21 de setembro de 2011

O CRISTIANISMO 'NÃO FUNCIONOU' PARA BRAD PITT?


E
stava eu no campo, neste último domingo, junto com meu parceiro designado, o Jardélio (nome mudado), considerando um texto bíblico com um morador, um rapaz de uns vinte anos, quando o mesmo, interrompendo-me, disse: “desculpe amigo, mas sua religião não funciona pra mim”. Fiquei sem fala por um instante e, quando já ia lhe perguntar o por que de sua declaração, ele completou: “sou fã do Brad Pitt, e se a religião cristã não funcionou para ele, não funciona pra mim também”. Imaginei imediatamente que aquele rapaz havia lido algo na internet sobre isso.

O cristianismo "falhou" com Brad Pitt?
  “Apesar disso”, eu disse a ele, “deixe-me pelo menos terminar de ler o texto que estávamos lendo e, após isso, consideraremos, se você concordar, claro, a declaração do Brad Pitt. O que você acha?” Ele concordou e, então, ao  terminar de ler o texto (Mateus 28:19, 20), teci os seguintes comentários:  “Veja só, fulano. Jesus ordenou aos seu discípulos que ‘fossem [(“Ide” TNM)] pregar a pessoas de todas as nações’ e que ‘fizessem discípulos deles, por ensiná-los e batizá-los’. Saiba, fulano, que esta ordem de Jesus está tendo êxito certo, sim, ‘tem funcionado mesmo’! Nós, as Testemunhas de Jeová, que estamos aqui na sua porta, temos garantias de que o cristianismo bíblico tem funcionado para nós e nossas famílias” Daí, sobre a declaração do Brad Pitt, prometi-lhe: “Nada sei sobre o que disse o seu ídolo ou dos porquês disse isso. Mas deves esperar mais uns dias. Vai que alguém comente algo sobre isso e que te beneficie de alguma forma!” Eu quase disse que seria eu quem postaria o comentário. Deixei-lhe um tratado, nos despedimos dele e fomos para a próxima casa.

Examinando os fatos
  Terminado o trabalho de pregação, fui à internet procurar as tais declarações do ator. Encontrando-as e me inteirando dos assuntos, resolvi discorrer esta postagem, como ajuda extra àquele rapaz. Achei a matéria no EGO.GLOBO e, ao analisá-la, pude entender que o ator ‘cresceu numa família da igreja batista‘ e que, depois, ‘eles passaram por outras correntes evangélicas’. Daí, Brad Pitt conclui, dizendo que ‘depois viu que não funcionava para ele’. E o que não "funcionava” para ele? “O cristianismo”, disse ele. “Não atendia, não respondia meus questionamentos”. Brad Pitt certamente cometeu um grande equívoco! O que ‘não atendia e não respondia aos seus questionamentos’ não era o cristianismo e sim uma espécie de “cristianismo” apresentado a ele pela Igreja Batista e por outras “correntes evangélicas”.

  Ademais, numa outra matéria mais abrangente, vi que o ator também afirmou que, durante uma década inteira, ele fora um maconheiro. Assim, entorpecido, que ser humano pode ter, de Deus, respostas a ‘seus questionamentos’? E que tipo de “questionamento” se pode esperar dum nóia? Os Deuses são santos e espirituais*, não uns imundos carnais. - João 4:24.

Igreja Batista – uma religião da pesada
  O fato me fez lembrar uma experiência vivida por mim, lá pelos idos de 1990. Naquela época, quando fiquei ‘consciente de minhas necessidades espirituais’ (leia Mateus 5:3 TNM), fui a uma igreja Batista. (Rua Santo Amaro, Bela Vista, Centro de São Paulo) Lá dentro era uma barulheira dos infernos. Havia uma banda de músicos, tocando um Heavy Metal. Tapei os ouvidos para não ensurdecer. Lembro-me muito bem de ter visto os rapazes da banda, todos com características de roqueiros da pesada (com aquelas pulseiras cheias de pitôcos de aço, inclusive). Também notei que dois deles estavam fumando enquanto batucavam violentamente aqueles instrumentos surrados. Perguntei a um senhor que estava ali próximo (era um dos pastores da igreja): “Como faço para entender a Bíblia?” E ele: “Hém!” Repeti a pergunta, e ele: “hém!”. Saí dali antes de ficar surdo e perturbado. Nem é preciso dizer que nunca mais voltaria a um lugar daqueles!

Jesus, o originador do cristianismo, alertou para
os cristão semelhantes a joio - sobre as religiões da pesada.
  É até de esperar que as coisas tenham mudado por lá, desde então. Hoje, por exemplo, temos aqui em São Paulo as leis em vigor, do psiu e a lei que proíbe fumar em ambientes fechados. Estas leis, juntas, têm banido algumas igrejas da pesada que, agindo assim, não atendiam nem mesmo aos cidadãos mais necessitados, que diríamos de atender aos requisitos santos do Cristo! E é justamente devido a igrejas como estas, que andam segundo a carne, que pessoas sinceras no mundo todo, assim como o Brad Pitt, têm falado bobagens contra o cristianismo.

Jesus reprova os cristãos de imitação
  Jesus é contra os cristãos de imitação. ‘Apresentou’ uma ilustração – a do trigo e do joio – como parâmetro para que saibamos como agem os cristãos semelhantes ao trigo (a espécie de cristianismo aprovado pelo Senhor Jesus) e como agem os cristãos semelhantes ao joio (uma espécie de cristianismo tipo erva daninha, visivelmente reprovável pelo Senhor). Jeová e Jesus, comandando milhões de outros Deuses (seus anjos) exterminarão a todos os praticantes do cristianismo semelhante a joio, o cristianismo que os têm mal representado aqui. - Mateus 13:24-30.


_________________
* Para mais detalhe sobre esta declaração, veja este artigo.

Nenhum comentário: