20 de março de 2013

QUANDO HOMENS IMAGINAM QUE JAVÉ ‘VEEM E PENSAM COMO ELES VEEM E PENSAM’!


“O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração”. — 1 Samuel 16:7, NVI.

S
Embora um profeta fiel, Samuel não podia
 saber como  um dos Javé via e  pensava
AMUEL, O PROFETA, ficou espantado diante da recusa de um dos Deuses Javé em apoiar aquele que ele apontara como o futuro rei de Israel. É possível que, a princípio, Samuel imaginara tratar-se de uma brincadeira da parte do Deus que lhe comissionara para uma missão muito importante. (Veja Jeremias 20:7) Samuel obedeceu à voz Dele! Foi até a cidade de Belém; localizou a casa de Jessé, o homem que seria o pai do futuro rei; ajuntou todos os da casa, ‘santificando-os’; e agora estava à espera da voz de Javé, que indicaria qual deveria ser ungido com o óleo. Ao observar Eliabe, homem de ‘boa aparência e de alta estatura’, disse seguro: ‘certamente estou diante do ungido’. Mas a escolha de Samuel em nada representava a escolha dos Deuses. O Deus Javé que falava a Samuel, explicou: “Não olhes para a aparência dele e nem para a sua estatura, pois o recusei. Porque não é como o homem vê que nós, os Deuses, vemos, pois o simples homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová,* eles veem o que o coração é.” — 1 Samuel 16:1-7.
   Depois de Eliabe veio outro, Abinadabe. Porém, novamente Javé disse a Samuel: “Tampouco a este Javé escolheram.# (1 Samuel 16:8) ao todo, sete filhos de Jessé ‘passaram diante de Samuel’, mas a nenhum deles Javé indicou a Samuel como sendo o escolhido. Que grande frustração não deve ter sentido Samuel! Foram sete decepções, uma após outra. É possível que, a princípio, Samuel tenha pensado: ‘Quão difícil é agradar aos Deuses’! Mas, ao ungir Davi, o oitavo filho de Jessé, percebeu a ‘sabedoria vinda de cima’. (Tiago 3:15, 17) Samuel ficou admirado com a escolha. O relato informa: “Ora, ele era ruivo, rapaz de belos olhos e bem-parecido.” Samuel, agora compreendendo como é que os Deuses veem e como escolhem seus servos, sentiu-se seguro. Davi seria, sem sombra de dúvidas para o profeta, a melhor escolha de todas. À ordem divina, “Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu [Davi] no meio dos seus irmãos.” — 1 Samuel 16:9-13.
ALGUNS QUE IMAGINARAM QUE OS DEUSES PENSAVAM COMO ELES
Devi era muito fiel e amigo dos Deuses, mas
desconhecia os modos de Eles veem e pensarem
   Samuel não foi o primeiro e tampouco o último homem a imaginar que os Deuses pensam e veem como nós pensamos e vemos. Há tantos exemplos registrados nas páginas da Bíblia que nos impressiona. Podemos citar aqui, para efeito de exemplos, os três “companheiros de Jó”, que, em vez de consolá-lo, acrescentaram ainda mais dor a ele ao darem suas versões do que imaginavam que fosse ‘a verdade a respeito dos Deuses’ e da forma como agiam, pensavam ou viam. O Deu Javé que tratou de todo o caso de Jó, ficou muito irado com estes três homens. (Jó 2:11; 42:7) O próprio Davi foi outro que, também como estes três, imaginou que os Deuses o apoiavam num assunto que envolveu adultério e assassinato. Javé teve de enviar-lhe um profeta para que informasse a ele que ‘eles não viam as coisas’ no mesmo prisma que Davi. A sorte de Davi foi que, ao entender plenamente que o que fez estava em desarmonia com os ‘pensamentos e visão dos Deuses’, arrependeu-se amargamente. Jeová o perdoou por isso, mas não sem deixar que as consequências do erro o alcançassem. (2Sa 11:2-11:14; Sal 51) Pedro, imaginando que decepando a orelha de um soldado, estava defendendo seu Senhor, também estava enganado sobre como os Deuses veem as coisas. Quão enganado estava! Jesus disse-lhe: “Embainha a tua espada, pois todos os que tomam a espada morrerão à espada.” — Mateus 26:52, Tradução Brasileira.


ALGUNS QUE HOJE IMAGINAM QUE OS DEUSES PENSAM COMO ELES
    Os homens que imaginam que os Deuses pensam, veem e agem como eles, não se restringe apenas às páginas da Bíblia nem tampouco ao passado da humanidade. Mesmo na atualidade: homens e mulheres, de várias camadas culturais e de várias denominações religiosas ditas cristãs, têm imaginado  e até apregoado  que ‘os seus pensamentos são os mesmos pensamentos dos Deuses’, ou que ‘os caminhos dos Deuses, são os mesmos caminhos deles’. (Veja Isaías 55:8) Não é de admirar que, com tais homens e mulheres 'governando e dominando' a vida e a fé de milhões, todos se veem em absoluto “prejuízo”. (Eclesiastes 8:9; Compare com Mateus 20:24-28) Quais são algumas das coisas que os líderes religiosos — os que ‘governam para o prejuízo’ — acham que, por que eles dizem que devam obedecer, é o mesmo que os Deuses dizem que devamos obedecer?

Ø  Os líderes religionistasΔ apregoam que os Deuses ‘criaram o universo e todas as galáxias e estrelas ali contidas. Esse ensino tem levado as pessoas a crerem e aproximarem-se de Deuses que na verdade não existe;
Ø  Os líderes religionistas apregoam que a evolução natural da vida é um ensino de demônios. Este modo de encararem os fatos reais indica que não estão dispostos a pensarem como os Deuses pensam. Devido a isso e às pressões que fazem para que os fiéis sob suas jurisdições não analisem as evidências sob uma perspectiva bíblica e científica, a verdade tem sido impedida de atuar;

Ø  Os líderes religionistas ditos cristãos têm ‘amarrado cargas pesadas sobre os lombos das pessoas’ sob sua governança quando apregoam (1) que “casamento legal” é quando se vai num cartório e assina-se um documento formal; (2) que a palavra grega para “fornicação” abrange uma vasta gama de mandamentos – inclusive violam a vida íntima das pessoas com pretextos de acusarem os que porventura praticam o natural ato de masturbação, indicando que fazer isso é “pecado grave e sujeito a punições”. Este modo de pensar não pode refletir o modo de pensar dos Deuses Javé. Com seus métodos terroristas, devastam famílias inteiras ao apregoarem que, quando vivem juntas sem estarem “legalmente casados”, por exemplo, estão em “fornicação” e em “adultérios”. Os homens que se masturbam (isso acontece principalmente com os não casados) vivem se lamentando, chorando — alguns até mesmo se suicidam — ao se confrontarem com as críticas e cobranças dos homens como se estas representassem as críticas e as cobranças dos Deuses. Por um lado eles querem agradar aos Deuses, mas por outro lado não conseguem parar de masturbarem-se. O erro religionistas é pensarem o que os Deuses não pensam; de acharem que os Deuses culpam, quando não culpam; de acharem que um ato natural do corpo humano, é um ato impuro diante dos Deuses. Homens arrogantes e escravizadores é o que eles são!
Ø  Os líderes religionistas apregoam que eles constituem o “único canal entre os Deuses e o restante das pessoas”. Este tipo de engodo tem levado pessoas de todas as rodas da vida a irem atrás deles em busca de conforto e consolo. Quando pecam, eles indicam que recorram a eles para se ‘confessarem’. Arrazoam que é isso o que diz o livro de Tiago quando indaga se há alguém 'doente entre os cristãos'. Acham que recorrer a eles em busca de 'ajuda espiritual' é o que os Deuses querem. (Tg 5:14) Com esta ação, porém, estes “filhos dos Diabos”, diferentemente do que pensam, “têm cegado as mentes” das pessoas. — 1 João 3:10; 2 Coríntios 4:4.

Os líderes religionistas da atualidade nem se comparam
a Samuel ou Davi em proximidade com os Deuses ,
mas submetem a milhões quais jumentos
de cargas seus, escravizando-os com ensinos falsos 
   Evidentemente estes são apenas uns poucos exemplos de ensinos criados pelos da classe do “homem que é contra a lei” e que, como imaginam eles, estes têm o apoio dos Deuses santos, quando, na verdade, vêm de Gadrel, o Pai deles. (2 Tessalonicenses 2:3-5, 9; Eno 67:6, 7; Jo 8:44) Será que os Deuses Javé pensam e veem como estes homens pensam e veem? Não mesmo! (Jó 10:4) As Escrituras Sagradas é quem melhor transmitem os pensamentos dos Deuses e evidencia o que Lhes agrada ou não, não homens quando convencidos e escravizadores. (Gálatas 2:4; 4:9) Todos deveriam tomar tempo para examiná-las pessoalmente e verem por si mesmas como entender as 'mentes dos Deuses'. (1 Coríntios 2:16) Agora é a hora de todos, em todas as religiões, “[deixarem] de ficar desarrazoados, mas [de prosseguirem] percebendo qual é a vontade de Jeová” — Efésios 5:17, Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada por nós Testemunhas de Jeová.
   Entretanto, qual será a reação desses homens quando, no tempo devido dos Deuses, o acerto de contas vier sobre todos eles? (Até aquele dia chegar, porém, o concelho é: ‘suporte a escravidão que esses homens causam’, como Jesus suportou os inimigos governantes de seus dias. [2 Coríntios 11;16-20; 1Pe 2:21-25]) Será que, quando o dia deles chegar, pedirão perdão aos Deuses, assim como fez Davi, ou será que agirão como os líderes fariseus, que decidiram pecar ainda mais quando confrontados com as evidências de seus erros? Será que precisarão também se desculparem com os que eles ‘prejudicam’, ou será que continuarão com seus narizes empinados de orgulho? (Tg 4:16, 17) O tempo mostrará qual será a reação desses homens. Porém, seu “julgamento . . . não está avançando vagarosamente e a destruição deles não está cochilando." (2 Pedro 2:3, TNM) De uma coisa podemos ter plena certeza hoje: ‘Não como estes homens veem ou pensam, é o modo que os Deuses veem ou pensam’! — Compare com Prov 16:25; 21:2; Da 4:37; Os 14:9; Ro 11:34.  

__________
  * Jeová e Javé são, respectivamente, os nomes dos Deuses mais amplamente conhecidos em português. É o mais próximo que podemos chegar da pronúncia original hebraica do nome dos Deuses. São traduzidos do tetragrama hebraico (YHWH יהוה) e que significa: “Eles fazem o que querem”. O nome indica que os Deuses agem como bem querem e, desta forma, “Não há quem possa deter-lhes a mão ou quem lhes possa dizer: ‘Que estão fazendo?’” — Daniel 4:35; Jó 9:12; Isaías 45:9; Romanos 9:20.
  # A forma hebraica com que este Deus pronunciou esta frase indica que ele era apenas um dos muitos Deuses Javé (ou Jeová). Se apenas um Deus fosse chamado por este nome, como muitos hoje creem, a frase teria sido pronunciada — e assentada por escrito — da seguinte forma: “Tampouco a este eu escolhi”. (ver também v. 9) Para mais pormenores, veja A Continela de abril de 2012, “Quem é Jeová?” Poderá baixá-la aqui: ct4P.
  Δ Uma pessoa religionista é aquela que, em vez de procurar saber na Escritura o que os Deuses verazmente requerem de cada um de nós, humanos, preferem administrar seus próprios conceitos do que é certo e do que é errado, insistindo que os Deuses estão de acordo com esses seus ensinos. 


13 de março de 2013

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, LOGRADAS POR UM CORPO DE GOVERNANTES, ENSINAM MITOS RELIGIONISTAS ÀS PESSOAS


É impossível que [as Testemunhas de Jeová] estejam certas’ — Edward O. Wilson.

“M
Edward O. Wilson - criador do termo sociobiologia
EU PROBLEMA com a religião é que existem incontáveis relatos da criação por aí. É impossível que todos estejam certos. E acho pernicioso quando as pessoas organizam suas vidas em torno de mitos de criação que simplesmente não refletem os fatos . . .. Já a espiritualidade e a teologia são elementos importantes da natureza humana . . .. Precisamos de ritos que marquem nascimento, casamento, morte e outras transições importantes de nossas vidas. Não tenho nada contra a prática religiosa, nem mesmo contra a crença religiosa, apenas contra a transformação dos mitos de criação em verdades absolutas.”*
   As observações acima são de um senhor de 83 anos, o Senhor Edward Osborne Wilson, o criador do termo Sociobiologia. Os do Corpo dos Governantes, órgão máximo de homens que governam a vida e as crenças das Testemunhas de Jeová, discordam compulsivamente das observações do Senhor Osborne. Em uma de suas publicações, trataram a Sociobiologia de um modo tacanho e negativo. Citando um “dr. John Turner”, disseram: “Sinto-me tentado a dizer absolutamente nenhuma evidência. A respeito da teoria essencial do espasmo, pode-se dizer, assim como Gould disse sobre a sociobiologia, que esta não traz nenhuma iluminação nova, e não pode citar a seu favor nem um único fato que não seja ambíguo.”#
   É óbvio que não concordam com o ponto de vista evolucionário defendido pelo Senhor Osborne. Mas nós, as Testemunhas dos Deuses Santos, cremos e agimos diferente desses homens quanto a isso. Por quê? Qual a diferença entre as crenças das Testemunhas de Jeová e as crenças defendidas por nós, Testemunhas dos Deuses Santos?
   Basicamente as TJ's se deixaram levar por ensinos pessoais, crenças inventadas pelo seu Corpo de Governantes. Elas, ‘obedecendo antes a estes homens que aos Deuses’, abandonaram muitas das crenças da verdade e, no que concerne acerca das origens da vida, se distanciaram para as fronteiras do mito por preferirem depositar sua confiança neste Corpo de Governantes religionista.Δ Os fatos não apoiam as crenças anti-evolução.
   A Bíblia apoia a evolução da vida como o conhecimento verdadeiro. A evolução criou tudo e todas as espécies de vidas — aqui e noutros incontáveis milhões de planetas, nas multigaláxias. Os próprios Deuses, não importam quantos sejam em número, são eles mesmos produtos da evolução! Só as Testemunhas dos Deuses Santos conhecem a verdade de modo exato e, corajosamente, preferem ‘escutar antes aos Deuses que a homens’. (Atos 5:29) Por quê? Porque elas se deixam guiar pelo “espírito dos Deuses santos” e não pelo que pregam homens senis, desviados da razão. — Daniel 4:8, 9.
O motivo dos erros religionistas
   Jesus indicou uma grande verdade sobre o funcionamento de sua futura congregação, ao decretar como uma verdade fundamental e vigorante: 'não aprovo a existência de um Corpo de Governantes sobre meus discípulos . . .' — Mateus 20:24-28.
   A existência e manutenção de um grupo de homens sobre os cristãos, governando-os, decidindo os rumos de sua fé, têm causado indizíveis problemas espirituais às ovelhas que ‘foram compradas com o sangue precioso do próprio Cristo’. (Atos 20:28) Qual Deus Jeová, um dos Deuses Todo-Poderosos, Jesus em breve vai eliminar o mau dentre seu povo. Ele não permitirá a existência de um corpo clerical ‘dominando sobre a herança dos Deuses’. Naquele tempo nenhum mito, mas somente a verdade, será tolerada entre seu povo. — 1 Pedro 5:3.

__________
* Você poderá ler a entrevista do Senhor Osborne clicando aqui.
# Veja A Sentinela de 15 de outubro de 1984, página 7.
Δ Os do Corpo dos Governantes têm continuamente pedido que seus governados continuem a depositar plena confiança neles e no que ensinam. Veja a última súplica em A Sentinela de 15 de abril de 2013, página 25, parágrafo 11.