29 de setembro de 2012

VOCÊ ANDA POR ESPÍRITO OU PELA CARNE?


“Porque todos os que são conduzidos pelo espírito dos Deuses [santos],
estes são filhos dos Deuses.” — Romanos 8:14.

O
Líderes Governantes religionistas, num esforço
de 'deturpar' as palavras de Paulo, têm causado
"prejuízos" a si mesmos.
 APÓSTOLO PEDRO explicou que, nas “cartas” de Paulo “há algumas coisas difíceis de entender, as quais os não ensinados e os instáveis estão deturpando, assim como fazem também com o resto das Escrituras, para a sua própria destruição.” (2 Pedro 3:16) A fraseologia usada por Pedro nos faz lembrar das palavras utilizadas por Salomão, que escreveu: “Tudo isto eu tenho visto, e houve um empenho do meu coração em todo o trabalho que se tem feito debaixo do sol, durante o tempo em que homem tem dominado homem para seu prejuízo.” (Eclesiastes 8:9) Sim, tanto Salomão quanto Pedro nos advertiram quanto a homens que dominam e que, em sua ânsia de governar os leigos, têm deturpado as palavras de Paulo e de todas as escrituras, causando prejuízos irreparáveis aos santos cristãos. Qual o maior dos prejuízos que estes líderes governantes têm causado? Examinemos um assunto que o próprio apóstolo, Paulo, fez questão de frisar a todos nós, cristãos, mas que os homens “não ensinados e os instáveis estão deturpando, . . . para sua própria destruição”, ou “prejuízo”.
   Em sua carta aos romanos, o inspirado apóstolo Paulo abordou sobre um assunto totalmente novo, de ‘difícil entendimento’ para os da época dele, mas de vital compreensão e aceitação para seus leitores. Tinha que ver com a questão sobre os que viviam pela carne e os que viviam pelo espírito. Partindo desde o primeiro capítulo, onde é abordado o aspecto de como Jesus, qual descendente de Davi “segundo a carne”, tornou-se “Filho dos Deuses, segundo o espírito de santidade, por meio da ressurreição dentre os mortos”, e culminando na seguinte declaração: “Todos os que são conduzidos pelo espírito dos Deuses [santos], estes são filhos dos Deuses”. (Romanos 8:14) Quem, segundo o raciocínio “difícil de entender” de Paulo, eram os conduzidos pelo “espírito dos Deuses santos” e de que forma podiam eles serem “filhos dos Deuses”? — Daniel 4:8, 9.
Todos os que andam por espírito, são os “filhos dos Deuses”
   As palavras do apóstolo não precisam mais ser de ‘difícil compreensão’ — não nos tempos avançados em que estamos vivendo. Paulo, sob inspiração, revelou que “todos os que [eram] conduzidos pelo espírito” nos seus dias, eram “filhos dos Deuses”. Ele não fez como os atuais líderes governantes religionistas, que separam os cristãos em duas classes: a “classe dos Ungidos Filhos dos Deuses e a classe dos da Grande Multidão, que não podem ser filhos, mas apenas amigos dos Deuses”, conforme crença amplamente conhecida e divulgada pelos do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, minha própria religião. Estes homens, já por quase 50 anos,1 têm agido quais homens que ‘dominam outros para seu (o deles) próprio prejuízo’, causando divisão entre os cristãos.
As Testemunhas dos Deuses Santos seguem
andando por espírito
   No final de sua carta, Paulo deu uma clara exortação a todos os cristãos, os que andavam promovendo a ideia de o cristão andar de acordo com a carne. Quem eram eles? Eram os que ‘causavam divisões’ nos seus tempos. Disse Paulo: “Exorto-vos agora, irmãos, que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis. Pois homens dessa sorte são escravos, não de nosso Senhor Cristo, mas de seus próprios ventres; e, com conversa suave e palavras elogiosas seduzem os corações dos cândidos”. Nos tempos de Paulo, os que ‘andavam de acordo com a carne’ eram os líderes governantes judaicos. Estes, de todos os modos, tentaram ‘causar divisões e motivos para tropeços contra o ensino que os cristãos aprenderam’ dos apóstolos. Como estes homens conseguiam isso? Há um pequeno, porém importante, detalhe sobre a composição do grupo de irmãos que lideravam a obra cristã daquela época. Qual?
Os “apóstolos e anciãos” cristãos
   Quem eram os irmãos que estavam na dianteira da obra cristã? Segundo os atuais líderes religionistas das Testemunhas de Jeová, os cristãos eram comandados por um “Corpo Governante” cristão, composto pelos “apóstolos e anciãos de Jerusalém”. As Escrituras, no entanto, nada falam deles em termos de um “Corpo de Governantes”. Ao contrário! Jesus advertiu fortemente contra a criação de um grupo de homens assim entre Seus discípulos. (Leia Mateus 20:24-28) Segundo ele, todos os cristãos são iguais; todos eram irmãos. (Leia Mateus 23:1-12) Então quem eram os “apóstolos e [os] anciãos de Jerusalém”?
Os “Apóstolos”
   Quanto à identidade dos “apóstolos” não precisamos discutir, pois o próprio Senhor Jesus foi quem os escolheu. Eram doze homens a princípio. Mais tarde, houve também apóstolos que não pertenciam aos doze, como o apóstolo Paulo, por exemplo, que fora comissionado “apóstolo para as nações”. (Romanos 1:5; Gálatas 2:8) Entretanto, mesmo nesse caso, ele fora escolhido pelo próprio Deus Jesus. Assim, todos os apóstolos eram — e ainda o são — homens escolhidos pelo próprio Jesus. Então, quem eram os que compunham o outro grupo, os “anciãos”, e que ficavam junto aos apóstolos em Jerusalém?
Os “Anciãos”
   A questão de quem eram os do grupo de “anciãos” que faziam frente aos cristãos junto com os apóstolos escolhidos de Cristo nunca que fora plenamente compreendida — até agora. Visto que Jeová têm o propósito de que a verdade brilhe cada vez mais, a ponto de acabar com a escuridão, decretou que este é o momento de sabermos quem eram eles. Para isso, leiamos Atos 15:1-6:

Certos homens desceram então da Judeia e começaram a ensinar os irmãos: ‘A menos que sejais circuncidados, segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.’ Mas, quando havia ocorrido não pouca dissensão e disputa com eles da parte de Paulo e Barnabé, providenciaram que Paulo e Barnabé, e alguns outros deles, subissem até os apóstolos e anciãos em Jerusalém, com respeito a esta disputa.
Concordemente, depois de serem acompanhados parte do caminho pela congregação, estes homens continuaram viagem, . . . Chegando a Jerusalém, foram recebidos benevolamente pela congregação e pelos apóstolos e anciãos, e eles narraram as muitas coisas que os Deuses tinham feito por meio deles. Contudo, alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se dos seus assentos e disseram: ‘É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés.
E os apóstolos e os anciãos ajuntaram-se para considerar esta questão.

Anciãos inimigos 'assentavam-se' entre os apóstolos cristãos
   Observe que os que “desceram” à Judeia com o objetivo de ‘ensinar os irmãos a obedecer à circuncisão, conforme a Lei dada a Moisés’,2 compartilhavam do mesmo pensamento daqueles “alguns dos da seita dos fariseus” que conviviam junto aos apóstolos em Jerusalém. Qual o papel destes homens dentro do arranjo cristão? Eles eram os “anciãos”. Quando Paulo e Barnabé “narraram as muitas coisas” aos “apóstolos e [a estes] anciãos”, incluíram também o problema em prol do qual ‘subiram a Jerusalém’, isto é: buscar solução para a “disputa” que houve após disseminação do ensino promovido por “certos homens que haviam descido à Judeia”. Os apóstolos do Cristo mal puderam assimilar a denúncia. Antes de eles sequer pensarem como resolver a situação, “alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se dos seus assentos e disseram: ‘É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés’.” Estes homens não perdiam tempo — nem a oportunidade de promover seus ensinos carnais!
   Quem diria, os apóstolos estavam rodeados por inimigos, que, num fingimento religionista típico, aparentavam ter “crido” e, mantendo seu estilo de ‘gostar dos primeiros assentos’, tinham “assentos” fixos entre os que lideravam a obra cristã! (Leia Mateus 23:6) Estes homens defendiam que os cristãos deveriam voltar a praticar as obras da carne em vez de viverem por espírito! O apóstolo Paulo, em Romanos, associou a obediência à lei de Moisés a viver pela carne. Disse ele em Romanos 7:1-6:

Será que não sabeis, irmãos, (pois estou falando aos que conhecem lei,) que a Lei domina sobre o homem enquanto ele vive? Por exemplo, a mulher casada está amarrada por lei ao seu marido enquanto ele viver; mas, se o seu marido morrer, ela está exonerada da lei de seu marido. . . .
Assim, meus irmãos, vós também fostes mortos para com a Lei, por intermédio do corpo do Cristo, para que vos tornásseis de outro, daquele que foi levantado dentre os mortos, a fim de que déssemos fruto para os Deuses. Pois, quando estávamos de acordo com a carne, as paixões pecaminosas, incitadas pela Lei, trabalhavam em nossos membros para que produzíssemos fruto para a morte. Mas agora fomos exonerados da Lei, porque morremos para com aquilo que nos segurava, para que fôssemos escravos num novo sentido, pelo espírito, e não no velho sentido, pelo código escrito”.

   Observou? Para aqueles primitivos cristãos, que haviam sido libertos da Lei, voltar a viver de acordo com a Lei dada a Moisés, significaria viver de acordo com a carne que, por sua vez, conduzia a pessoa à morte. Já para os que persistissem em viver por espírito, tinham de está livres da observância dada pela Lei de Moisés. Mas os “anciãos”, que ‘assentavam’ com os apóstolos, promoviam o erro. Segundo eles, os discípulos deveriam viver de acordo com a carne, por voltar a praticar a Lei. O que isso tudo nos ensina? Qual é a implicância de, hoje, líderes e governantes religionistas, promoverem um ensino em que os discípulos não são “filhos dos Deuses”?
Fiquemos de olho e evitemos os que causam divisões em nossos dias!
O Corpo dos Governantes das
Testemunhas de Jeová,  estando
profeticamente montados em nós,
nos escraviza e nos condiciona a
meros 'amigos dos Deuses'.
   Jesus promoveu a ideia de que todos os seus discípulos fossem iguais. Os apóstolos seguiram essa mesma linha de raciocínio. Paulo condenou os líderes religionistas que suprimem a verdade aos seus leigos, classificando-os como não sendo “filhos dos Deuses”, dizendo: “O furor dos Deuses está sendo revelado desde o céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade de modo injusto, porque aquilo que se pode saber sobre os Deuses é manifesto entre eles, porque os Deuses lho manifestaram”. (Romanos 1:18, 19) Iguais aos “anciãos” infiltrados entre os primitivos cristãos, que eram apresados em ‘levantar-se de seus assentos’ para condenar os cristãos a ‘deixarem de ser filhos dos Deuses por viverem de acordo com a carne’, os atuais líderes governantes religionistas “suprimem a verdade de modo injusto”. Que verdade é esta?
   A verdade de que todos nós, cristãos que vivem de acordo com o espírito, somos verdadeiros “filhos dos Deuses”. Como tais, é vital que devamos participar dos emblemas da carne e do sangue do Cristo por ocasião da Comemoração da morte do Cristo e, também, sendo “filhos”, somos “ungidos”. O que desclassifica realmente um cristão de ser ou não “filho dos Deuses”, “ungido” ou não, não é a “divisão” que líderes governantes infiltrados entre os santos promovam, mas sim se o crente está andando por espírito ou pela carne. Você, caro crente, anda por espírito ou pela carne? – Leia Romanos 8:1-17; Gálatas 5:19-22.
__________
   1 A criação de um Corpo dos Governantes entre as Testemunhas Cristãs de Jeová de hoje, se deu na década de 70 do século passado.
   2 A Lei dada a Moisés fora abolida por ocasião da vinda de Jesus à terra. 

22 de setembro de 2012

PAPIRO BÍBLICO SUGERE LIGAÇÃO ENTRE JUDAS E JOSÉ DIRCEU

Imagem encontrada junto com o papiro mostra o momento em que Jesula tenta ressuscitar Haddad

M
URO DAS LAMENTAÇÕES - Historiadores da USP anunciaram a descoberta de um papiro datado do século 4 que sugere uma relação próxima entre Judas e José Dirceu. "Suspeitávamos que Dirceu fora o chefe da quadrilha que coordenou a traição a Jesula, mas não havia provas disso. O papiro já foi escaneado e anexado aos autos do julgamento do mensalão", explicou a pesquisadora Renata Azevedo.1

Escrito em língua cooPTa, a mensagem do papiro envolve ainda o petroleiro, construtor de dutos,2 Marcos Valério no superfaturamento de pães para a Santa Ceia. "Agora ficou claro: Jesula não multiplicou pães e vinhos à toa", corrigiu Azevedo. Há indícios de que Delúbio Soares tenha orado, sem êxito, em prol do milagre da transformação de recursos públicos em caixa de campanha.

A origem do fragmento era um mistério, até José Sarney dar falta de uma pasta em seu sarcófago após uma faxina.2

_____________
   1 Um pouco de piada faz bem, e quando ela é inteligente, ainda mais. A fonte original da abençoada é a revista Piauí, confira aqui.
   2 Algumas modificações achamos ser necessária a inclusão. 

17 de setembro de 2012

UM PAI E SEUS MUITOS FILHOS — INÍQUOS DESDE O “PRINCÍPIO”


Quando se deu o tempo chamado em Gênesis 1:1, o “princípio”?

O Texto, segundo a Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas, reza assim: 
“No princípio os Deuses criaram os Céus e a Terra”.

D
E ACORDO com o nosso cômputo do tempo, quando foi que os Deuses “criaram os céus e a Terra” e o que isso tudo indicou? Sabermos isso nos abrirá a mente para entendermos outro quebra-cabeça, igualmente enigmático. Qual? O significado das seguintes palavras reveladoras, escritas pelo apóstolo cristão João, que disse:

Caim, desde o "princípio", tornou-se o primeiro 'filho do iníquo'.
Ele fora um odiador, mentiroso e assassino. Todos os que seguem
suas veredas são também, por natureza, filhos do Diabo.
Quem estiver praticando o pecado origina-se do Diabo, porque o Diabo tem estado pecando desde o princípio. Com este objetivo foi manifestado o Filho de Deus, a saber, para desfazer as obras do Diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não está praticando o pecado, porque a Sua semente reprodutiva permanece em tal, e ele não pode praticar o pecado, porque nasceu de Deus. Os filhos de Deus e os filhos do Diabo evidenciam-se pelo seguinte fato: Todo aquele que não está praticando a justiça não se origina de Deus, nem aquele que não ama seu irmão. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que devemos ter amor uns pelos outros; não como Caim, que se originou do iníquo e que matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas próprias obras eram iníquas, mas as de seu irmão eram justas.” — 1 João 3:8-12, TNM.

   Qualquer leitor com o mínimo de atenção, mas que busca a compreensão dos assuntos, enxerga de primeira que João relaciona o tempo do início do pecado de Satanás, o Diabo — bem como de seu primeiro filho, espiritualmente falando, Caim — ao tempo correspondente ao “princípio” de Gênesis 1:1. “O Diabo tem estado pecando desde o princípio”, esclareceu ele. Caim, igualmente, ‘por ter se originado deste iníquo, tem estado pecando também desde esse “princípio”'. Como? ‘Por ter odiado e matado seu irmão, Abel’, explicou o apóstolo.
   
Quado foi o princípio de Gênesis 1:1?
   De acordo com nosso calendário, esses eventos, obviamente, se deu a apenas uns seis mil anos atrás. Em que isso importa? Importa porque essa informação reveladora encerra um segredo sagrado guardado desde aquele “princípio”, mas revelado agora a nós, às ungidas Testemunhas dos Deuses Santos. (Romanos 16:25) Que segredo sagrado é este?
   Que foi a apenas seis mil anos que os Deuses terminaram a criação dos “céus e da terra e o mar e tudo o que neles há” e que, obviamente, todas estas criações não foram literais, mais simbólicas. Isto indica que o tempo total que compreendeu o princípio foram os ‘seis dias criativos’, de Gênesis 1:2-2:4, descansando os Deuses no “sétimo dia”. (Gênesis 2:2; Êxodo 20:11) Em última análise, isto significa que o princípio estendeu-se de cerca do ano 4.026 AEC, data provável para a criação de Adão e Eva, a aproximadamente 10.000 AEC. O que tudo isso indica?
   Primeiramente, que “os céus e a terra” que eles “criaram”, de modo algum poderia ser, como acreditam e pregam os líderes governantes de minha própria religião, as Testemunhas de Jeová,1 o universo (os “céus”) e o planeta terra (a “Terra”). Certamente, nem Caim, nem o Diabo, estão "pecando" desde a 13,7 e 4,5 bilhões de anos, quando o universo e o planeta terra, respectivamente, vieram à existência. Ao lermos o relato transparente do Gênesis, do mesmo modo como se deu no caso do relato de João, nos damos conta que os “céus e a terra” que os Deuses criaram estão relacionadas aos trabalhos executados por eles aqui mesmo neste planeta. Isso tudo implica que a crença de que o Universo foi criado por um Deus — ou por todos eles — trata-se de um tremendo engodo religionista; uma crença que, mesmo aparentando ser benéfica, não representa a ‘verdade que liberta’. — João 8:32.
   Já vimos noutros estudos que o próprio Jesus, o nosso Senhor — ele mesmo um dos Deuses santos —, também relacionou a criação de Adão e Eva à mesma época; ao princípio.

Os filhos do Diabo serão jogados na "segunda morte"
   Se é assim, por que persistem os mentirosos a promoverem suas mentiras? Por uma simples e reveladora razão, evidenciada tanto por João quanto pelo Senhor: porque, mentindo, agem quais “filhos” do “pai da mentira”, Satanás, o vil mentiroso e trapaceiro. Todos os mentirosos, portanto, remontam sua parentela, espiritualmente falando, a Caim e a Gadrel, o Deus da impureza. (Enoque 67:6, 7; João 8:44). Agora, eis um aviso que, ouvindo estes, lhes “tinirão ambos os ouvidos” (1 Samuel 3:11): “Quanto . . . a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.” O conselho oportuno é: parem de mentir e de acreditar e gostar da mentira. Não vêem que indo neste caminho é sem futuro? — Revelação (Apocalipse) 21:8, TNM.

_____________
   1 Jesus pregou aptamente contra a existência de Governantes sobre seus discípulos. Veja Mateus 20:24-28.
   2 Veja os artigos: “O ‘Princípio’ é o mesmo que os ‘seis dias’ criativos” e “’No princípio’ — quando mesmo?” 

14 de setembro de 2012

REVISTAS DA VERDADE PARA BAIXAR LIVREMENTE


A todos os assinantes de A Continela:

E
Baixe livremente as publicações da parte de Jeová
STAMOS bem cientes da necessidade de todos os nossos irmãos em alimentar-se espiritualmente com o que o “espírito dos Deuses santos” tem providenciado através da classe-escravo. Durante estes oito meses, estivemos enviando o espiritual alimento a todos os correletes, conforme é do conhecimento de todos. (Daniel 4:8, 9) Entretanto, já por quase três meses temos visto uma certa perseguição ‘fatigosa’, através do bloqueio do envio das revistas por parte do Google. (Lamentações 5:5) Assim, passamos a receber milhares de reclamações de nossos irmãos, vindas de várias partes do Brasil e do mundo, afirmando que não haviam recebido a revista corrente. A princípio chegamos a cogitar a possibilidade de que as remessas estivessem indo diretamente para a caixa de spam do usuário, mas, ao executarmos alguns testes, deparamo-nos com a verdade nua e crua: era mesmo o Google quem estava bloqueando as remessas, uma ‘perseguição sistemática e injusta’. — Mateus 5:10.
   Embora ruim, a situação ficou ainda mais crítica quando, sem aviso, o perseguidor passou a se utilizar de técnicas ainda mais injustas e cruéis: a eliminação indiscriminada dos nossos endereços e contas de correletes. Isto é um tremendo absurdo! Como podem agir assim, com tamanha falta de responsabilidade e compromisso com os seus usuários? Enviamos várias mensagens e, inclusive, um dos nossos associados, que coincidentemente trabalha a apenas alguns quarteirões da sede do Google, no bairro Pinheiros, foi pessoalmente até lá, tentar entender essa atitude deles, mas sem sucesso; nunca nos responderam sequer uma mensagem.
   Assim, após muita oração e suplica, buscamos e obtivemos a orientação de Jeová. Eles não nos deixariam ser 'perseguidos além da conta'. (1 Coríntios 10:13) Portanto, como medida corretiva permanente, passamos a disponibilizar as publicações para que sejam baixadas livremente pelos assinantes e demais interessados. Entramos em contato com uma empresa (scribd.com), que se mostrou disposta a nos ajudar. Portanto, a partir de hoje, 14 de setembro de 2012, as revistas e demais publicações da Associação Torre de Monitoramento de Bíblias e Tratados do Brasil, entidade jurídica utilizada pelas Testemunhas dos Deuses Santos, estão livremente disponíveis ao público no seguinte endereço:


Clique no quadro
   Achamos que deste modo todos os nossos irmãos e demais interessados, poderão alimentar-se sem impedimento e nós não mais seremos o alvo das perseguições do Google. Também melhorará nosso tempo, que, no modelo anterior estava sendo direcionado ao envio das revistas a mais de 15 mil assinantes. É certo que ainda continuaremos a enviá-las via correlete até certo tempo, pois nem todos entram no site para ler os artigos postados e, portanto, não saberão desse anúncio.
   Que Jeová, nossos amorosos Deuses santos, continuem a nos alimentar espiritualmente e a aguçar as mentes e corações de outros tantos para essa “necessidade” inata.  — Mateus 5:3.

Apóstolo Testemunha dos Deuses Santos

11 de setembro de 2012

ESTRELA COM 'SEGREDO DA JUVENTUDE ETERNA'


DE ACORDO com a pesquisa, “astro tem quantidade de lítio bem maior que o normal para a sua idade”. Pesquisa se baseia em imagem produzida por telescópio do ESO.

O que esta espetacular descoberta pode indicar?

A
 SEGUINTE: Se houver planetas em órbita da estrela e se este contiver vida – ou mesmo em órbita de outras estrelas das proximidades, visto tratar-se de um aglomerado estelar – então podemos concluir que os que desfrutam da vida ali são feitos dos mesmíssimos átomos da estrela. Isso tudo significa, em última análise, que os seres que supostamente lá vivem têm “juventude eterna” em seu ADN. Será que é de lá que os Deuses santos, Jeová, são? Será que eles evoluíram em volta desta estrela, e por isso as Escrituras afirmam que de “tempo indefinido a tempo indefinido” (“de eternidade a eternidade”,* ALC) eles são Deuses? É bastante plausível! – Salmos 90:2.
  Analise esta outra curiosa declaração: “Eles, os Reis dos que reinam e Senhores dos que dominam, os únicos que têm imortalidade, que moram em luz inacessível, a quem nenhum dos homens [os] têm visto nem pode vê-los. A eles seja honra e poderio eterno. Amém.” (1 Timóteo 6:15, 16) Se houver planetas em órbita desta ou de outras estrelas do aglomerado, significa que não há noite em nenhuns deles. Há estrelas em todas as extremidade esféricas do(s) planeta(s)! Será que é por isso que, também, está escrito: “não haverá ali noite.” – Revelação (Apocalipse) 21:25, TNM.
  “A imagem acima mostra o aglomerado estelar Messier 4, também conhecido como NGC 6121, que fica na constelação do Escorpião. A região é composta por estrelas bastante antigas e já foi alvo de uma série de estudos”, veicula a página G1. O que mais nos reserva estes estudos a respeito desta intrigante estrela? Aguardemos.

_______________
   * As Testemunhas dos Deuses Santos (Testemunhas de Jeová) decretaram que um milhão de anos é o equivalente a uma eternidade.