18 de julho de 2011

BOAS NOVAS AOS ANJOS PECADORES - II

Jony” comentou em “BOAS NOVAS AOS ANJOS PECADORES”:

Olá irmão! Que Deus possa te dar luz e esclarecimento a cada manhã.
Concordo com sua atitude de estudar a Palavra e pesquisar a forma como as coisas são explicadas na organização. Isso prova a você mesmo que não vive sob o controle do CG. Com relação a sua publicação, gostaria que analisasse esses dois textos e se possível encaixá-los no contexto apresentado:
2Pedro 2:4(Al)
"Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo."

Jud 1:6-7: "aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."

Que Deus te abençoe!

Segunda-feira, 11 Julho, 2011

______________________

Ok, “Jony” – uma boa observação! Os textos são de altíssima relevância e complementares ao estudo pessoal “BOAS NOVAS AOS ANJOS PECADORES”!

   Atendendo ao pedido do irmão, portanto, analisei os textos e elaborei uma abrangente consideração a respeito deles e a disponibilizo aqui para o benefício, não só nosso, mas de todos os estudantes da Bíblia.

Uns 200 anjos estão presos
   Antes, porém, devo chamar a atenção para um aspecto interessante e também de considerável relevância! Que, originalmente, a Bíblia foi escrita em três principais línguas: hebraica, aramaica e grega. A partir delas as Escrituras foram traduzidas para milhares de línguas no decorrer desses dois últimos milênios. Algumas destas traduções, antes de chegar até nós, teve que passar por várias línguas – uma sendo traduzida da outra. Um processo que, como podemos deduzir, é passível de equívocos e até mesmo de erros, cometidos por tradutores, enquanto traduziam e retraduziam de tradutores que já haviam traduzido de outros tradutores. Há evidências, inclusive, de que algumas delas foram corrompidas propositalmente com o objetivo de propalar ensinos particulares de seus tradutores e de seus líderes religiosos.

   Há porém algumas que, usando um caminho mais curto – foram traduzidas diretamente das línguas maternas antes de chegar às nossas mãos – e, por isso, são dignas de maior confiança. São traduções que nos dão uma maior riqueza de detalhes e uma sensação de estarmos lendo diretamente dos originais.

   Esta consideração é importante devido ao fato de que o irmão usou a Tradução João Ferreira de Almeida (AL), ao citar os textos. Essa tradução, porém, apresenta exatamente os erros apontados aqui e, além disso, é de uma escrita tão arcaica que mal a entendemos. Por isso, dou preferência à Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas como fonte principal de meus Estudos. Ela foi traduzida diretamente dos originais para o inglês, e deste para o português. Percorreu, assim, um caminho mais curto até nós. Evidentemente, portanto, temos maior probabilidade de estarmos lendo a Mensagem de Deus, conforme Ele as transmitiu originalmente! Apresenta-se também como uma tradução de linguagem moderna e fiel. É “erudita e honesta”! w91 1/3 pág. 26.

   Assim, examinemos os textos indicados pelo irmão “Jony” através da TNM.

Os Textos
   “Certamente, se Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento.” 2Pe. 2:4

   “E os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia. Assim também Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, as quais, da mesma maneira como os precedentes, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante de nós como exemplo de aviso por sofrerem a punição judicial do fogo eterno Ju. 1:6, 7

Consideração
   Os anjos que pecaram foram aqueles que, como mostrado em Gên. 6:2, “começaram a notar as filhas dos homens, que elas eram bem-parecidas; e foram tomar para si esposas, a saber, todas as que escolheram.” Estas “filhas dos homens” que “os filhos do verdadeiro Deus” (Anjos”, LXXA.) 'notaram', “escolheram” e 'tomaram' como esposas, eram as mulheres humanas, todas descendentes de Adão e Eva. Ao fazerem isso, estes Deuses cometeram um pecado “desnatural”, passível de punição. Jeová, ao saber dos fatos, decretou que estes filhos fossem punidos por serem 'lançados no Tártaro'. Jeová “entregou-os a covas de profunda escuridão”. E por quanto tempo ficariam presos ali? Até “o julgamento”, afirmaram Pedro e Judas.

   Obtenhamos respostas às seguintes perguntas básicas, relacionadas ao assunto: (1) quantos anjos pecaram e quais foram os pecados deles? (2) O que é o Tártaro (“inferno”, AL) e (3) o que significará um julgamento para esses anjos?

Quantos e quais foram os pecados dos anjos?
Azazyel ensinou coisas horríveis aos homens
   Embora o texto de Gênesis não diga quantos anjos pecaram, podemos deduzir claramente que foram muitos. Já se haviam passado mais de 1.500 anos desde Adão e Eva até aquele momento, quando os 'homens aumentaram em número na terra'. (Gên. 6:1) Só o profeta Enoque alistou números e até alguns nomes. Escreveu: “Todo seu número [dos anjos pecadores] era duzentos” (Eno. 7:7, 9). Um dos pecados que cometeram foi, obviamente, o de se relacionarem sexualmente com as humanas. Ao fazerem isso, estes “filhos dos céus . . . não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta . . . [e foram] após a carne para uso desnatural” Eno. 7:2; Ju. 1:6, 7.

   De acordo com Enoque havia um líder para estes 200 anjos que, de comum acordo, “se amarraram (ou uniram) por mútuo juramento para se corromperem com as mulheres. Seu nome era Samyaza. Há um outro detalhe muito importante a também ser levado em conta. Um outro líder angélico, de nome Azazyel, ao passo que se corrompia sexualmente com as mulheres, também ensinou aos homens todo tipo de iniquidades. Ensinou-lhes desde o uso de armamentos mortais a táticas infalíveis para assassinar. Enoque afirma que o resultado desses dois tipos de pecados foi que a impiedade foi aumentada, a fornicação multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todos os seus caminhos. Leia Eno. 7:1 a 8:2.

   Daí, a profecia de Enoque nos revela que este líder angélico, Azazyel, que ensinou as táticas criminais de derramamentos de sangue, teve um destino diferente dos outros anjos após Jeová decretar a punição de todos. Ao passo que os demais anjos pecadores tiveram como destino o Tártaro, e que se mantivessem ali até a data do julgamento, destinou a este, a Azazyel, um tipo de punição diferente. Jeová comissionou um anjo fiel de nome Rafael para que este 'amarrasse a Azazyel, mãos e pés; lançando-o na escuridão; e que abrisse o deserto que está em Dudael, lançasse-o nele'. Detalhou: Arremessa sobre ele pedras agudas, cobrindo-o com escuridão; Lá ele permanecerá para sempre; cobre sua face, para que ele não possa ver a luz. E no grande dia do julgamento lança-o ao fogo”. E concluiu: “Toda a a terra tem se corrompido pelos efeitos dos ensinamentos de Azazyel. A ele, portanto, se atribui todo crime”.

   Talvez seja por isso que anualmente, Arão, o sacerdote, tinha de separar dois bodes expiatórios. Um deles devia ser sacrificado pelos pecados do povo em geral e o outro devia ser 'enviado ao ermo, para Azazel'. Este bode carregava os pecados do povo ao deserto onde Azazel (evidentemente o mesmo que o Azazyel registrado no livro de Enoque) havia sido enterrado. Num sentido simbólico, portanto, os pecados do povo eram 'atribuídos' àquele que seria o derradeiro culpado por eles, Azazyel. — Eno. 10:12; Lev. 16:5-10.

   Asazyel foi julgado como iníquo ali mesmo. Detido numa prisão diferenciada, aguarda só ser “lançado no lago de fogo” que significa a “segunda morte”, ou destruição eterna da existência. É lá que também será lançado um outro deus-líder Satanás, o Diabo e seus liderados, os demônios. Também ali serão lançados humanos e organizações iníquas inventadas por eles para objetivos ímpios. No dia do julgamento o Juiz designado por Jeová Deus não se enganará no julgamento. — Eno. 10:9; Is. 11:3-5; Re. 20:10-15.

O que é o Tártaro?
   Sobre o Tártaro, uma explicação parcialmente correta nos é dada na TNM com Referências, página 1515 (4D). Ali diz que “a palavra 'Tártaro' só é encontrada em 2Pe 2:4. Está incluída no verbo grego tar·ta··o, e, por isso, na [TNM] usou-se a frase 'lançando-os no Tártaro'.” Relata também que “na Ilíada, do antigo poeta Homero, a palavra tár·ta·ros denota uma prisão subterrânea tanto abaixo do Hades, como a terra está abaixo do céu. Os detidos nele não eram almas humanas, mas os Deuses . . . , espíritos, a saber, Cronos e os outros titãs que se haviam rebelado contra Zeus (Júpiter). Era a prisão estabelecida pelos Deuses . . . para os espíritos que haviam [pecado]. . . . Na mitologia, tár·ta·ros era a mais baixa das regiões inferiores e um lugar de escuridão. Envolvia todo o submundo, assim como os céus envolviam tudo o que havia por cima da terra. Portanto, na mitologia grega . . . , tár·ta·ros representava um lugar de confinamento . . ..

Anjos se corromperam sexualmente com as mulheres
"Em Jó 40:20, na LXX, lemos a respeito do beemote: 'E depois de subir a um monte íngreme, deu alegria às criaturas quadrúpedes na profundeza [ἐν τῷ ταρτάρῳ (“no tártaro”)].' Em Jó 41:31, 32 (41:23, 24, LXX) lemos a respeito do leviatã: 'Ele faz a profundeza ferver como um caldeirão de latão; e considera o mar como pote de unguento, e a parte mais baixa da profundeza [τὸν δὲ τάρταρον τῆς ἀβύσσου (“o tártaro do abismo”)] como cativa: ele encara a profundeza como seu território.' O uso de tár·ta·ros nestes versículos, na LXX, torna claro que esta palavra foi usada para indicar um lugar inferior, sim, a 'parte mais baixa' do abismo.
"As Escrituras Sagradas não consignam nenhuma alma humana ao tár·ta·ros, mas consignam ali apenas criaturas espirituais, a saber, 'os anjos que pecaram'. . . ." — 2Pe 2:4.

   O “Tártaro” é o mesmo que “Inferno”? Não. “Tár·ta·ros” é diferente do termo hebraico Seol (she’óhl), ou do grego Hades (haídes). Estes dois referem-se à sepultura terrestre comum de toda a humanidade e aos quais a Almeida (bem como na versão católica Matos Soares e na maioria das traduções antigas) os traduz como inferno (do latin: in·fér·nus). A diferença, portanto, é que no Tártaro (também no “abismo”) se lança prisioneiros celestiais (Deuses pecadores) enquanto que no Seol/Hades/Inferno/Sepultura se lança “prisioneiros” pecadores humanos.

O julgamento dos anjos
   O apóstolo Paulo revelou: “Não sabeis que havemos de julgar anjos?” Sim, os “santos” aos quais o Senhor Jesus (bendito seja ele para todo o sempre) escolheu para compor um 'reino de sacerdotes' terão o privilégio de, também, serem juízes até mesmo dos anjos! (1Co. 6:3; Re. 1:6; 5:10) De quais anjos? Ora, destes mesmos anjos, os que pecaram com as mulheres e que estão presos no Tártaro. Pedro afirmou que estão sendo 'reservados' nesta situação “para o julgamento”. Quando será esse dia e o que isso significará? Evidentemente refere-se ao mesmo período do 'dia do julgamento' humano, que será de mil anos. Joel 3:2; 2Pe. 3:7; 1Jo. 4:17; Re. 14:7;

   Jeová comissionou nada menos que o Próprio Miguel, um dos mais destacados anjos fieis, para declará a condenação dos duzentos anjos e seu líder Semyaza. Disse Jeová: “Vai e anuncia seus próprios crimes a Samyaza, e aos outros que estão com ele, os quais têm se associado às mulheres para que se contaminem com toda sua impureza. E quando todos os seus filhos [os Nefilins - ou “Os Derrubadores”. Hebr.: han·Nefi·lím, “os que fazem outros cair”] forem mortos, quando eles virem a perdição dos seus bem-amados, amarra-os por setenta gerações debaixo da terra, mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até o julgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado”. Eno. 10:15.

   Nesse dia de julgamento, afirma Paulo: “nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus; pois está escrito: ' “Por minha vida”, diz Jeová, “todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus”.' Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” Jeová “confiou todo o julgamento ao Filho”, a Jesus. Este, por sua vez, estendeu este privilégio aos seus associados mais íntimos – os 144 mil ungidos de Deus. Juntos, comporão um reino de sacerdotes e julgarão durante os mil anos de governo e sacerdócio. Evidentemente, também, foi com o mesmo objetivo, de beneficiar aos anjos pecadores, que Jesus “pregou [àqueles] espíritos em prisão”. — Jo. 5:22; 1Co. 6:3; 1Pe. 3:19; Re. 20:4.

   Portanto, assim como o julgamento dos humanos não necessariamente significará serem jogados no simbólico lago de fogo, mas sim que poderão ser considerados apto e dignos de ganharem a “verdadeira vida” - sim, de serem 'reconciliados novamente com Deus' - assim também acontecerá com os anjos que pecaram. Eles ansiosamente aguardam a chegada desse grandioso dia de misericórdia por parte do Deus misericordioso, Jeová (bendito e adorado seja Ele pelas eternidades sem fim). Estas são, portanto, boas novas aos anjos que pecaram mas que, com certeza, muitos deles já se arrependeram. Será que serão readmitidos à organização dos fiéis após o dia de julgamento? Não sejamos egoístas! Creiamos, queiramos e acreditemos que sim! Alegremo-nos desde já com esta perspectiva maravilhosa a que eles, também, terão! leia 1Ti. 6:19; Ro. 5:10, 11; 2Co. 5:18-20.

3 comentários:

Jony disse...

Olá irmão, que a paz de Cristo esteja com você!

Agradeço a disposição em fazer a pesquisa e aprofundar-se em conhecimento para benefício de seus leitores.
Quanto à explicação, embora você tenha favorecido a TNM, o uso do livro apócrifo de Enoque (que teve escrita datada do ano 200 AC) não traz crédito ao cânon sagrado aceito. Podemos até nos referir aos escritos apócrifos como alegóricos e irreais na maioria dos casos. É fato que Judas utiliza em sua carta expressões encontradas no livro de Enoque, mas isso nada nos diz quanto a autenticidade do livro, podendo simplesmente serem frases de conhecimento judeu transmitidas por tradição oral e que o escritor do livro de Enoque conhecia e acrescentou ao livro, assim como Judas o fez.
Outra dúvida: quais foram os anjos lançados abaixo no relato de Revelação(Apocalipse)12:7-9 por Miguel, que na teologia das testemunhas de Jeová e adventistas se refere a Cristo-Rei, junto com a serpente original, o diabo e Satanás? São os mesmos 200 descritos no 'livro' de Enoque? E os efeitos da rebelião do dragão, Satanás, conforme descrito em Revelação(Apocalipse) 12:4, de arrastar um terço das estrelas dos céus, uma clara alusão aos filhos angélicos de Deus, comparados a estrelas no texto de Jó 38:7? E se Cristo se torna pai da humanidade(Isaías 9:7) por meio de seu sacrifício, por que as Escrituras não fazem nenhuma referência a uma relação assim com os anjos caídos, demônios?
Quero ressaltar que não quero te ofender ou perseguir. Meu objetivo, assim como o seu é alcançar a luz perfeita através da exposição dos textos sagrados dentro do contexto cristão. Muitos são os pontos que gostaria de abranger, no entanto o espaço e tempo são limitados.
Portanto, desejo que o espírito santo esteja nos guiando para o pleno entendimento das Escrituras.

Que Deus o abençoe!

Apóstolo TDS disse...

O irmão Jony disse: "muitos são os pontos que gostaria de abranger, no entanto o espaço e tempo são limitados."

É verdade, irmão, mas podemos ir devagar, com um assunto de cada vez. Pelo método de eliminação chegaremos ao conhecimento mais apurado. Veja, por exemplo, a primeira observação do irmão: sobre o livro de Enoque está alistado entre os apócrifos e não entre os canônicos. O irmão poderá ler a postagem "Um Profeta Rejeitado Até Hoje" ou quem sabe questionar a forma e quem fez o cânom da Bíblia.

Já sobre o livro ter sido escrito a 'cerca de 200 AC', como o irmão diz. Não, Enoque viveu antes do Dilúviu e seu livro vem de lá. Acontece que foram os fragmentos do seu livro que foram datados dessa data. Mas deves saber que tratava-se apenas de uma das cópias do original. Os fragmentos de muitos dos livro bíblicos anteriores a este tempo - como por exemplo o pentateuco - também foram datados deste mesmo período. Eram cópias dos livro das Escrituras e não os originais. Portanto, quando nossa religião diz que o livro de Enoque é datado de cerca de '200 AEC' eles nos escondem o resto da informação. Os motivos são bem evidentes . . .

Portanto, se o Apóstolo Judas citou o livro de Enoque, podemos ter plena certeza de que ele o tinha como um livro autêntico, vindo de um servo de Deus também autêntico.

Sobre a questão dos anjos, para que o irmão tenha uma base para a reflexão mais aberta: Deves perceber que os anjos que pecaram e que estão no Tártaro, estão lá e não tem chances de sairem de lá até a data futura do grande julgamento por Deus. Portanto, é só lógivo visualizar que trata-se de outros anjos os que o irmão menciona do livro de Revelação 12:4.
Ademais, no estudo pessoal que tive, encontrei não um criminoso vil e perigoso neste universo, mas dois. Satanás, o Diabo, não é o único bandido perigoso que ameaça a Deus e a vida de suas criaturas. Havia o Azazyel e toda a sua 'gangue' que também eram perigosos. Mas, como podemos perceber, estes estão pressos. Falta só Jeová prender o outro, que se encontra bem souto e livre para praticar seus crimes. Nós, TJ's sabemos, à base de estudo bíblico perspicaz, que o Diabo e seus demônios (sua gangue) serão presos por mil anos e isto se dará no nosso futuro próximo. Estará preso exatamente durante os mil anos do citado julgamento. Portanto, enquanto uma turma de anjos pecadores estiverem sendo julgados (o que significará salvação para tais) os dois bandidos perigosos e a gangue de um deles (do mais perigoso, do Diabo) estarão bem presos no "abismo". Só sairão dali para o 'corredor da morte, por assim dizer. Eles serão jogados na segunda morte, ou "lago de fogo".

Portanto, 'os anjos que Jesus teria jogado do céu, junto com o Dragão', não são os mesmos anjos que estão presos e que aguardam o julgamento por Ele. Ademais, este 'jogar', só teria acontecido nos tempos recentes, quando o Cristo iniciou seu reinado (por volta de 1914 EC).

Irmão, onde estiver dois ou mais comentando sobre o Senhor Jesus (bendito seja ele para sempre), sabemos que ele se encontra no meio desses. Saiba que ele está no meio de nós e o seu espírito nos guiará só à verdade, nunca ao engano. por isso, saiba que seus comentários nunca poderiam me ofender e sim me animar ainda mais na adoração do "único Deus verdadeiro", Jeová. - João 17:3.

Paz seja contigo,

Wandrey

Apóstolo TDS disse...

Veja, imrão, esta dica:

"Com exceção dos extensos manuscritos e fragmentos encontrados entre os pergaminhos do Mar Morto, nenhum manuscrito da Bíblia Hebraica vem de antes do século II a.C. O fragmento mais antigo do Novo Testamento é o Papiro P52 da Biblioteca de Rylands, um pedaço do Evangelho de João datado da primeira metade do século II. Outros importantes manuscritos antigos datam de cerca de 200 d.C., mais de um século depois que a maioria dos livros do Novo Testamento foram escritos. Por essa razão, a datação de textos mais antigos não pode ser feita diretamente por datação de manuscritos, mas depende de críticas textuais, filológicas e evidência lingüística, bem como referências diretas a eventos históricos nos textos."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_da_B%C3%ADblia

Não fosse o tempo escasso - faculdade, dois empregos e família - mais estudos seriam colocados com mais frequência aqui.

Wandrey