22 de setembro de 2016

O QUE SÃO OS QUERUBINS?

“Por cima [da arca do pacto feita no deserto sob Moisés] havia os querubins gloriosos encobrindo a [sua tampa] propiciatória.” — Hebreus 9:5.

Q
Seriam os querubins dotados de asas, conforme dizem as "tradições judaicas"?
UANDO confrontados com o tema “querubins”, muitos irmãos — homens e mulheres, crianças e idosos —, por estarem aprisionados nas multijaulas religionistas e sob severa vigilância dos “lobos opressivos” que ali ministram — os próprios líderes igrejais —, nenhum deles consegue dá uma resposta satisfatória sobre o que são os querubins. (Atos 20:29; Mateus 7:15) Quando se aventuram a dá alguma resposta, não raro quase sempre ela vem apenas num formato resumido, mas diferenciada da de outro. Assim, enquanto que uns dizem “os querubins são anjos”, outros asseveram que eles “são seres de categoria superior aos anjos”. Dizem que os querubins são seres alados e que, quais homens-pássaros, voam nos céus deste planeta e também num mitológico “mundo espiritual”.* As respostas também diferem quando são os próprios engaioladores desses irmãos, os multilíderes das multijaulas religiosas cristã, quem decidem responder. (Compare com Jeremias 5:27.) Por exemplo, os que “exercem a liderança” sobre as Testemulas de Jeová, os enjauladores da Torre de Vigia (jaula esta onde, inclusive, alguns de nós Testemunhas de Jeová/Testemunhas dos Deuses Santos estivemos antes aprisionados),# dão a seguinte versão em sua enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras: “[Um Querubim é uma] criatura angélica de alta categoria, com deveres especiais, que se distingue da ordem dos serafins.” Assim, embora as respostas dadas aparentem semelhanças, são diferentes umas das outras em muitos detalhes. Por quê? Alguns fatores tornam isso possível, como veremos a seguir.

DE ONDE VEM AS RESPOSTAS FORNECIDAS PELOS RELIGIONISTAS?

De onde vem a crença formulada pelos atuais líderes religionistas? Uns dentre eles alegam terem sido agraciados com uma espécie superior de entendimento das Escrituras — não raro os do conglomerado de gaiolas evangélicas, pentecostais e batistas tem essa confissão de fé. Outros, no entanto, dizem que acreditaram no que aprenderam antes de instrutores religiosos que os precederam, e, aqueles, afirmam que o que aprenderam e o que ensinaram aos primeiros, veio de outros instrutores religiosos de tempos ainda mais anteriores. Os do Corpo dos Governantes das Testemulas de Jeová alegam terem sido ungidos e, “por isso”, dizem, “o que ensinamos é a verdade”. O volume de Estudo Perspicaz já citado diz no terceiro parágrafo: “Segundo o testemunho unânime da antiga tradição judaica (a Bíblia guarda silêncio sobre o assunto), estes querubins tinham forma humana.” Eles citam aqui a “tradição judaica” para embasar seus entendimentos sobre o que são os querubins e como eram as figuras deles incluídas no mobiliário do tabernáculo erguido no ermo. Será que as “tradições judaicas” são tão confiáveis quanto os do Corpo dos Governantes creem que sejam?

Não para Jesus. Ele as desmereceu e as classificou como sem valia. Por exemplo, citando o livro de Isaías, Jesus disse sobre os instrutores judaicos e suas tradições: “É em vão que persistem em adorar-me, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens.” (Isaías Mateus 29:13; 15:9) Estariam os “mandados de homens”, ou seja, as “tradições judaicas”, equivocadas em relação ao que verdadeiramente são os querubins? O que um exame honesto — aquele que, em vez de levar em conta o que homens disseram antes ou dizem hoje, leva em conta o ponto de visto do “espírito dos Deuses santos”, o único substituto de Cristo na terra para nos instruir na verdade — pode nos ensinar definitivamente sobre a natureza dos querubins? — Daniel 4:8, 18.

CONHEÇA A VERDADE SOBRE OS QUERUBINS, CONFORME ESCUTA O “ESPÍRITO DA VERDADE”

Jesus disse que, ‘depois de ele ir, enviaria um substituto seu para continuar com seus discípulos até o fim dos tempos’. (João 14:25, 26; 16:5-7) Quem é este instrutor? É o “ajudador”, o espírito santo. O que ele nos tem a dizer sobre quem são os querubins? Ele nos instrui na verdade, e exatamente por isso o entendimento dado por ele diferencia das “tradições judaicas” e dos ‘ensinos de homens modernos’. Qual é a verdade sobre os querubins de acordo com o espírito que “pesquisa até mesmo as coisas profundas dos Deuses”? (1 Coríntios 2:10) Acesse a revista Cempertai! número 9 (basta clicar na revista ao lado) e, na página 3, leia o artigo da série “Conhecendo os Deuses Jeová | Querubins”. Acreditamos que o irmão saberá escolher acolher a verdade ali expressa e abandonará de imediato os ‘conceitos de homens e mulheres velhos’, os que trabalham para o “prejuízo”, agindo quais “enganadores da mente”. (1 Timóteo 4:7; Eclesiastes 8:9; Tito 1:10) Temos razões para crer que, depois de saber da verdade dada pelo espírito, o irmão imaginará qual a figura real dos querubins, mesmo daquelas duas réplicas que Moisés foi instruído a esculpir e prender sobre a tampa da arca do pacto, conforme Paulo escreveu sobre eles em Hebreus 9:5, dizendo: “Por cima [da arca do pacto feita no deserto sob Moisés] havia os querubins gloriosos encobrindo a [sua tampa] propiciatória.” E então, o que está esperando? Clique logo na revista e se deixe ser ‘iluminado os olhos do vosso coração’! — Efésios 1:18.
______
  * O chamado e crido “mundo espiritual”, ou “mundo dos espíritos”, não passam de um mito cristão, inventado pelos falsos instrutores dos nossos tempos. Essa mentira é hoje propagada quase que exclusivamente pelos do Corpo dos Governantes das Testemulas de Jeová através de suas publicações, tais como A Mentinela — Arruinando o Reino de Jeová. Confira isso aqui.
  # De uma forma hipócrita mas esperada de “lobos devoradores”, os do Corpo dos Governantes dizem não serem líderes das Testemunhas de Jeová. Entretanto, recentemente eles revisaram sua tradução da Bíblia e, em Hebreus 13:17, onde antes constava “tomam a dianteira”, consta agora “exercem a liderança”. Os que “exercem a liderança” sobre as Testemunhas de Jeová, dizem eles, são eles próprios em primeira mão, depois vem uma pirâmide crescente para baixo de ‘líderes’, tais como os Anciãos e Servos Ministeriais. Estes últimos são os líderes vigilantes das “ovelhas” de Jeová dentro de cada um dos Salões do Reino (ou seriam “Jaulões do Reino”?). Leia no site deles o quadro ‘SEJA OBEDIENTE AOS QUE EXERCEM LIDERANÇA’.
  ∆ Volume 3, p. 361.


Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.