25 de janeiro de 2011

MUNDO ESPIRITUAL — O QUE É? EXISTE?

A Sentinela de 1º de dezembro de 2010 veio com a seguinte pergunta de capa: “Quem vive no mundo espiritual?” Daí o artigo passa a explicar uma das crenças nossas, a de que existe um mundo espiritual. Uma vez que se acredita que Deus, Jesus e os anjos — mesmo Satanás e seus demônios — possuem corpos espirituais; invisíveis, então tais seres têm de viver num mundo diferente do nosso mundo, e este mundo, conclui-se, tem de ser um mundo espiritual, invisível. Não é só as Testemunhas de Jeová que crêem assim, a grande maioria das religiões deste mundo também pensa assim. Ademais, há religiões que ensinam que até mesmo nós, seres humanos, ao morrermos, nos transformamos em espíritos e, assim, partimos para o mesmo mundo espiritual.
     Embora esta seja uma crença comum entre as religiões, ainda não houve sequer uma só que pudesse apontar onde fica esse suposto mundo incompreensível. Portanto, foi com muito gosto que passei a fazer um estudo pessoal bíblico sobre este, que me parece mais um exemplo de ensino equivocado.
     Embora não consigam apontar onde fica tal mundo, repare que a revista acima citada vem com uma foto de um pai apontando para o filho o que poderia ser a direção deste “mundo espiritual” — o pai aponta para além dos céus da terra!
Poderia realmente existir um mundo espiritual no espaço sideral, entre as estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea? Ou estaria localizado além dela? O que a Bíblia poderia nos revelar sobre este lugar fabuloso e por quê, afinal, é comum a crença num mundo espiritual?

Acharam o "Mundo Espiritual"?
      Debaixo do subtítulo “Seus atributos , Estudo Perspicaz das Escrituras explica que “O verdadeiro Deus não é onipresente, porque se fala dele como tendo localização. (1Rs 8:49; Jo 16:28; He 9:24) Seu trono está no céu. (Is 66:1) e O verdadeiro Deus é espírito, não carne (Jo 4:24; 2Co 3:17) — Vol. 1 pág 691.
Examinemos os textos citados objetivando encontrar uma pista sobre a localização do mundo espiritual. Leiamos 1 Reis 8:49: “Então, desde os céus, teu lugar estabelecido de morada, terás de ouvir a sua oração e o seu pedido de favor, e terás de executar julgamento para eles”. Repare que o mundo onde Deus vive é aqui chamado de “os céus”. Pode existir um mundo espiritual em alguma parte de nossa atmosfera? Ou seria em alguma parte dos céus do universo, lá fora, o local provável? Deveras é correto afirmar que o “lugar estabelecido de morada” de Deus (de todos os deuses) seja, não um mundo abstrato, mas em algum planeta em alguma estrela de nossa galáxia.
O que poderíamos entender por “céus”? Por exemplo, durante todo o período em que Deus e seus bilhões de filhos angélicos estiveram criando os nossos 'céus e terra', como já expliquei aqui, eles tinham uma base principal em orbita de nosso planeta. (Gênesis 1:1) Era ali que se situava a morada dos Deuses até irem para seu planeta de origem, depois de terem terminado tudo o que tinham para fazer aqui.
Agora é só visualizar eles subindo e descendo, dia após dia, séculos após séculos, enquanto executavam seus trabalhos aqui. Portanto, é só óbvio visualizarmos que “os céus” onde os deuses vivem originalmente tem de ser para além dos céus de nosso planeta, no espaço sideral, porém, este mundo deve ser um planeta, assim como o nosso. Servos humanos de Jeová observavam essa movimentação constante. Leia Gênesis 17:22, 28:12; Amós 9:6
      João 16:28, o próximo texto, diz: “Saí da parte do Pai e vim ao mundo. Outrossim, deixo o mundo e vou embora para o Pai.” Jesus aqui sequer indicou um mundo espiritual. Já Paulo, em Hebreus 9:24, explicou: “Porque Cristo entrou, não num lugar santo feito por mãos, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. Paulo também menciona o céu como o lugar onde Deus vive e nada fala sobre este local ser um mundo espiritual. Assim como o sumo sacerdote entrava na parte da tenda conhecido como o santíssimo, Jesus entrou no céu, onde Deus habita.
      Igualmente Isaías 66:1, o próximo texto apresentado ali em Perspicaz, fala dos céus como a morada de Deus e não um mundo abstrato. Leiamos: “Assim disse Jeová: 'Os céus são o meu trono e a terra é o meu escabelo'.

"Deus é Espírito"? 
     Mas talvez, a base da crença num suposto mundo espiritual é mais sustentada à base da pressuposição de que, como diz Perspicaz, “o verdadeiro Deus é espírito, não carne”. A base desta afirmação, dizem, são as palavras de Jesus, que disse: “Deus é Espírito [Lit.: “Espírito [é] o Deus.” Gr.: Pneú·ma ho The·ós.]”. (João 4:24) Será que Jesus realmente diz que 'Deus não é carne'? Não! O texto diz que “Deus é espírito” e a palavra carne não aparece aqui. Será que o texto narra aqui sobre a composição física de Deus? Não necessariamente!
      Por exemplo: como podemos entender as seguintes afirmações similares?: “Deus é luz— Deus tem um corpo de luz? Igual um vaga-lume ou igual a uma estrela? 1 João 1:5; “Deus é amor— como assim? O corpo dele é amor? 1 João 4:8; “Deus é a rocha— seria Jeová o equivalente ao nosso homem de pedra? Salmo 73:26; “Deus é fiel— como pode existir um corpo fiel? 1 Coríntios 10:13; “Deus é forte” Jó 36:5 — já esta expressão é mais fácil de se entender. Que outros textos podemos lembrar onde diz que 'Deus é . . . '? Vamos entender então como Deus pode ser espírito?
      Devemos ler o contexto para determinarmos como é que podemos entender a afirmação de Jesus sobre seu Pai 'ser espírito'. Leiamos: “Disse-lhe ele: 'Vai, chama teu marido e vem para este lugar.' Em resposta, a mulher disse: 'Não tenho marido.' Jesus disse-lhe: 'Disseste bem: “Não tenho marido.” Pois, tiveste cinco maridos, e o [homem] que agora tens não é teu marido. Isso disseste verazmente.' A mulher disse-lhe: 'Senhor, percebo que és um profeta. Nossos antepassados adoravam neste monte; mas vós dizeis que o lugar onde as pessoas devem adorar é em Jerusalém.' Jesus disse-lhe: 'Acredita-me, mulher: Vem a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai. Adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação se origina dos judeus. Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.' A mulher disse-lhe: 'Eu sei que vem [o] Messias, que é chamado Cristo. Quando este chegar, ele nos declarará abertamente todas as coisas.' Jesus disse-lhe: 'Eu, que falo contigo, sou ele'.— João 4:16-26
A carne X espírito
      Aquela mulher samaritana, embora uma adoradora de Deus, igual a muitos judeus, praticava as obras da carne e não do espírito (compare com Gálatas 5:13-25 e 1 Coríntios 3:3). Desta forma, 'adorava o que não conhecia', porque Deus nem pratica nem aprova uma vida devassa. A adoração a Deus não pode ser maculada por práticas carnais. Querer adorar a Jeová assim é viver uma adoração mentirosa. Daí Jesus profetizou que seu Pai estava em busca daqueles que o adorassem praticando as obras do 'espírito' e não as 'da carne' e 'em verdade' não uma 'vida de mentiras' livres de pecaminosidades na carne e de mentiras religiosas*. Similarmente, ali não fala do corpo literal de Deus e sim da personalidade e disposição mental dele.
      O contexto, portanto, sugere que nós precisamos ser 'espíritos' no sentido de praticar “os frutos do espírito”, conforme disse Paulo em Gálatas 5:22, que são: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, [e] autodomínio” e não por nos transformarmos literalmente de corpos carnais a um corpo espiritual que não existe. O texto conclui dizendo que “os que pertencem a Cristo Jesus pregaram na estaca a carne com as suas paixões e desejos”
      Leiamos o próximo texto que aparece em Perspicaz junto com João 4:24. Leiamos 2 Coríntios 3:17:
      Ora, Jeová é o Espírito; e onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade. Esta afirmação é muito similar à de João 4:24. Leia o inteiro contexto e reparará que, mesmo ali, fala-se novamente do tipo de Deus que Jeová é — ali menciona um Deus de espírito livre. Através da Lei do Cristo, que substituiu a Lei de Moisés, ele concedeu aos seus adoradores o mesmo espírito de liberdade. O contexto (versículo 6) mostra que foi Deus “quem deveras [habilitou os apóstolos] adequadamente para ser[em] ministros dum novo pacto, não dum código escrito, mas de espírito; pois o código escrito condena à morte, mas o espírito vivifica.” Portanto, longe de este texto está se referindo ao corpo de Deus, compara a superioridade do Novo Pacto Mediado por Seu Filho — um Pacto espiritual tendo a liberdade como alvo — em relação ao antigo Pacto Mosaico — baseado na carne e tinha a escravidão a ela como impedimento para a adoração plena a Deus, o Ser mais espiritual.
      Agora leiamos o texto com o contexto: “Portanto, visto que temos tal esperança, estamos usando de muita franqueza no falar, e não fazemos como Moisés [fazia], pondo um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não fitassem atentamente os olhos no fim daquilo que havia de ser eliminado. Mas as suas faculdades mentais estavam obtusas. Pois até o dia atual permanece o mesmo véu sem ser levantado, por ocasião da leitura do antigo pacto, porque é eliminado por meio de Cristo. De fato, até o dia de hoje, sempre que se lê Moisés, há um véu deitado sobre os seus corações. Mas, quando há um retorno a Jeová, é retirado o véu. Ora, Jeová é o Espírito; e onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade. E todos nós, ao passo que com rostos desvelados refletimos como espelhos a glória de Jeová, somos transformados na mesma imagem, de glória em glória, exatamente como feito por Jeová, [o] Espírito. — 2 Coríntios 3:12-18.

Deus - Perfeito em Espiritualidade
      Sim, seremos pessoas espirituais tanto quanto nosso Deus Jeová É se, ao invés de andarmos como escravos da carne, andarmos refletindo a glória espiritual de nosso Deus que é perfeito em qualidades espirituais. Obedeçamos Paulo, que disse: “Persisti em andar por espírito, e não executareis nenhum desejo carnal. Pois a carne é contra o espírito no seu desejo, e o espírito contra a carne; porque estes estão opostos um ao outro, de modo que as próprias coisas que gostaríeis de fazer, não fazeis. Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei. Gálatas 5:16-18
      Assim sendo, vimos aqui que Deus (ou todos os demais deuses) não têm corpos espirituais e que, portanto, é por isso que a bíblia nada ensine sobre um mitológico “mundo dos espíritos”. Há muitos textos na Bíblia que dá até margem para imaginarmos tal mundo, mas, ao serem analisados minuciosamente num estudo pessoal, levando-se em conta nossa “faculdade de raciocínio” (Romanos 12:1) e tendo a toda-importante ajuda do “ajudador” (João 14:16) de Deus, conseguiremos ver a verdade. Então, se todos os deuses não moram num suposto mundo espiritual e não possuem corpos igualmente espirituais, onde vivem e com que corpos? Num próximo estudo pessoal chegaremos à verdade sobre isso.
      Há, de fato, muitas outras verdades que o espírito de Deus tem me revelado (ele foi derramado sobre 'minha carne' — Joel 2:28) e que serão disponibilizadas aqui gradualmente. Anteriormente, nos tempos apostólicos, nem adiantaria a Jesus narrar sobre muitas destas verdades devido ao fato de seus ouvintes não estavam preparados para suportar esses lampejos de luz, mas que agora é chegado o momento certo. Jesus disse: Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas não sois atualmente capazes de suportá-las”. — João 16:12.

* “Portanto, os em união com Cristo Jesus não têm nenhuma condenação. Pois a lei desse espírito que dá vida em união com Cristo Jesus libertou-te da lei do pecado e da morte. Porque, havendo incapacidade da parte da Lei, enquanto ela estava fraca por intermédio da carne, Deus, por enviar o seu próprio Filho na semelhança da carne pecaminosa e concernente ao pecado, condenou o pecado na carne, para que a exigência justa da Lei se cumprisse em nós, os que andamos, não de acordo com a carne, mas de acordo com o espírito. Pois, os que estão de acordo com a carne fixam as suas mentes nas coisas da carne, mas os que estão de acordo com o espírito, nas coisas do espírito. Pois a mentalidade segundo a carne significa morte, mas a mentalidade segundo o espírito significa vida e paz; porque a mentalidade segundo a carne significa inimizade com Deus, visto que não está em sujeição à lei de Deus, de fato, nem pode estar. De modo que os que estão em harmonia com a carne não podem agradar a Deus.Romanos 8:1-8

3 comentários:

Anônimo disse...

www.youtube.com/watch?v=hjeidaech1g&feature=related
por favor olhe até o final e me dê a sua opinião , é a respeito de pessoas que tiveram contato com o livro de enoque no passado e afirmam ter tido contato com o espírito que inspirou o livro.

Apóstolo TDS disse...

Irmão, tu só envia links que nunca funcionam. Por quê?

Anônimo disse...

também não sei porque, brother