21 de julho de 2012

JESUS “APARECEU A ANJOS”! – QUANDO E QUÃO SIGNIFICATIVO ISTO É?


“Deveras, o segredo sagrado desta devoção piedosa é admitidamente grande: ‘Ele foi manifestado em carne, foi declarado justo em espírito, apareceu a anjos, foi pregado entre nações, foi crido no mundo, foi recebido acima em glória.’”
— 1 Timóteo 3:16, Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas – Publicada por nós, Testemunhas de Jeová.

Q
UANDO o apóstolo Paulo escreveu as palavras acima a Timóteo ele tinha em mente destacar a “devoção piedosa”, a qual ele destacou como sendo “admitidamente grande”. Daí, Paulo revela a pessoa do Senhor Jesus — com tudo o que ele representa — como sendo a própria devoção piedosa em pessoa. Paulo faz um rápido resumo da vida do Senhor, citando, dentre as particularidades vivenciadas, que ele “apareceu a anjos”. Quando isso se deu e qual o significado dessa declaração?

Jesus "apareceu a anjos" - como, quando e quão significativo isto é?
   Para sabermos quando, basta ver que, na sequência de eventos listados por Paulo, esse ‘aparecer para os anjos’ se deu após ele ‘ter sido declarado em espírito’ e antes de ter sido “pregado entre as nações”. Bem, ele ‘foi declarado justo' depois de ter sido ”manifestado em carne”. Isso nos leva a crer que ele foi declarado ‘justo em espírito’ após isso e antes de ter sido “recebido em cima em glória”. Ele ‘foi pregado no mundo’ após pentecostes de 33 EC, quando os discípulos iniciaram a pregação cristã.
  Quando ele foi batizado, ele ‘apresentou-se para fazer a vontade dos Deuses santos’, tendo abandonado uma vida humana carnal, para tornar-se o Messias, o Filho espiritual dos Deuses santos na terra. (Hebreus 10:5-10) Assim, quando estava nas águas para ser batizado, João, o Batizador, que o batizava, observou o sinal de que ele era o Filho espiritual de [um dos] Deuses santos. Disse João: “Observei o espírito descer como se fosse uma pomba do céu; e permaneceu sobre ele. Até então eu não o conhecia, mas os Mesmos que me enviaram a batizar em água disseram-me: ‘Sobre quem for que vires descer o espírito e permanecer, este é quem batiza em espírito santo.’ E eu o vi e dei testemunho de que este é o Filho de [um dos] Deuses.” — João 1:32-34.
  A partir de então, esse Filho espiritual, tornou-se, de uma forma ainda mais especial, o Filho de um dos Deuses santos. O apóstolo Pedro, confirmando também outra ocasião em que ele foi “declarado justo em espírito”, disse: “Não, não foi por seguirmos histórias falsas, cuidadosamente inventadas, que vos familiarizamos com o poder e com a presença de nosso Senhor Jesus Cristo, mas foi por nos termos tornado testemunhas oculares da sua magnificência. Pois ele recebeu de [um dos] Deuses, o Pai [dele], honra e glória, quando pela glória magnificente lhe foram dirigidas palavras tais como estas: ‘Este é meu Filho, meu amado, a quem eu mesmo tenho aprovado.’ Sim, estas palavras nós ouvimos dirigidas desde o céu, enquanto estávamos com ele no monte santo.” — 2 Pedro 1:16-18; Mateus 17:5.
Dado isso, quando foi que Jesus “apareceu a anjos”?
   Quando foi ressuscitado, no terceiro dia após ser brutalmente assassinado por líderes religionistas invejosos, o Filho “apareceu a anjos” quando foi até onde se encontravam os anjos que foram presos por terem cometido crimes na terra nos dias de Jarede, de Enoque, de Metusalém e de Noé. O escritor de Gênesis, Moisés, ao saber de toda aquela história a partir de livros vindos desde antes do dilúvio — o livro de Enoque1 figurava entre os mais importantes — condensou o episódio sobre os anjos e seus crimes no capítulo 6 de Gênesis. Moisés escreveu: “E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” — Gênesis 6:1-2, Almeida Corrigida e Fiel.
Líderes religionistas têm pregado inverdades, dizendo que os anjos
'viram as mulheres desde os céus, materializaram corpos carnais e 
se relacionaram com elas'. A verdade, porém, é que eles estavam a 
trabalho em terra, tinham corpos carnais (talvez avatares) e 
cometeram os pecados. Serão perdoados? Creiamos que sim!
  Enoque, por ter preservado a história em detalhes, vai mais além e aponta que, além de engravidarem as mulheres, alguns dentre estes “Filhos dos Deuses”, enquanto trabalhavam em terra, ensinaram iniquidades para a humanidade daquela época. Dentre tais males que fizeram, figuram os iníquos ensinamentos de Azazyel, um dos “Filhos” sob a chefia de Samyaza, o líder de todos. (Enoque cap. 7-10) A missão primária para a permanência desses Filhos em terra era a de servirem a Jeová, os Deuses santos, quais vigias, ou “Sentinelas” para a humanidade. (Enoque cap. 13) Ficariam em terra muito provavelmente até a vinda de Noé, o homem que “traria consolo” à humanidade por conduzi-los ao paraíso, conforme era do propósito dos Deuses.2 Eles todos sucumbiram aos pecados desnaturais, cometeram fornicação — fizeram das mulheres suas prostitutas particulares — com todas as mais belas, as ‘quais escolheram’. — Gên 5:29; Judas 6.
  Os Deuses santos comissionaram, então, o santo anjo Miguel, para aprisionarem a todos aqueles Filhos pecadores. Eles seriam mantidos prisioneiros até o julgamento deles, que se daria num futuro tão distante que, mesmo nos tempos apostólicos, esse tempo ainda não havia chegado. Foi, portanto, a estes anjos que o Senhor Jesus “apareceu”. E como fez isso? Após ser ressuscitado, Jesus ficou ainda por quarenta dias em terra. Hora ‘aparecia aqui’, hora ‘ali’. Por exemplo, ele “apareceu” a Maria Madalena, a ‘dois discípulos ao andarem’ e “aos próprios onze” discípulos. (João 21:14; 16:9-14) Por fim, ‘naquele estado’ (TNM), ele também “apareceu a anjos” — os “espíritos em prisão”. — 1 Pedro 3:19.
Qual o motivo de o Senhor ter ‘aparecido aos anjos’?
  Qual foi a razão – ou o significado – de o Senhor ter ido a uma prisão de Deuses e ‘aparecer’ aos prisioneiros pecadores ali presentes? Pedro nos informa que Jesus foi ‘pregar’ a eles. E o que teria Jesus a pregar a esses pecadores “filhos dos Deuses”? Ele tinha 'boas novas de salvação a pregar a seus irmãos'! Paulo aborda a questão toda importante da ‘reconciliação das coisas celestiais — estes Filhos — com seus Pais’. (Colossenses 1:20) Pedro, em sua segunda carta, nos informa que eles foram ‘lançados no Tártaro, entregue a covas de profunda escuridão’ porque ali ficariam ‘reservados para o julgamento’. (2 Pedro 2:4) Quem os julgarão? O próprio Jesus será o juiz deles. Também o serão os “santos” cristãos. (João 5:22, 27; 2 Coríntios 5:10; 1Coríntios 6:3) Visto que o Senhor se dispôs a ‘aparecer’ a estes perigosos prisioneiros, será que eles receberão um julgamento favorável, no “dia do julgamento”? Já por dois milênios, cristãos de todas as religiões têm declarado abertamente que eles não merecem o perdão. Acham, inclusive, que aqueles “espíritos em prisão” tornaram-se os demônios de Satanás e que serão destruídos numa Geena.
   O que, porém, diz a Bíblia, a Palavra dos Deuses santos? Que eles serão perdoados e reintegrados à família celestial dos santos Filhos dos Deuses.3 Estas são boas novas a pregar! Ora, será que teria sentido o Senhor ‘aparecer’ aos seus irmãos só para rir da cara deles?4 É isso o que pregam, por exemplo, os homens da dianteira de minha religião, os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová. Estes homens, entretanto, em vez de se aterem à Palavra santa dos Deuses – confiando Neles — preferem ‘estribar-se em suas próprias compreensões’. — Provérbios 3:5.

____________________
  1 Acompanhe, em A Continela, um estudo versículo por versículo do livro de Enoque — solicite sua assinatura através do correlet: acontinela@gmail.com
  2 Veja o artigo A Árvore da Vida em A Continela de junho de 2012.
  3 Veja os artigos: Boas Novas aos Anjos Pecadores I e II
  4  Visto que os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová afirmam que ‘Jesus foi pregar uma mensagem de condenação àqueles anjos’, subentende que Jesus ‘apareceu a eles’ só para fazer-lhes inveja — ou ‘rir da cara deles’. Este tipo de crença, no entanto, é indicativo do quão mau é o ‘homem dominar outros para o seu [(deles próprios)]prejuízo’. — Eclesiastes 8:9.

24 comentários:

Anônimo disse...

você age como os outros religionistas , quando afirma que algo que acredita é a verdade quando na verdade é algo que não se pode afirmar com convicção , como o cg tu achas que a sua interpretação é a mais correta , mas as interpretações pertencem á Jeová.
Mas me responde uma coisa , você mantém contato de alguma forma com os Deuses que estão aprisionados ?

Mas não entendí como essa questão ; essa bandeira que tremulas em favor dos anjos que pecaram . Como essa pode ser uma boa nova para nós ?

Bom sejamos em favor da vida , não é verdade ?

Quem for pra ser destruído , lamentavel.

E quem viver verá , ninguém pode dizer com certeza que está salvo , pois haverá muitos que acharam estar, quando na verdade nem eram vistos por Eles (Deuses).

Pode ser hoje , pode ser amanhã , a grande revelação da pessoa de Deus para a humanidade.

Leu a declaração acima.
Quem pode afirmar agora, neste exato momento que isso não é verdade?
Jesus é a verdade , apenas Ele e ninguém pode dizer o que é a verdade pra querer intermediar o caminho ao Todo Poderoso Jeová Deus.

Anônimo disse...

Pensamentos ; voam como o vento.

Apóstolo TDS disse...

Quando apresento as coisas que chamo de verdade, evidencio essa minha afirmação por mostrar o texto bíblico que comprova essa afirmação. Quando usamos a razão, a espiritualidade e a fé como para constatar essas coisas que falo, logo fica constatado que o que tenho dito bate com as Escrituras. Quando as Escrituras apoiam um determinado ensinamento, esta é a verdade. Mas, independente disso, também tenho defendido aqui que a verdade sempre evolui.

Obrigado, irmão, pela observação perspicaz.

Há, não, não há a mínima possibilidade de que alguém se comunique com os Deuses presos no Tártaro. Jesus foi o único que fez isso em cinco mil anos. Ele fez isso por que é agora um Deus Jeová - que toma decisões e tem autoridade suprema, como os Demais Deuses Jeová.

Abraço

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

"Mas não entendí como essa questão ; essa bandeira que tremulas em favor dos anjos que pecaram . Como essa pode ser uma boa nova para nós ?"

Esta eu sei:

Se Deus não 'deseja que um anjo, que é maior em perfeição espiritual que os homens, seja destruído', então podemos entender melhor sua misericórdia e o alcance dela. Por exemplo: homens que se dizem 'representantes de Deus aqui na terra' desassociam outros cristãos (trata-se de uma matança espiritual). Deus, por outro lado, perdoa até anjos que cometeram pecados milhares de vez mais ímpio - não perdoará muito mais a nós, seres pequenos que agem, perto dos anjos, como se fossem crianças?

Assim, são boas navas mesmo, saber que Jesus estendeu a mão até mesmo a estes que prostituíram as mulheres indefesas humanas nos tempos de Enoque.

Eu acredito que o que o Wandrey demonstrou aqui é suficiente para duas coisas: Que a verdade não é propriedade de apenas alguns líderes "religionistas" (como diz ele) e que também a existência de "governantes" sobre os cristãos é prejudicial em todos os sentidos. É por isso que o Senhor Jesus falou contra eles quando disse que os cristãos não deveriam ter líderes, pois "um só é o líder" - Cristo.

TJ Sincera

Anônimo disse...

Quem sabe se alguns dos anjos pecadores serão perdoados ? Afinal quem os julgarão serão a humanidade comprada da terra . Quem pode dizer que as coisas do céu que serão reconciliadas não são os 144000 ? Mas a salvação dos anjos pecadores abre precedentes para a salvação de injustos como os destruidos no dilúvio e sodoma e gomorra ? Seria justo que injustos que morrerão se salvassem pelo perdão do pecado através da morte e injustos que vivem até o tempo do fim serem destruídos ?
Pois o povo de Jeová que está na babilonia recebe parte de suas pragas , quer dizer que não são todas as pragas ?
Que incrível expectativa é a revelação das pessoas dos Deuses para com a humanidade.
Será que estamos na mesma condição de Hesperius que se enamorou de Aloma, filha de Alimades e Lameque, sobrinha de Noé ,e se arrependeu e segundo o livro anjos e mulheres aguarda o perdão? Afinal esse pessoal todo , contemporâneos de Noé não estavam vivos no dilúvio ? Provavelmente havia pessoas boas , mas não entraram na arca ?
Preciso das respostas para minhas dúvidas , pois não posso afirmar mais nada.


Boas pesquisas , e que benignidade imerecida de jeová seja para com todos , amém.

Chatlittle
--------------

Anônimo disse...

Será que aquele demonio que pediu á jesus que não o mandasse para a prisão com os anjos sentinelas do tempo de Enoque não estaria em melhor condição aguardando um julgamento ?

Apóstolo TDS disse...

Quem os julgarão serão os 'homens comprados da terra' mas sob Cristo. Ou seja, não podem julgar diferente do que o Senhor Julgar. De modo que, caso o senhor os absolvam - e todos os textos que o espírito têm evidenciado através de nossas pesquisas indica que sim, que serão perdoados* - os homens "santos" que também os julgarão não poderão condená-los. Assim, embora que os cristãos juízes julguem, eles não poderão julgar na contramão de seu Senhor, assim como este Senhor não pode julgar na contramão de seus superiores, os Deuses santos, Jeová. De fato, é neste sentido que 'todos são um', pois estão de acordo em tudo. Mas o modelo sempre sai dos Deuses santos Jeová, do qual o Senhor Jesus agora é um. Assim, estando ele 'revestido de todo o poder, nos céus e na terra' - por ser um Jeová#, Jesus julgará os anjos pela misericórdia (esta é a característica dele) e não pelo desejo de extermínio - características humanas desprovidas de pena.

Sobre as pessoas que foram kortas no dilúviu e em Sodoma e Gomorra, não há nada na Bíblia que indique que eram simples injustos, mas sempre se fala deles como sendo iníquos. Até o dado momento, nós não pesquisamos essa questão, de modo que a verdade sobre isso é o que nossas publicações publicam.

Sobre 'aquele demônio' que confrontou Jesus e todos os demônios, parecem não se tratarem de anjos. Repito, o espírito ainda não nos informou, mas aparentemente, os demônios têm identidade diferente da dos anjos. Sobre isso, muito ainda será publicado e pesquisado. Todos nós, testemunhas de Jeová, somos convidados a iluminar as pessoas quanto a estas coisas, para que as pessoas 'sejam salvas com o conhecimento exato' da verdade.

Sobre Hespérius, que foi um dos anjos que se contaminaram com as mulheres - vindo a 'pegar' Aloma, filha de Alimades e Lameque, assim como os demais anjos Sentinelas, chorou amargamente. Ele está, junto com os demais, presos no Tártaro, incomunicáveis e aguardando o dia do julgamento.

Irmãos, abominemos nossos desejos carnais de querer o mal dos outros quando os Deuses, que são santos e espíritos, querem o contrário. Os nossos Governantes, de tanto nos alimentar com o ódio a esses anjos, por dizerem que 'são demônios' criaram em nós este infame desejo de os matar, assim como a Adão e Eva e muitos outros personagens que, nas Escrituras, nada se fala contra eles mas muito se fala a favor deles.

O mesmo apelo faço concernente aos de outras religiões. Eles, os do Corpo dos Governantes, nos ensinaram a odiar os nossos semelhantes só por serem de outras religiões - mesmo cristãs. O que eles nos têm dito sobre esses também irmãos? Que 'não escaparão da Geena'. A mesma coisa aqueles nossos irmãos são também ensinados a fazer contra nós, Testemunhas. somos ensinados a nos odiar uns aos outros. Será que Jeová é isso, ódio? não é "Amor"? . . .

Homens animalescos, instrutores de coisas prejudiciais e improfícuos em suas mentes! Que Jeová tenha pena deles.

Apóstolo TDS


__________
* Serão perdoados porque as Escrituras indicam isso. Ademais, eles choraram amargamente logo após seus pecados e antes de serem aprisionados. Eles solicitaram a Enoque que intercedesse por eles junto aos Deuses Santos, mas o decreto era a prisão. Eles foram trancafiados no Tártaro e não no "Abismo", que representa a Geena ardente, morte eterna, extermínio.

# Se Jeová quisesse punir os anjos com a destruição eterna, sem possibilidade de os perdoar, teria feito o que fez com Azazyel, o mais perigoso dentre todos. A este, prenderam separadamente dos demais 200 que estavam com Samyaza. Azazyel recebeu a condenação perpétua numa morte eterna - extermínio - imediatamente. Ele, igual a Gadrel, agiu iniquamente e não como os demais, que pecaram pelos desejos carnais de terem filhos.

Apóstolo TDS disse...

Sobre aos que o apóstolo fala como sendo 'reconciliados com os Deuses', sim as 'coisas nos céus', veja que nisso nossas publicações se contradizem. O capítulo 10 do livro "O Que a Bíblia Realmente Ensina" informa que 'estas coisas criadas nos céus' foram os anjos. Já outras publicações - pesquise - diz que estes eram os '144.000'.

Assim, até mesmo as publicações 'mais bem pesquisadas do planeta' não sabem como entender o que o apóstolo disse bem claramente - que os anjos que Jesus 'criou nos céus', receberão as 'boas novas de reconciliação e paz' com os Deuses santos. E como podem receber esses benefícios a menos que tenham pecado? Só aos anjos que se encontram em 'prisões' e que 'pecaram' se pode dizer que recebem 'reconciliação' por terem se afastado dos caminhos de santidade.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Em qual publicação diz-se que as coisas "criadas" no céu são os 144000?
parece que estás distorcendo as palavras ditas , igual a estes grupos apóstatas.

Apóstolo TDS disse...

Lista de algumas publicações que contradizem o capitulo 10 do livro Bíblia Ensina:

w11 15/8 Jeová - ´o Deus que dá paz';
w09 15/1 O Servo de Jeová - "traspassado pela nossa transgressão";
w97 15/5 A administração teocrática na era cristã p. 20 par. 18;
w91 15/2 fostes comprados por um preço, p. 18 par. 10;
w85 15/3 união com o criador da organização universal. . . p. 19 par. 17;
re (Revelação seu grandioso clímax está próximo) Uma numerosa grande multidão, cap 20 p. 126 par. 21;
si (Toda Escritura é Inspirado . . . ) Livro bíblico número 51 - colossenses - p. 228 par. 14.

Há, de fato muitos outros exemplos de aplicações para os ungidos como sendo "as coisas nos céus", mas que o livro que citei, O Que a bíblia Realmente Ensina, diz serem os anjos. Este livro, pois, está certo, as demais publicações estão erradas e contradizentes.


Espero ter ajudado

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Pô Wandrey , há diferença entre as coisas no céu e as coisas "criadas" no céu. Não é necessário muita perspicácia para notar isso.

Anônimo disse...

o julgamento dos anjos durará mil anos também ?

Anônimo disse...

cara , você sabia que a fundação rockfeller prevê a morte de 13000 pessoas em atentado á londres nos jogos olimpicos ?

e de quebra a contaminação de 20% da população.

E intitulou de decada doom de 2010 á 2020 devido a sucessivos ataques terroristas que sucederão.

será o início da grande tribulação.

esta noticia está circulando aos quatro ventos na internet.

Apóstolo TDS disse...

Irmão, eu não sei quanto tempo durará sequer o meu julgamento, que dirá de anjos!

Mas estejamos pesquisando as escrituras e o espírito poderá nos detalhar mais.

Apóstolo TDS

Apóstolo TDS disse...

"Pô Wandrey , há diferença entre as coisas no céu e as coisas "criadas" no céu. Não é necessário muita perspicácia para notar isso."

__________

Primeiramente não tem Wandrey aqui.

Então, o que eu evidenciei foi que há uma contradição nas publicações. Foi isso o que eu disse e demonstrei. Quanto a quem são as "[outras]* coisas nos céus" que o apóstolo falou, devemos entender que foram os anjos. Pois relaciona à criação 'no princípio'. Mesmo nisso tudo, há uma pergunta: Jesus 'criou os anjos nos céus' de modo literalmente, ou de outro modo, tal como apenas os organizou para trabalhar na terra no princípio de criação?

Ainda veremos muito disso aqui. Por enquanto estou ocupadíssimo examinando a questão toda-importante sobre a possibilidade de comunicar-se com os espíritos dos que já morreram - um assunto posto pelo "espírito dos Deuses santos" a nós, TDS. - Daniel 4:8, 9, 18.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

li o texto de daniel mas não ví nada de comunicação com os mortos.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=tjI3RZwrbDI

sinistro ; brother !!!!!!

Anônimo disse...

daniel 4 : 8 , 9 , 18
----------------------------

Neste texto notei que os babilônios diziam que em Daniel habitava o espírito dos deuses santos , os babilônios como politeístas encaravam dessa forma mas a adoração verdadeira era monoteísta da parte de Daniel.

Apóstolo TDS disse...

essa declaração é verdadeira. Daniel não fora ensinado nos caminhos do politeísmo. Mas isso de modo algum é de nos surpreender. Afinal ele era da realeza. Lembre-se de que Salomão 'implantou uma nova ordem sacerdotal em Israel, unificando todos os Deuses num só Deus - todos os Deuses Jeová, num só Deus Jeová'

Mas, independente de como acreditava Daniel, as Escrituras identificam múltiplos Deuses e, mesmo que esse 'aprimoramento' tenha sido feito e aprovado, não muda o fato de que existam muitos Deuses.

Ao lermos todas as Escrituras com essa atenção, veremos o quão explícito essa afirmativa é. Mesmo Jesus, nosso maior instrutor, disse que 'os Deuses são só um Jeová'. Mas ele também disse que 'ele e o Pai (ou os Pais) eram um'. principalmente nós, Testemunhas de Jeová, damos nossas explicações sobre o que ele quis dizer - e elas não estão erradas não - afinal, da mesma forma que 'Jesus e os Pais - os Deuses' são apenas "UM", ele ordenou que todos nós, seus discípulos, também 'fôssemos um'. Assim, mesmo que saibamos que eles, literalmente, são dois personagens, são um em sentido ali explicado.

Assim, Jeová, embora múltiplos, são 'um' num sentido também explicado. Salomão pensou nisso e assim, agiu para 'ajudar na compreensão' dos Deuses. Mas, novamente, o que as Escrituras evidenciam? Que existe um só Deus e um só Filho de Deus e os demais são apenas anjos? Definitivamente não.

Há miríades de Deuses e todos se chamam Jeová. Há também miríades de Filhos dos Deuses e Jesus é apenas um dentre eles. Há anjos, há aeronaves, há tecnologia . . .

Irmão, não seja criancinha, como os do Corpo dos Governantes querem que sejamos.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

È o fim da picada , até as testemunhas de Jeová estão se comunicando com os mortos.
quando Yeshua voltar encontrará fé verdadeira na terra ?

Apóstolo TDS disse...

Nós não no comunicamos com os mortos, irmão. De onde o irmão tirou isso:

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Ainda veremos muito disso aqui. Por enquanto estou ocupadíssimo examinando a questão toda-importante sobre a possibilidade de comunicar-se com os espíritos dos que já morreram - um assunto posto pelo "espírito dos Deuses santos" a nós, TDS. - Daniel 4:8, 9, 18.

foi isso o que eu li !!!!

Apóstolo TDS disse...

"Sobre a possibilidade de falar com os mortos" - eu deveria dizer:

"sobre falar com os mortos, como muitos dizem ser possível"

É verdade, meu comentário dá a entender que falamos com os mortos.

Mas não é isso, irmão. Me expressei errado.

Estou é examinando o assunto, à luz da Bíblia, para publicar meu estudo pessoal acerca disso como uma forma de ajudar os que fazem tais coisas. Neste exame minucioso da Bíblia, examinarei se falar com os mortos é mesmo "possível".


Apóstolo TDS

Anônimo disse...

carai véi você tem link pro adult friend finder no seu blog , que lástima . Tu adultera meu brother ?