28 de outubro de 2012

OS DEMÔNIOS ANDAM COM SATANÁS?


“Jesus Cristo, o ‘anjo com a chave do abismo’, se apoderará de Satanás e seus demônios, os lançará no abismo e os manterá ali por mil anos”.
— A Sentinela 15set_12, p. 7 § 15.


A
A Bíblia diz que 'Satanás será trancafiado
no abismo', mas nada no texto
indica que alguém vá com ele. 
CRENÇA de que Satanás ‘governa’ os demônios e que, juntos, formam um só grupo — o 'reino de Satanás' —, não é nova. Tampouco é uma crença exclusiva de uma só religião cristã. Praticamente todas elas, hoje — ou mesmo de antes —, acreditam que é assim. Qualquer crente cristão, dentre os líderes religiosos ou liderados, sempre creram assim. Tanto é verdade que a expressão “Satanás e seus demônios”, estar na boca de todos. É assim que pregam desde o púlpito, duma tribuna ou de um palco religioso. É anunciado na tv, rádio e de casa em casa, por católicos, protestantes, evangélicos, Mormons, Testemunhas de Jeová e até por macumbeiros. É uma crença de todos, generalizadamente. É algo "inquestionável", conforme asseveraria qualquer um deles. Uma crença como essa, que é compartilhada por todos e por todas as religiões cristãs — e até por não cristãs — só pode indicar uma coisa: tem de ter base bíblica. Afinal, de onde mais a tirariam? Que tal examinarmos isso agora?
   Crentes de quaisquer outras religiões, que não nós, Testemunhas de Jeová, para achar os textos bíblicos comprobatórios,, no entanto, teriam de ler a Bíblia por inteira, desde Gênesis até o Apocalipse. É assim porque nenhuns deles, a não ser nós Testemunhas, têm uma ferramenta poderosa para a pesquisa. Nós temos um programa digital conhecido como Biblioteca Digital da Torre de Vigia.* Ao digitarmos a frase “Satanás seus demônios” no buscador, aparece 10 fontes de pesquisa onde ocorre o texto. A primeira delas é a Bíblia e é exatamente nela que clicamos. Dados dois cliques, aparecem apenas três livros onde ocorre as palavras da frase. São eles: Mateus, Marcos e Lucas. São sete ocorrências das palavras em cada um dos livros. Cliquei nos três e constatei que os títulos “Satanás” e “demônios” ocorrem juntos porque os invejosos e odiosos homens do Corpo dos Governantes judeu acusavam Jesus de curar pessoas pelo poder de “Belzebu . . . [o] governante dos demônios”. (Mateus 12:22-30; Marcos 3:21-27; Lucas 11:14-21) Quão iníquos eram aqueles homens!
   Em resposta, Jesus disse a eles: “Todo reino dividido contra si mesmo cai em desolação, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não permanece. Do mesmo modo, se Satanás expulsa a Satanás, ele ficou dividido contra si mesmo; como permanecerá então o seu reino? Ainda mais, se eu expulso os demônios por meio de Belzebu, por meio de quem os expulsam os vossos filhos? É por isso que eles serão os vossos juízes. Mas, se é por meio do espírito dos Deuses [santos] que eu expulso os demônios, o reino dos Deuses vos tem realmente alcançado.” (Mateus 12:25-28) Embora os dois títulos apareçam juntos nesta narrativa, nada indica que Satanás tenha algo que ver com os demônios ou com “Belzebu”. De acordo com o texto, “Belzebu” é quem governa os demônios e não Satanás. Jesus não indicou que “Belzebu” fosse o mesmo que “Satanás”. Tanto é que o texto insere “do mesmo modo” ao introduzir sua refutação à maldosa acusação de seus inimigos religionistas. Não, definitivamente nada aqui neste texto indica que Satanás tenha algo que ver com os demônios. Assim, algo está errado com a crença comum de que “satanás é o governante dos demônios”, conforme creem os religiosos. O que tudo isso indica?
"Ensinos de demônios"
   Indica que esse é mais um exemplo de crença inventada por líderes governantes, que, mantendo uma aparência de que são guiados pelo espírito santo, são na verdade inventores de coisas prejudiciais. Veja só o que nós Testemunhas de Jeová estaremos estudando este fim de semana em todos os Salões do Reino no mundo (ver os recortes dos parágrafos 15 e 16 de A Sentinela de 15 de setembro de 2012, página 7). O parágrafo 15 nos pede que leiamos Revelação (Apocalipse) 20:1-3. Leiamos conforme a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas:#E eu vi descer do céu um anjo com a chave do abismo e uma grande cadeia na mão. E ele se apoderou do dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. E lançou-o no abismo, e fechou e selou este sobre ele, para que não mais desencaminhasse as nações até que tivessem terminado os mil anos. Depois destas coisas terá de ser solto por um pouco”. O texto menciona "demônios" ou sequer indica a existência deles junto com Satanás, ou mesmo sendo presos com ele? Não. Nada no texto ensina isso. O Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, maior promotor desse ensino, no entanto, aprovou e publicou exatamente isso na revista citada e nos manda que acreditemos nisso. Curiosamente, nenhuma Testemunha de Jeová tem coragem de questionar isso sequer com o irmão ao seu lado, durante o "estudo". São impedidos de fazerem isso! Entretanto, como visto, é um ensino falso, mentiroso e prejudicial. (Eclesiastes 8:9) Quando o Dirigente do Estudo de A Sentinela fizer a pergunta: “Depois do Armagedom, o que acontecerá com Satanás e seus demônios?”, aquele que levantar a mão para comentar deverá ler exatamente o que diz o parágrafo, de acordo com o que ele já pintou em sua casa.Δ Se esse não é um ensino bíblico e sim de “demônios”, (1 Timóteo 4:1) qual é a verdadeira identidade dos demônios, então?
A verdadeira identidade dos demônios
   A verdade claramente expressa na Bíblia é a de que os demônios nunca que estiveram nos céus, onde se encontram os anjos e os Deuses. Os demônios são os mesmos que os espíritos dos Nefilins, conforme podemos compreender lendo o seguinte relato: “Agora, os gigantes que têm nascido de espírito [do relacionamento de Deuses com] e de carne [as mulheres], serão chamados sobre a terra de maus espíritos, e na terra estará a sua habitação. Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foram criados de cima; das santas Sentinelas foi seu princípio e a sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão sobre a terra, e de espíritos da maldade eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu será no céu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestres, os quais são nascidos na terra. ‘”Os espíritos dos gigantes serão semelhantes às nuvens, os quais oprimem, corrompem, caem, contendem e confundem sobre a terra. Eles causarão lamentação. Nenhuma comida eles comerão; e terão sede; eles se esconderão e não se levantarão [em carne] contra os filhos dos homens, e contra as mulheres; pois eles virão durante os dias da matança e da destruição”’.” — Enoque 14:8-10; Também Gênesis 6:4.
Os do Corpo dos Governantes de minha religião
ensinam falsidades
   Se os demônios nada têm que ver com Satanás, então quem são os ‘parceiros’ Dele? Satanás, cujo nome original é Gadrel, é um Deus e, sendo assim, tinha uma vida nos domínios espaciais, com todos os demais Deuses. (Leia Enoque 67:6, 7) Quando a Bíblia fala sobre os ‘parceiros’ dele, sempre usa a palavra “anjos”. Assim, encontramos a associação de Satanás com “seus anjos”, mas nunca com “seus demônios”. (Revelação [Apocalipse] 12:7-10) Concordemente, quem são os inimigos dos Deuses e de todos nós, humanos? Quem são os que andam com Satanás? São anjos — ou Deuses — que acompanharam Gadrel em seu proceder iníquo de rebeldia. Esta é a verdade, o resto é pura invenção de líderes governantes religionistas mentirosos e convencidos.  
__________
  * Caso sua religião não disponha de nada para encontrar os textos para pesquisa, acesse o nosso programa na versão da on-line da biblioteca, clicando aqui.
  # Publicada por nós Testemunhas de Jeová.

25 de outubro de 2012

“MENOS PÁGINAS, MAIS IDIOMAS”?


“MENOS PÁGINAS, MAIS IDIOMAS”?



A partir de janeiro de 2013, duas de nossas revistas, Despertai! e a edição para o público de A Sentinela serão reduzidas de 32 para 16 páginas. Por quê?

“V
ISTO que as revistas terão menos matéria, será possível torná-las disponíveis em mais idiomas. Atualmente, Despertai! é publicada em 84 idiomas, e A Sentinela em 195.” Esta é a explicação fornecida no web site oficial de nossa religião. Será este o único motivo, ou os bastidores esconde outros motivos ainda mais evidentes?
   Há de fato dois outros motivos bem mais evidentes por trás dessa mudança, mas que não será tornado público através do web site jw.org.* Constitui segredos resguardados pelos do Corpo dos Governantes e, entre os que sabem dos motivos, há uma grande preocupação em preservar esse segredo, custe o que custar. Entretanto, visto que nós TDS não estamos sob juramento de guardar esse segredo, nada nos impede de contá-lo aqui. Quais são os motivos?
Os motivos por trás da redução pela metade nas paginações das revistas Despertai! e A Sentinela
A falta de papel. Uma questão cada vez mais preocupante no mundo e que ameaça as grandes corporações e outras organizações é a falta de papel na praça. Todas as organizações dependem dele para manter seus negócios. Não que nós vendemos nossas publicações e obtemos lucros a partir disso, mas as contribuições voluntárias de pessoas apreciativas, que leem nossas publicações, desacelerarão acentuadamente. Entretanto, a Associação ainda contará com as contribuições da segunda e maior fonte. Grandes corporações, escritores, livrarias, editoras, entre outros, nos remete um percentual dos lucros obtidos da venda de livros, publicações e outras miríades de produtos que são sutilmente inseridos como merchandising nas páginas de nossos periódicos e outras publicações. Mais de 60% da receita das arrecadações da Watchtower, cerca de 65 bilhões de dólares mensais, provêm dali. A administração fará todo o possível para manter essa fonte de arrecadação bem viva, elevando o número de anunciantes, produtos e serviços mesmo com a redução de páginas dos periódicos.
Adequação à revista A Continela. O outro motivo bem aparente que levaram os do Corpo dos Governantes a reduzir as páginas de Despertai! e de A Sentinela é para adequá-las à revista digital A Continela – Anunciando o Reino dos Deuses Santos, que é publicada neste formato (A Continela tem no mínimo 16 e no máximo 32 páginas). Também, além de formatá-las nos moldes de A Continela, o Corpo dos Governantes decidiu reduzi-las no formato papel e aumentar no formato digital. Embora isso se dê, manterão muitas das usuais matérias que eram publicadas em papel, no formato digital. Será que no futuro decidirão publicá-las somente em formato digital, abandonando de vez o formato papel para, conforme temos dado avisos oportunos a eles, adequarem-se obedientemente ao mandamento bíblico de ‘não arruinarem a terra’? (Leia este artigo) Será que resolveram iniciar o tão esperado processo de mudanças na estrutura da Associação e suas crenças, em conformidade com nossas condenações proféticas e avisos de que a muito desviaram-se da fé genuína? Aguardemos e torçamos juntos para que as respostas sejam “sim”!

___________
  * Veja o anúncio aqui


18 de outubro de 2012

JEOVÁ "ARRUINARÃO OS QUE [, DERRUBANDO MILHÕES DE ÁRVORES PARA EXTRAIR PAPEL PARA PUBLICAR MILHÕES DE REVISTAS,] ARRUÍNAM A TERRA"


A revista norte-americana Newsweek acaba de fazer um anúncio surpreendente. Seguindo o modelo inovador de A Continela, a revista decide pelo planeta. Sua última edição impressa será lançada no dia 31 de dezembro, passando, a partir da data, a ser totalmente digital.

“A
 NEWSWEEK GLOBAL, como será chamada a publicação totalmente digital, será uma edição única e mundial voltada para um público líder de opinião e altamente móvel que deseja aprender sobre acontecimentos mundiais em um contexto sofisticado", afirmou Tina Brown, editora-chefe e fundadora da Newsweek Daily Beast Company on-line em um comunicado.
   A editora afirmou que sabe que esta decisão levará a algumas demissões.
   "Estamos fazendo uma transição na 'Newsweek', não estamos dizendo adeus. Esta decisão não tem nada a ver com a marca ou com o jornalismo, que está mais forte do que nunca. É sobre os desafios econômicos da edição impressa e sua distribuição", disse Brown.
   A edição estará na web e também em tablets através de uma assinatura, com "seleção de conteúdo", disponível no site The Daily Beast.
   Barry Diller, diretor e chefe-executivo do conglomerado InterActiveCorp (IAC na sigla em inglês), empresa que administrava a empresa conjunta da Newsweek/Daily Beast desde sua união, em 2010, assegurou que estavam vendo novas opções, agora que as duas companhias saíram do negócio.
   O jornal "The Washington Post" vendeu anteriormente a revista Newsweek ao multimilionário da Califórnia, Sidney Harman.*


Jeová vai "arruinar os que arruínam a terra"!

As nações ficaram furiosas, e veio [o] próprio furor [dos Deuses santos] e o tempo designado para os mortos serem julgados [por eles], e para dar a recompensa aos teus escravos, os profetas, e aos santos e aos que temem o vosso nome, a pequenos e a grandes, e para arruinar os que arruínam a terra.” — Revelação (Apocalipse) 11:18.

   Em harmonia com este texto, a mais nova revista da parte de Jeová, A Continela – Anunciando o Reino dos Deuses Santos, já nasceu 100% digital. A Associação das Testemunhas dos Deuses Santos fez questão, inclusive, de inserir o seguinte texto logo na página dois do periódico: “Não será publicada em papel. Nenhuma árvore será derrubada”. Ademais, não é só na revista, mas em todas as publicações da Associação das TDS que inserimos este oportuno aviso. Por conta disso, em meio às páginas de nossas publicações, passamos a lançar fortes discursos de repressão e condenação a publicações que, não se preocupam com a importantíssima questão ambiental do planeta. As denúncias quanto a isso, hoje, em plena era digital, onde a derrubada de árvores para esses propósitos não é mais sustentável, são inteiramente justificáveis.
Em obediência expressa à Bíblia,
nossa revista é 'verde'.
   Indo nesta linha, principiamos nossas condenações proféticas ao departamento de publicação e impressão das publicações mais conhecida do mundo: as revistas e demais publicações das Testemunhas de Jeová, nossa própria religião.# As Revistas A Sentinela e Despertai!, juntas, são responsáveis pelo derrubamento de trilhões de toneladas de árvores anualmente. Isso é chocante! Mesmo sendo publicada a mais de 100 anos sob a alegação de que ‘é da parte de Jeová’, dirigimos uma série de indagações condenatórias ao Corpo dos Governantes, o órgão máximo composto pelos homens responsáveis pelas publicações, alertando a eles no sentido de ‘que parem imediatamente de derrubarem as árvores’; mas que possam assumir imediatamente uma ‘mentalidade obedientes ao texto bíblico em questão’; e, por último, avisamos-lhes: ‘“se não pararem de cometerem esses e outros pecados gravíssimos contra a terra e contra os próprios Deuses santos, sereis destituídos do vosso cargo”, esta é a palavra que Jeová nos falou a cerca de vós’. O tempo para estes homens arrependerem-se e darem meia volta de seus pecados é curto e se encurta consideravelmente.
   Assim, tendo em vista o ocorrido com a revista NewsWeek, aproveitamos para pedir a eles mais uma vez: que possam seriamente pensar nas questões implícitas e, em imitação aos editores e publicadores de NewsWeek, que, embora não se digam crentes, assumiram essa atitude generosa frente às questões ambientais, por que não vós, que afirmam ser ‘a única religião verdadeira’, não podem também? Pensem seriamente nisso, senhores! No vosso caso, devem fazer de tudo para livrarem-se do julgamento que poderá sobrevir a vós da parte de Jeová — “um julgamento mais pesado”. — Tiago 3:1.
_______________
    * Acesse a matéria que detalha a atitude de NewsWeek aqui.
   # Veja a matéria “a mensagem do reino na era da informática”, no número 5 de A Continela — ct5P, páginas 21-23.
   

14 de outubro de 2012

"ESCRAVO FIEL E DISCRETO" NOS DEIXA CURIOSOS QUANTO AO TÍTULO DE A CONTINELA DE NOVEMBRO!


D
ESDE sexta-feira, quando o web site oficial da revista da verdade publicou a primeira imagem de A Continela do mês de novembro, (ct11P), venho notando algo de especial sendo revelado aos poucos. Primeiro apareceu a imagem da revista contendo só a foto, depois com uma letra “F” bem grande. Sábado fora acrescentado à capa um sinal de interrogação ("?") e, hoje, domingo, acrescentou-se ainda um “E” com acento circunflexo (“Ê”) ao conjunto. 
   Qual será a imagem do dia seguinte, de amanhá, segunda-feira? Que letra aparecerá ali e, no final, na última capa — a definitiva , que frase se formará, dando o título de capa de mais um número da revista que leva a marca da verdade e o nome dos Deuses santos? Sim, qual será a surpresa que os membros da classe do "escravo fiel e discreto" têm para todos nós? (Mateus 24:45) Vamos acompanhar e tentar descobrir? Eu quero ser o primeiro a decifrar qual será o título da revista e, para isso, vou entrar no site a todo instante. Você também está curioso? Centenas de irmãos já notaram a forma com que os apóstolos Testemunhas dos Deuses Santos têm apresentado a próxima revista. Faça o mesmo você também! Acesse: http://acontinela.blogspot.com.br
Entre lá a todo instante e comente aqui qual será o título*

__________
  * PS.: Não vale ‘acertar’ depois que a frase estiver quase completa.

3 de outubro de 2012

‘ESTAMOS EM APUROS’


‘Estamos em apuros’
— Aaron, um Superintendente de Circuito Testemunha de Jeová dos EUA.

“E
U FUI CRIADO NA VERDADE, e sou muito grato aos meus pais por isso”. Essas são as primeiras palavras ditas pelo irmão Aaron, uma Testemunha de Jeová dos Estados Unidos da América, superintendente de circuito, num vídeo produzido pela a Associação, em 2006. O vídeo foi produzido tendo os jovens como alvo. Vem com sugestivo  título: “Young People Ask — What Will I With My Life?” (Os Jovens Perguntam — O Que Fazer da Minha Vida?) O irmão Aaron, junto com outros, relatam sobre suas várias experiências vividas no serviço de Jeová. Dentre as várias coisas que fizeram e que os fez empenharem-se ainda mais no ministério, fazendo excepcional diferença, foi cursarem a Escola de Treinamento Ministerial — ETM, como eles a chamam.

'Estamos em sério apuros' - Aaron, superintendente de Circuito das Testemunhas de Jeová nos EUA. 

   Muito oportuno é que, dentre as coisas aprendidas na escola, o irmão citou o ‘aprofundamento no estudo das Escrituras’. O estudo das Escrituras não é algo estranho para uma Testemunha de Jeová. Diferentemente de outros religiosos, somos conhecidos como exímios estudantes da Bíblia. O objetivo principal é nos achegarmos mais aos nossos Criadores santos, a Jeová. Depois temos a responsabilidade cristã de, imitando nosso exemplo maior, Jesus, irmos de casa em casa ensinar o que aprendemos deste estudo às pessoas. Que importante lição aprendeu o irmão Aaron após cursar a ETM?
   O irmão Aaron disse que uma das coisas que ele ficou muito por dentro foi sobre “como lidar com assuntos organizacionais”. Para cumprir com suas funções no ‘arranjo organizacional’, porém, o irmão reconhece que deve ter em mente “o princípio de 1 Coríntios 4:6, que diz: ‘Não vades além das coisas que estão escritas’. Porque se não acatarmos esse concelho, com certeza estaremos em apuros. Teremos muito mais sucesso”, apontou ele, se em vez de inventarmos crenças, ensinarmos e seguirmos “o que está escrito nas Escrituras”. Esse reconhecimento, entretanto, é muito estranho e soa hoje um tanto absurdo. Ora, mas por quê? Porque temos descoberto, através de verdadeiro “estudo aprofundado das Escrituras”, que muitos dos ensinamentos (mesmo os mais conhecidos e apreciados) veiculados através das publicações das Testemunhas de Jeová, não têm sustentação verdadeiramente bíblica. Se o que dizemos aqui tem fundamento, o que isso indica? Que, como o irmão Aaron admitiu, as Testemunhas de Jeová ‘estão em apuros’.
Corpo dos Governantes — os homens responsáveis por nos colocar em apuros
   Certamente o irmão Aaron — ou qualquer outro irmão que tenha cursado a ETM, em qualquer ano desde sua formação — nunca viria a enxergar as mais novas verdades apresentadas pelo “espírito dos Deuses santos” nas seções de estudos ‘aprofundados’ da ETM. (Daniel 4:8, 9) Acontece que o que se ensina lá é exatamente o que o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová quer que os inscritos nesta escola aprendam. Mesmo que um só dos inscritos quisesse examinar se o que aprendem tem mesmo base bíblica não poderiam. Se o fizesse, o mesmo seria automaticamente descredenciado e, posteriormente, após ‘interrogatório’ numa Sala B — o tribunal judicativo do arranjo organizacional — por anciãos ávidos por uma comissão judicativa, seria violentamente expulso do convívio com todos os irmãos Testemunhas de Jeová e da própria família.
   Onde está o erro, portanto? O erro tem como fonte a existência, entre os cristãos, dum Corpo de homens privilegiados, Governantes da fé e da crença dos leigos (o que inclui a formatação e aceitação nos ensinos deste grupo). É bíblica, a existência de um Corpo de Governante entre os cristãos — seja qual religião cristã for?
Um Corpo de Governantes não tem o apoio das Escrituras nem dos Deuses santos — “Não é assim”, disse Jesus.
   Não, não é bíblica a existência de homens sobre os demais para oficiar como Governantes destes. Jesus, o criador, dono e mantenedor da congregação cristã, nunca quis ou sequer sugeriu a existência de tais líderes, ou governantes sobre Seu próprio povo. Muito pelo contrário. Ele advertiu: Nenhum de vós “sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo”. (Mateus 23:10, TNM) Foi categórico: “Quando . . . dez [apóstolos] ficaram sabendo [das intenções de Tiago e João, de terem destaque no reino], indignaram-se com os dois irmãos. Jesus, porém, chamando-os a si, disse: ‘Sabeis que os governantes das nações dominam sobre elas e que os grandes homens exercem autoridade sobre elas. Não é assim entre vós; mas, quem quiser tornar-se grande entre vós tem de ser o vosso ministro, e quem quiser ser o primeiro entre vós tem de ser o vosso escravo. Assim como o Filho do homem não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar.” — Mateus 20:24-28.
   Era bastante óbvio que, do ponto de vista do Senhor Jesus, a existência de um grupinho de homens quais Líderes, ou Governantes, sobre os demais, era-lhe imoral. Após a morte e ressurreição do Senhor, não é verdade que os doze apóstolos comportavam-se como um “Corpo de Governantes” sobre a congregação, como alegam veementemente os Líderes clericais do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová hoje. Não. Aqueles apóstolos apenas estavam na dianteira da pregação. Funcionavam como o grupo central do cristianismo e ocupavam-se ‘nas orações e ministério da palavra’. (Atos 6:4) Mas não eram apenas eles quem ‘percorriam o conhecimento’ com o objetivo de torna-lo “abundante”, como profetizou Daniel. (Daniel 12:4) Todos os cristãos, de todo aquele mundo antigo, ‘aprofundavam-se no estudo das Escrituras’. O “espírito”, que ‘ensinava todas as coisas’, estava ativo em todos eles, por igual porção, embora que alguns servissem como “apóstolos, alguns como profetas, alguns como evangelizadores, alguns como pastores e instrutores.— João 14:26; Efésios 4:11.
O que se ensina nas ETMs tem o apoio bíblico?
   Todos estes eram “os cativos”, as “dádivas em homem”, que o Cristo “levou consigo” quando ascendeu ao alto. Qual era o objetivo disso tudo? Conforme concluiu o apóstolo Paulo, este arranjo “[visava] o reajustamento dos santos para a obra ministerial, para a edificação do corpo do Cristo, até que todos alcan[çássemos] a unidade na fé e no conhecimento exato do Filho dos Deuses, como homem plenamente desenvolvido, à medida da estatura que pertence à plenitude do Cristo, a fim de que não [fôssemos] mais pequeninos, jogados como que por ondas e levados para cá e para lá por todo vento de ensino, pela velhacaria de homens, pela astúcia [deles] em maquinar o erro.” — Efésios 4:8, 11-14.
   A Bíblia diz enfaticamente: “Os oficiais dos filhos de Israel viram-se então num sério apuro” (Êxodo 5:19) Bem semelhante, os hoje autoproclamados “oficiais dos [espirituais] filhos de Israel”, são os membros do Corpo dos Governantes e outros gatos-pingados, classificados por este Corpo como sendo o “escravo fiel e discreto” mas que, como bem sabemos, em nada estes contribuem para a compreensão do que se ensina hoje no “arranjo organizacional”. (Mateus 24:45) Tudo nos leva a crer que, como temos evidenciado aqui neste blog já a quase dois anos — também através da revista da verdade, A Continela — mais de 70% dos ensinos defendidos por estes “oficiais”, não têm apoio nenhum bíblico. Sendo assim, não vemos outra saída a não ser de continuarmos no nosso trabalho apostólico de profetizar contra a existência de um Corpo de Governantes que estão em seríssimos apuros por ter violado a regra de 1 coríntios 4:6.