19 de junho de 2013

O “PAI DA MENTIRA” E SUA PRIMEIRA MENTIRA – PARTE I

O “PAI DA MENTIRA” E SUA PRIMEIRA MENTIRA – PARTE I

“Quando fala a mentira, fala segundo a sua própria disposição, porque é um mentiroso e o pai da mentira.” — Jesus Cristo, desmascarando aos lideres governantes religionistas de seus dias quais ‘filhos’ de Satanás, o Diabo. — João 8:44, TNM.


D
Qual foi mesmo a primeira mentira?
Tem certeza que sabe toda a verdade sobre ela?
IFERENTEMENTE do que se crer hoje, aquele poderoso Deus, comumente conhecido como “Diabo e Satanás”, e que é também chamado de “serpente” e de “dragão”, tem um nome pessoal. (Revelação [Apocalipse] 12:9) Seu nome é Gadrel. (Enoque 67:6, 7) Gadrel, como as Escrituras indicam, tornou-se um dos piores Satãs da história. O título “Satanás” vem do hebraico há sa·tán e significa “Opositor”. (Nú 22:22,32; 1Sa 29:4; 2Sa 19:21, 22; 1Rs 5:4; 11:14, 23, 25) Nas Escrituras Gregas ele é chamado também de “Diabo”, que quer dizer: “Caluniador”. (Jo 6:70) Tais títulos identificam Gadrel como um grande opositor e caluniador dos Deuses Jeová. Ocorre, porém, que Satanás nem sempre foi o título aplicado a Gadrel. Houve um tempo em que ele era um Deus fiel e obediente aos seus superiores, aos Deuses Jeová. Daí, certo dia, ele principiou em sua rebelião. Jesus Cristo disse a respeito dele: “Vós [líderes governantes religionistas] sois de vosso pai, o Diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Esse foi um homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade. Quando fala a mentira, fala segundo a sua própria disposição, porque é um mentiroso e o pai da mentira.” — João 8:44, Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada por nós, Testemunhas de Jeová. — veja também 1Jo 3:8.
   O Senhor Jesus não só qualificaram os líderes governantes religionistas quais filhos de Gadrel, mas também nos ensina muitas coisas sobre este Deus rebelde. Primeiramente, Jesus o descreveu como estando cheio de desejos — “desejos insensatos e nocivos”, obviamente. (1 Timóteo 6:9) Logo que “começou” em seu proceder destrutivo, prossegue Jesus, Gadrel tornou-se um “homicida”. A quem ele matou? Quando, na corrente do tempo, iniciou-se esse ‘começar’? Em seguida, o Instrutor indica que ele, Gadrel, nem sempre foi um Diabo. A frase: “não permaneceu firme na verdade”, indica que ele deixou, ou abandonou a verdade, em troca da mentira. Desse tempo em diante ‘não houve mais verdade nele’, garante-nos o Senhor. Agora Gadrel só “fala [mentiras] segundo a sua própria disposição“. Por quê? Porque fez de si mesmo “o pai dela”.J17, 22* Dentre todas essas qualidades abomináveis, examinaremos aqui apenas uma delas: a questão da mentira.
A PRIMEIRA MENTIRA DO “PAI DELA”
   Se Satanás, o Diabo, cujo nome original é Gadrel, tornou-se “o pai da mentira”, então quando foi que ele proferiu sua primeira mentira? Melhor ainda: qual foi sua primeira mentira? É o apóstolo João que, em sua primeira carta apostólica, responde às nossas perguntas. Ele escreveu: “Quem estiver praticando o pecado origina-se do Diabo, porque o Diabo tem estado pecando desde o princípio. Com este objetivo foi manifestado o Filho dos Deuses, a saber, para desfazer as obras do Diabo.” (1 João 3:8) O Diabo “tem estado [mentindo] desde o princípio”, disse João! O que é esse “princípio”?
   João não está se referindo especificamente ao princípio das ações ímpias de Gadrel, como talvez
O que teria levado um Deus santo e poderoso a tornar-se
um Satanás e Diabo para os demais Deuses santos?
alguém conclua erroneamente das palavras de João.# Antes, porém, João menciona um tempo específico em nossa história aqui neste planeta; Sim, “O princípio” mencionado por ele refere-se ao inteiro período de tempo em que “os Deuses criaram os céus e a terra”, conforme Gênesis 1:1! Desta forma, a primeira mentira de Gadrel tem de ser aquela em que ele, usando uma serpente, “seduziu Eva pela sua astúcia” e que se encontra relatada em Gênesis, capítulo 3. (2 Coríntios 11:3; 1Ti 2:14  Veja o seguinte artigo: "O Princípio é o Mesmo que os Seis Dias Criativos.") Analisemos mais detidamente esta grande insídia para vermos se podemos extrair dali alguma verdade nova.
QUE MENTIRA GADREL CONTOU À EVA?
   O relato de Gênesis 3:1-5 diz assim: “Ora, a serpente era destacadamente o mais esperto de todos os animais selváticos do campo que Jeová, os Deuses, haviam feito”. Assim, ela passou a dizer à mulher: “Foi mesmo assim que os Deuses disseram: que ‘não deveis comer de toda árvore do jardim’?” Então a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim podemos comer. Mas, quanto a comer do fruto da árvore que está no meio do jardim, os Deuses disseram: ‘Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais.’” Então a serpente disse à mulher: “Seguramente não morrereis. Porque os Deuses sabem que, no mesmo dia em que dele comerdes, forçosamente vossos olhos se abrirão, e forçosamente sereis como os Deuses, sabendo também o que é bom e o que é mau.”
  
Qual foi a mentira proferida por Gadrel? Primeiramente ele contradisse o que os Deuses Jeová haviam dito a Adão. Ele garantiu: “Seguramente não morrereis” quando a verdade dita fora: “Seguramente morrerás”. (Gênesis 2:17) ‘Muito pelo contrário’, raciocinou astutamente ele, ‘na verdade, se vocês comerem do fruto proibido, serão como os Deuses: decidindoΔ vós mesmos o que é bom e o que é mau’. Todo líder religioso — na verdade, todo crente cristão — sabe que esta foi a grande primeira mentira e que, devido a ela, a morte passou a nos assombrar e a nos levar amarrados em suas cordas indesatáveis. Entretanto, por mais que saibamos das intenções malévolas do Deus Gadrel, é hora de reajustarmos o que sabemos acerca desse drama milenar e todo este enredo trágico bem como a todos os mistérios ligados a ele. Entretanto, veremos isto na parte dois deste artigo.

__________________
*J17 Escrituras Gregas Cristãs, Hebraicas, de J. C. Reichardt e J. H. R. Biesenthal, Londres, 1866; J22 Escrituras Gregas Cristãs, Hebraica, das United Bible societies (Sociedades Bíblicas Unidas), Jerusalém, 1979.
# Uma nota na Tradução do Novo Mundo com Referência, inserida ali pelos governantes do povo de Jeová, coloca a seguinte frase como substituta da declaração original escrita por João: Ou “desde quando começou”. Obviamente o leitor deve está atento a tais tentativas de deturpações.

Δ Comer da árvore do que é bom e do que é mal indicava que o homem não mais queria que os Deuses apontassem para ele o que é bom e o que é mau; o que deviam fazer e o que não deviam. Em vez disso, eles é que fariam tais decisões agora.