11 de novembro de 2011

“LEGALMENTE CASADOS” – O QUE ISSO SIGNIFICA?


O
O que é está "legalmente casados"?
 EXEMPLAR DE A SENTINELA de 1. de novembro deste ano, ao abordar a questão toda importante sobre o casamento, faz a seguinte pergunta: “A Bíblia aprova que um homem e uma mulher vivam juntos sem estar legalmente casados? (página 5) Como Testemunhas de Jeová respondemos facilmente a essa pergunta, com um convicto “NÃO”. Diríamos sem pensar que ‘Deus não aprova um homem e uma mulher viverem juntos sem estar casados’, que isso equivaleria a estar vivendo de fornicação. Já os que vivem juntos sem se casar têm dito que ‘o que importa para Deus, e para eles próprios, é o amor e não um documento’. É um fato bem conhecido que, no mundo de hoje, existam incalculáveis casais convivendo nessa situação, sem estar “legalmente casados”. Estão todos estes ‘vivendo em fornicação’, como diz a revista A Sentinela? Bem, na verdade isso muito depende do que entendemos como um ‘casamento legal’. Assim, o que significa, para nós religiosos e para a Bíblia, estar um homem e uma mulher "legalmente casados"?

“Legalmente casados” – do ponto de vista religioso
  Nem é preciso ser uma Testemunha de Jeová para responder que, "segundo a Bíblia, estar um homem e uma mulher 'legalmente casados' é quando os dois foram a um cartório e formalizaram ali sua união, por assinar um documento – a Certidão de Casamento". Ainda que para algumas organizações religiosas apenas este documento sirva para comprovar um casamento dito legal, para outras, porém, isso só não basta. Há religiões que afirmam que, para um homem e uma mulher estar “legalmente casados”, os dois têm, também, de casar-se em sua igreja.  

Assim, é comum vermos mulheres trajadas com um vestido branco, acompanhado de véu e grinalda, ao passo que o homem a recebe num altar, estando também devidamente trajado com suas vestimentas características.* Ainda outro detalhe que não pode faltar para que uma mulher e um homem estejam “legalmente casados” do ponto de vista religioso, é a existência das alianças de ouro, cintilando nos dedos de ambos.

  E para a Bíblia, o que significa está um homem e uma mulher “legalmente casados”?

“Legalmente casados” – do ponto de vista bíblico
O casal, Adão e Eva, não assinaram
nenhuma Certidão de Casamento
  De acordo com a Bíblia, para um homem e uma mulher estarem legalmente casados, basta que os dois estejam compromissados em cumprir o que Deus determinou para ambos no casamento. E o que Ele determinou?  Que o homem esteja disposto a ‘deixar seu pai e sua mãepara, em seguida, “se apegar à sua esposa”. O mesmo se exige da mulher decidida a casar-se. Neste casamento bíblico não é mencionado um vestido branco, um cartório, um par de alianças de ouro, também nada de um lindo buquê de rosas e tampouco se mencionou ali uma Certidão de Casamento. Não, o requisito para eles era simples e fácil de ser atingido por qualquer casal de noivos. Embora simples, este tipo de casamento era tão intenso que, ao se unirem assim, os dois se ‘tornariam uma só carne. – Gên. 2:24.

  É até verdade que os religiosos dos tempos de Cristo - os fariseus - mencionaram um documento, um “certificado de divórcio”, para que um casal se separasse. O que leva alguns a concluírem que houve também um documento para que os dois estivessem casados. Mas o texto não diz isso e, ademais, conforme é de fácil dedução ao se ler o contexto, tal “certificado de divórcio” fora algo criado após a Lei de Moisés, por homens que ‘amarravam cargas pesadas sobre os ombros dos homens’.  É fácil vermos que Jesus não endossou tal documento como algo da parte de seu Pai. Em resposta àqueles fariseus que o tentavam, Jesus confirmou o modelo simples do casamento divino, conforme originalmente criado por Jeová Deus, lá no Éden. – Mateus 19: 3-9; 23:4.

  Jesus, inclusive, foi a uma festa de casamento. Certamente aquele foi um casamento ao modo simples, o bíblico, conforme instituído por Deus lá no Éden. O relato nada fala sobre um cartório, um documento “legal” ou outros detalhes só hoje observados nos ditos ‘casamentos legais’. – joão 2:1, 2.

Boas novas aos que hoje “vivem juntos”
"Viver junto" é, também, um 'casamento legal'
  Portanto, que todos saibam hoje, que os que “vivem juntos”, não estão vivendo em “fornicação”, conforme ensina a revista aqui já mencionada. Trata-se de um equívoco e, quando líderes e organizações religiosas ensinam e obrigam os casais que se 'casem legalmente para serem aprovados por Deus', trata-se de 'amarrar cargas nos ombros dos homens’. Não têm o apoio legal das Escrituras. Muito pelo contrário! Os casais que "vivem juntos" estão dentro de um arranjo totalmente bíblico, santo e aprovado pelos Deuses santos! É assim, porém, somente se o casal estiver resolvido a continuar a ‘ser uma só carne’, vivendo os dois numa relação séria e tendo em vista a permanência até que a morte os separe.

  Saber dessa verdade, porém, implica também que todas as organizações religiosas – principalmente a minha – estejam dispostas a rever seus conceitos sobre o que entendem ser um ‘casamento legal’ perante Deus e, estando revestidos de corajosa humildade, que voltem a ensinar e a aceitar o verdadeiro casamento legal – o casamento simples bíblico.

_________________________

*Este tipo de casamento virou o maior comércio do setor já comprovado. Compare com este texto.

7 comentários:

Anônimo disse...

aê tô ligado que você está excluindo comentários que te constrangem, não é mesmo? seja franco e sincero que você não perde nada com isso.

Apóstolo TDS disse...

Não, irmão. Aqui não se apagam comentários. Talvez o irmã tenha comentado em outros blogs e está fazendo confusão.

Wandrey

Anônimo disse...

olha o que esta reservado para quem tem este tipo de pensamento! Revelação 21:8

Apóstolo TDS disse...

Rev.21:8:

"Quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”

Faltou o irmão definir a que "tipo de pensamento" o irmão fala. Se é ao tipo de pensamento a que estou tendo através do meu estudo pessoal ou ao tipo de pensamento expresso no texto de Revelação. É claro que, se for ao tipo de comportamento expresso no texto, o irmão está correto. Já se for ao tipo de pensamento do qual estou defendendo após meticuloso estudo pessoal da bíblia, o irmão não tem razão - está "mentalmente em escuridão" e quando uma pessoa se encontra nesta situação 'está nas garras do capeta' e fala contra o "espírito dos Deuses santos". - 2Co 4:4; Daniel 4:8, 9, 18.

Wandrey Suárez
Apóstolo para as Redes Sociais e blogs da Internet

Kátia Soares disse...

Tô encantada com seu blog. Vc nem parece aquelas TJ's insuportaveis que eu conheço. Parabéns pelos textos!

Apóstolo TDS disse...

Obrigada, irmã, pelos elogios sinceros.

Mas não chame nossos irmãos de chatos não. Acontece que são assim porque seguem ordens que ops torna assim. Há um Corpo de Governantes sobre nós, dizendo o que fazer e como fazer.

Se conheces um pouco da Bíblia, lembre-se do caso eu que o Senhor pediu que seus discípulos 'fizessem o que eles mandam'. É uma questão de estarmos obedientes ao Senhor. Aquele corpo dos Governantes judaicos estavam ensinando o povo errado. Eles até mesmo mandaram o povo gritar assim: 'queremos que Barrabás viva, mas que matem Jesus. Que o sangue dele venha sobre nós . . . '

Observe, que quando o povo repetia o que seus líderes mandavam, eram uns chatos, mas os culpados derradeiros não eram os que os governam? Certamente!

Assim, nós temos um Corpo de Governante sobre nós, nos mandando 'sermos chatos'.

Mas vamos melhorar e os Deuses santos já até têm um plano - é só acompanhar o progresso da luz.

Wandrey
ARSBI

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=G5Itn8lYycg

janjão , por gentileza comente o vídeo