30 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2016

“Vós, outrora, não éreis povo, mas agora sois povo dos Deuses.” — 1 Pedro 2:10.

O
 PENTECOSTES DE 33 EC foi um marco na história do povo de Jeová na Terra. Nesse dia, houve uma grande mudança. Por meio do “espírito dos Deuses santos”, todos os Deuses produziram uma nova nação — o Israel espiritual, ou “o Israel dos Deuses”. (Daniel 4:8; Gálatas 6:16) Pela primeira vez desde os dias de Abraão, a circuncisão física não teria mais qualquer valor diante dos Deuses. Paulo escreveu o seguinte sobre os membros dessa nova nação — composta agora por judeu e não-judeu, por descendentes de Israel e por “pessoas de todas as nações”, em cumprimento ao que eles mesmos haviam dito a Abraão: “Por meio de ti serão abençoadas [pessoas de] todas as nações.” (Atos 15:17; Gálatas 3:7-9; Gênesis 12:3; 18:18; Atos 3:25) Disse Paulo: “A sua circuncisão é a do coração, por espírito.” (Romanos 2:29) Os primeiros membros da nova nação dos Deuses foram os apóstolos e mais de cem outros discípulos de Cristo que estavam reunidos num sobrado em Jerusalém. (Atos 1:12-15) O espírito santo foi derramado sobre eles, tornando-os filhos dos Deuses gerados pelo espírito. — Romanos 8:15, 16; 2 Cor. 1:21.
Escape dos apóstatas que o querem manter
como ”homens carnais” — 1 Cor. 3:1-4.
Mas engana-se quem acha que o total desses ‘gerados’, ou ‘nascidos do espírito’, ficasse restrito a apenas 144.000 cristãos. (João 3:1-8; Apocalipse 7:4) Esse número é um simbolismo escrito apenas no livro de Apocalipse, livro este que Jesus passou a João por intermédio de um dos seus muitos “Deuses-Mensageiros”. Lemos: “E ele [Jesus] enviou o seu anjo [“Deus-Mensageiro] e a apresentou [a profecia de Apocalipse] por intermédio dele em sinais [ou simbolismos] ao seu escravo João.” (Apocalipse 1:1) Então, qual é o número literal de todos os filhos e filhas dos Deuses ‘nascidos pelo espírito’? Sim, quem são os que, embora anteriormente ‘semeados com corpo físico’ — esta era a condição de todos os discípulos de Cristo nos períodos de conversão até o Pentecostes de 33 EC no caso dos primeiros gerados — mas que, depois de Pentecostes, foram ‘levantados com corpo espiritual’? A resposta é: Todos os discípulos de Cristo. Mas, e nos períodos posteriores ao Pentecostes? O mesmo se daria! Todos os que foram atraídos pelos Deuses ao Filho deles, estavam como que ‘semeados na carne’. Mas, tão logo receberam o espírito santo por ocasião da dedicação e do batismo (o batismo é tido nas Escrituras como morte e ressurreição: morte quando o cristão é mergulhado nas águas e ressurreição quando é erguido delas) — foram ‘levantados com corpos espirituais’. (1 Coríntios 15:44) Portanto, todos os cristãos, sem exceção, 'são espíritos'. (1 Pedro 4:6; 1 João 4:1, n. em "expressões inspiradas" na NM; "declarações inspiradas", NM-R.) É por isso que Jesus disse: “O que tem nascido da carne é carne, e o que tem nascido do espírito é espírito. (João 3:6) Desta forma, quando Pedro escreveu o texto de hoje e mencionou ‘os que não eram povos’ tornarem-se “povos dos Deuses”, ele estava dizendo que todos os cristãos não judeus (“outrora, não éreis povos”), em todos os tempos, são agora ‘nascidos pelo espírito’, portanto, “são espíritos”. Sim, Pedro dizia que todos os cristãos eram: “’raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências’ daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” — 1 Pedro 2:9.

— Para entender mais aspectos dos símbolos e linguagens das Escrituras — mas sem o fermento dos verdadeiros apóstatas, os líderes religiosos de todas as organizações religiosas, leia “Seja Espírito e Escape dos que o Escravizam na Carne”.

Nenhum comentário: