12 de março de 2016

QUEM SÃO OS “VIGILANTES” DE DANIEL 4:17?

QUEM SÃO OS “VIGILANTES” DE DANIEL 4:17?

 “A coisa é por decreto dos Vigilantes e o pedido é pela declaração dos santos.” 
— Daniel 4:17, TNM.

O
S DEUSES santos Jeová usam uma Central de Monitoramento (ou de vigilância) 24h por dia, 365 dias por ano. Nada, ou quase nada, escapa da visão dos que ali monitoram (ou vigiam). Daniel, o profeta inspirado, mencionou os "Vigilantes" que ali trabalham. (Aramaico: i·rín; LXXBagster; grego: eir; latim: ví·gi·lum. - Daniel 4:17) O que um vigilante faz? Vigia algo, não é? Ademais, atentemos a outro detalhe mencionado no texto de Daniel, mas, para isso, leiamos o texto na íntegra:

"A coisa é por decreto dos Vigilantes e o pedido é pela declaração dos santos, para que os viventes saibam que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser, e estabelece nele até mesmo o mais humilde da humanidade.”

Vigilantes vigiam os eventos e, não raro, fazem isso desde
uma Central de Vigilância, ou de Monitoramento
  Daniel está escutando ao Rei Nabucodonosor de Babilônia narrando um sonho que ele mesmo, Nabu, teve, no qual, como ele mesmo diz, os "Vigilantes", atendendo a expresso “pedido” de certos “santos”, estavam 'decretando' que o próprio rei Nabu 'vivesse como animal por sete tempos', como mostra o contexto. (Leia Daniel 4:13-16) Mas, visto que o próprio rei não entendeu o assunto do sonho nem que era sobre si mesmo, pedia então explicações a Daniel, o profeta dos Deuses Jeová que tinha “o espírito dos Deuses santos”. (Daniel 4:8) Assim, os "Vigilantes" têm o poder de 'decretar' os assuntos no "reino da humanidade"! Mas quem são esses "Vigilantes" que têm esse poder dado pelo "Altíssimo" Antigo de Dias, o "Governante" nesta parte da galáxia? Daniel 7:9, 13, 22.

AOS DISCÍPULOS DE CRISTO É DADO O ENTENDIMENTO SOBRE OS “VIGILANTES”
  O segredo sagrado que envolvia os Vigilantes esteve escondido do conhecimento da humanidade em geral por todos esses milênios apenas por questão de segurança. Mas, como disse Daniel, um dia "os perspicazes" ("sábios", ARC, NVI.) entenderiam todo o assunto. Daniel 12:10.

  O entendimento de quem são os "Vigilantes" mencionados no texto de Daniel tem que ver com algo que Jesus falou:

"A vós [aos discípulos de Cristo] tem sido dado o segredo sagrado do reino dos Deuses, mas, para os de fora [os que não são discípulos de Cristo, por isso estão 'por fora' do assunto], todas as coisas ocorrem em ilustrações, a fim de que, olhando, olhem mas não vejam, e, ouvindo, ouçam mas não compreendam o sentido disso.” Marcos 4:11, 12, NM.

  A resposta à pergunta Quem são os "Vigilantes"? e onde é que eles estão posicionados para dali executarem seus trabalhos de vigilância pode ser obtida por se consultar "toda a Escritura inspirada pelos Deuses", sobretudo os livros dentre elas que mais falam a respeito dos Vigilantes mas que os perversos líderes apóstatas decretaram-nos como 'ocultos' das vistas do povo, tais como o livro de Enoque, o de Jubileus e muitos outros (as eruditas Testemunhas dos Deuses Santos estão examinando todos os livros das Escrituras para determinar quais deverão ser introduzidos na Sua Bíblia, a Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas).  2 Tom. 3:16.

  Para entendermos como funciona a Central de Monitoramento onde os "Vigilantes" trabalham, apontamos a leitura das páginas 14 a 16 de A Continela Anunciando o Reino dos Deuses Santos, de setembro a dezembro de 2015. Comece sua leitura debaixo do subtítulo "A IMPLANTAÇÃO DUMA CENTRAL DE GUARDIÕES-VIGILANTES NA TERRA". Eis o endereço da revista: http://www.calameo.com/read/003508578f18837a7eea6


Seu irmão santo e que adquiriu uma fé mais santa, Apóstolo Testemunhas dos Deuses Santos.