVÁ nos ajude e nos salve , AMÉM !

Apóstolo TDS disse...

Caro irmão, anônimo, neste exato momento parei com todos os meus preparativos para as provas de faculdade, que se darão na próxima semana, para ir em busca destes assuntos. No momento, estou lendo a este site, no Google Tradutor. Estou realmente empolgado com este livro, que a instantes nada sabia. Também nada sabia sobre o 'endosso' a ele por Despertai! lá nos tempos de Rutherford.

Agora estou indo atrás, na esperança que eu possa achar alguém que tenha este livro para que eu possa pedi-lo um exemplar.

ao que pesquisei, até o dado momento, o livro, originalmente escrito com o título Seola, foi', alegadamente, inspirado por um dos anjos que pecaram sexualmente com mulheres lá na era antediluviana. A escritora, uma senhora de nome J. G. Smith, em 1878.

Já achei, inserido nas páginas da Bíblia, a interessantíssima verdade de que estes anjos, os que pecaram e estão presos no Tártaro, estão ali aguardando o "julgamento", conforme disseram Pedro e Judas. Se estão presos, conclui, não fazem nem nunca fizeram parte da 'gangue' de Satanás, logo não podem ser considerados demônios. Enoque é o único profeta que, diferentemente dos apóstolos que citei aqui, que só citaram o caso, detalha tudo o que aconteceu. Daí, só então entendi o porque Jesus foi 'pregar a estes espíritos que se encontram em prisão'. Uma vez que, eu entendi que a inspirada Carta de Paulo aos Colossenses relata que Deus, através do sangue de Cristo, 'estava fazendo uma reconciliação' com 'as coisas nos céus e com as coisas na terra', então compreendi - compreendi não, fui induzido pelos Deuses santos, Jeová e seu Filho Jesus - que estes anjos, ou Deuses, poderão ser readmitidos à Associação dos Deuses santos novamente.

Wandrey

Anônimo disse...

não quero ser chato , mas vou te contar o final do livro , no final Aloma tem uma visão , e nessa visão ela ela vê o anjo arrependido Hesperius sendo aceito na glória de JEOVÁ

Anônimo disse...

eu sempre achei um tanto incompleta a descrição da história de Adão , Eva e Enoque na Biblia , será que Moisés conhecia os livros de Enoque e de Adão e Eva e por isso achou que não devia escrever muito á respeito já que havia a história na íntegra em outros livros considerados por ele com inspirados?

Apóstolo TDS disse...

E como o irmão sabe dessas coisas, por acaso já leu o livro? Se leu, então passa pra mim. Estou procurando e não o encontro.

Wandrey

Anônimo disse...

de qual livro você está falando ? se for o seola , me desculpe caro mano wandrey mas eu não lembro, eu estava em outro computador e não salvei , me desculpe não poder te ajudar agora que estou atrasado , mas se eu achar e você ainda não tiver achado , eu te mando , lembre-se era um resumo traduzido pelo google chrome!!!!!!!!!! wandrey ,de repente eu abri outra janela digitei seola book online e já apareceu o livro ,faz isso meu camarada!!! me desculpe não ter apagado o começo do comentário.

Anônimo disse...

www.lulu.com/seola. tá na mãoi caro wandrey

Apóstolo TDS disse...

Obrigado, irmão. Já me inteirei de tudo.

Wandrey

Anônimo disse...

bom dia irmão wandrey , e o que achou ?

Apóstolo TDS disse...

Então! Trata-se de um resumo do livros livros originais "SEOLA" e "Anjos e Mulheres" - este último, verazmente, não só indosado pela Organização, mas, o que é mais curioso: Russel o leu e se encantou.

É impressionante observar como eram as coisas lá nos primórdios de nossa religião! Naqueles tempos, ao que tudo indica, todos os estudantes da Bíblia participavam de verdade no que acontecia. Parece certo que Russel sempre intencionou que a Associação de todos os irmãos fosse participativa, coisa que é, hoje, inconcebível. Hoje recebemos a revista A sentinela, lemos, marcamos e, quando vamos estudá-la na reunião, só podemos comentar o que os irmãos da dianteira já pré-definiram ali. Assim, não é verdade que 'comentamos em nossas próprias palavras', como dizem eles. Só respondemos o que a revista já diz; neste sentido, portanto, não estamos fazendo nosso estudo pessoal de verdade.

Ainda vou aguardar um exemplar do livro 'Deuses e Mulheres' para saber tudo o que Russel e seus associados souberam através dele.

Wandrey

Anônimo disse...

irmão , notei que pretende lançar uma revista chamada continela.o que pretende com isso? você pretende entrar em contato com corpo governante? eu acredito que você não precisa temer se estiver com a verdade , já que você acha que esse conhecimento vem de jeová.

Apóstolo TDS disse...

Não, irmão. A revista é para divulgar a verdade ainda mais, como indicado. será uma revista parceira de a Sentinela. Mas ainda é cedo para criar expectativas. Está sendo criada e, acredito, será lançada para inicio do novo ano.

Inicialmente a revista, que acho será mensal, iniciar-se-á com dois patrocinadores fortes.

mas vamos aguardar . . .

Wandrey

Anônimo disse...

Boa noite Wandrey, a associação das testemunhas de Jeová disponibilizam o livro anjos e mulheres , pergunto isso porque não frequento o salão.


chatlittle

Apóstolo TDS disse...

Não, irmão Chatilittle, a Organização das Testemunhas de Jeová não disponibilizam o livro SEOLA. Mas se conseguirmos, nós vamos fazê-lo.

wandrey
ARSBI

PS.: A quem possa interessar: Se você tem o livro SEOLA ou ANJOS E MULHERES, favor enviar-nos uma cópia. wandrey.suarez@gmail.com

grato

Anônimo disse...

Wandrei vc é louco de pedra.Você nao é , e nunca foi Testemunha de Jeova e sim um apóstata.

Apóstolo TDS disse...

Irmão, não sou louco de nada, quanto menos de pedra.

Sou sim uma Testemunha de Jeová - dedicada, batizada e de boa moral. Sou casado, tenho três filhos e não pratico as obras da carne, tipo à que o irmão está praticando neste comentário - me insultando.

Não sou apóstata coisa nenhuma. Não diga inveracidades. "Não saia de vossa boca nenhuma palavra que for [maldita]", diz a Bíblia. Guie-se por ela e aprenderás a prática dos desejos do espírito.

Os Deuses santos estão muito interessados em encontrá pessoas espirituais e não carnais.

Se o que o irmão Wandrey disse aqui não fez progresso no seu intelecto, é porque vc está com suas sensibilidades embotadas com as práticas da carne. Livre-se delas e entenderás a verdade.

Apóstolo TDS

Wellington Torrejais da Silva disse...

Nossa..., muito interessante este blog.